Organização dos sistemas de ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Advertisements

Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Prática de Ensino: Educação Básica
A organização do sistema de ensino brasileiro
PLANO DE GESTÃO.
Educação Escolar Indígena
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Profa. Dra. Rosilene