Ecoturismo “Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Prof. Ms. Vagner Custódio
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Educação Ambiental.
Educação Ambiental.
PLENÁRIA FINAL.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Funções da Administração
Apresentação I INSTITUTO ECOTURÍSTICO BRASILEIRO Alessandro Ferst Walter Luciana Antunes de Carvalho.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Profª: Cristiane M. Zanini
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
História nas atuais propostas curriculares
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Planejamento Estratégico
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
o meio ambiente e a cultura da comunidade local.
Teoria e Prática de Turismo e Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
O poder do marketing para o desenvolvimento
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Nome da Aula: Aula no. P ágina S O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Economia Popular Solidária
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Ecoturismo “Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local”.

Ecoturismo “(...) o turismo dedicado ao desfrute da natureza de forma ativa, com o objetivo de conhecer e interpretar os valores naturais e culturais existentes em estreita integração e interação com as comunidades locais e com o menor impacto sobre os recursos, sob a égide de apoiar os esforços dedicados à preservação e manejo das áreas naturais onde se desenvolve, ou daquelas prioritárias para a manutenção da biodiversidade”.

Ecoturismo “Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”

Ecoturismo Denominação dada ao deslocamento de pessoas para espaços naturais delimitados e protegidos pelo Estado ou controlados em parceria com associações locais e ONGs.

As áreas naturais, em particular as unidades de conservação, juntamente com os elementos culturais existentes, constituem grandes atrações, tanto para os habitantes das áreas, como para os ecoturistas. Assim, o ecoturismo é um componente essencial para o desenvolvimento sustentável e requer uma abordagem multidisciplinar, um planejamento cuidadoso (tanto físico como gerencial) e diretrizes e regulamentos rígidos, que garantam um funcionamento estável de um empreendimento ecoturístico.

Turismo Ecológico Denominação dada ao deslocamento de pessoas para espaços naturais, com ou sem equipamentos receptivos, motivadas pelo desejo/necessidade de fruição da natureza, observação passiva da flora e da fauna, da paisagem e dos aspectos cênicos do entorno. Nesse sentido pode-se chamar de Turismo de natureza, ou Turismo verde.

Ao mesmo tempo em que há uma contribuição para assegurar a qualidade da experiência dos turistas, são incorporadas atividades extras em benefício da qualidade do turismo em geral. Isto deve ser feito proporcionando condições ao ecoturista para que este interaja com o ambiente, de maneira que ele possa fazer algo em favor do meio ambiente. Vamos ver agora as características do ecoturismo, com os objetivos do turismo sustentável e os efeitos do turismo no meio ambiente.

Características do Ecoturismo Promover uma conduta ambiental positiva Com esta proposta, o profissional que atua na área deve desenvolver atitudes e programas que despertem no ecoturista a relação positiva com todos os seres vivos não só no momento da viagem, mas que aprenda a se comportar frente a um mundo de forma fraterna e igualitária, ou seja com os valores aprendidos pela natureza.

Não degradar os recursos naturais Características do Ecoturismo Não degradar os recursos naturais Esta característica está relacionada diretamente com a experiência do ecoturista no momento da viagem, onde o mesmo não interfira de modo negativo na natureza, degradando-a.

Características do Ecoturismo Basear a motivação em valores intrínsecos Os valores íntimos do ser humano devem ser ressaltados e os momentos em que o ecoturista possa refletir qual a sua relação de vida com o meio que o cerca devem ser valorizados. Através de momentos contemplativos ou de relaxamento, o ecoturista deve procurar entender um pouco mais sobre ele mesmo.

Características do Ecoturismo Ser biocêntrico Apesar da atividade ecoturística, o turista não deve ser elitista e nem vinculado a padrões biocêntricos e antropocêntricos. A visão de que todos nós temos direito a uma vida plena, com igualdade entre todos os seres vivos, seja ele um microorganismo ou um vegetal deve ser compreendida. Esta visão possibilita uma melhor interação dos valores do homem com a natureza.

Características do Ecoturismo Beneficiar a vida silvestre e o meio ambiente Proporcionar condições ao ecoturista para que ele interaja com o ambiente de forma que possa fazer algo em prol do meio ambiente. Assim, podemos ter experiências como o plantio de uma árvore, o trabalho voluntário para uma comunidade, e até mesmo doações de ordem financeira, ou de outro bem material de utilidade para a comunidade.

Características do Ecoturismo Orientar a experiência para o ambiente natural Esta orientação está voltada para as técnicas de condução e de interpretação do meio ambiente, favorecendo as relações que coloque o ecoturista de forma a refletir a posição dele com relação às suas atitudes no meio ambiente. Essas atitudes vão desde a questão do lixo nas trilhas ou em sua cidade, até na maneira de se utilizar os recursos naturais, evitando-se o desperdício e o consumo de supérfluos.

Características do Ecoturismo Conduzir a atividade em uma dimensão de experiência cognitiva e emocional Aqui também consideraremos atitudes que, trabalhadas com o ecoturista, vão fazer com que ele aproveite ao máximo sua experiência de viagem, fazendo com que o seu cognitivo seja trabalhado. Para tanto, necessário se faz envolver o ecoturista de forma que ele utilize todos os seus cinco sentidos: o olfato, a audição, o tato, o paladar e a visão. Assim, sua apreciação será muito mais enriquecedora.

Segundo (JOHN ET ALLI 1990), o sucesso ou o fracasso dos planejamentos para o ecoturismo geralmente estão relacionado aos seguintes fatores: • Análise de mercado; • Planejamento antecipado; • Participação local; • Instrução dos financiadores. Cada um destes fatores está interligado aos outros, mas a ferramenta básica para o sucesso do planejamento ecoturístico é o processo de planejamento antecipado. Ele é relevante para maximizar a região local, o que é essencial para a estabilidade a longo prazo; para aumentar a conscientização dos financiadores para o papel que a conservação possui na geração do bem estar econômico; e para projetar o produto de acordo com a demanda de consumo.

Para que seja possível compatibilizar o desenvolvimento do ecoturismo com a preservação dos recursos naturais, é necessário que os empreendimentos públicos ou privados, disponham de recursos financeiros. Recursos que podem ser obtidos com a cobrança de taxas pelo uso dos recursos naturais (DIXON e SHERMAN, 1990). Como por exemplo:

Taxa de Visitação - quantia que pode ser cobrada pela visitação ao local. Taxa de Admissão - quantia que pode ser cobrada pela admissão numa instalação específica (ex.: centro de visitantes, museus). Taxa de Utilização - quantia que pode ser cobrada pela utilização de um equipamento (ex.: binóculo), utilização de um serviço (ex.: guias), ou taxa que pode ser cobrada por um atrativo específico, como uma pesquisa científica. Vendas - quantia que pode ser arrecadada com a venda de artesanatos, artigos regionais. Concessões - quantia que pode ser obtida da exploração de diversas atividades, como comércio, alojamentos, visitas. A exploração se dá pela iniciativa privada em troca de porcentagem sobre receitas ou de prestação periódica fixa. Fundo Perdido - quantia que pode ser obtida de empresas particulares e/ou organizações nacionais e internacionais de defesa do ambiente.

Planejamento pode ser entendido como a definição de estratégias e meios para sair de uma situação atual visando alcançar uma situação futura desejada. Parece não ser percebido pela sociedade, mas o planejamento está em nosso cotidiano profissional e familiar. Por exemplo, ao planejar um novo emprego, um profissional estabelece objetivos (ser valorizado em um novo emprego), metas (alcançar o objetivo em 6 meses), recursos (curriculum, tempo e dinheiro) e métodos (pesquisar em jornais, falar com amigos e participar de entrevistas). Esta idéia de planejamento vem sendo definida de várias formas e algumas delas foram compiladas por Barreto (2000):

-planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito; -planejar é determinar objetivos e meios para seu alcance; -planejar é projetar um futuro desejado e os meios específicos para torná-lo realidade.

Ignarra (s.d) afirma que planejamento é um processo lógico de pensamento mediante o qual o ser humano analisa a realidade que o cerca e estabelece meios que lhe permitirão transformá-la de acordo com seus interesses e aspirações.

Com base nos conceitos acima, devemos considerar o planejamento como um processo dinâmico e contínuo de definição de objetivos, metas e ações, de forma integrada entre os diversos agentes sociais de interesse. Esta afirmativa torna-se mais complexa quando pensamos nas diferentes dimensões em que se pode adotar planos e programas visando alcançar uma desejada situação futura. Estas dimensões de planejamento consideram os seguintes elementos:

elemento temporal – planejamento de curto, médio e longo prazo; elemento político – regulador, incentivador, financiador, integrado; elemento administrativo – público ou privado; elemento social – participativo ou de gabinete; elemento geográfico – internacional (continente, bloco de países, regiões trans-fronteiriças), nacional (país ou macroregiões), regional (delimitado por bacias hidrográficas, por pólos de desenvolvimento, por grandes parques), local (municipal) ou sítio (propriedades, áreas protegidas de pequeno porte).

PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Não devemos confundir planos com programas e projetos. Um plano é uma grande missão, é o objetivo maior almejado de um governo ou entidade, sem maiores detalhamento de projetos ou atividades. Envolvem diretrizes gerais para serem adotados por setores ou regiões, incluindo a identificação da fonte de recursos e dos responsáveis por ações de implementação.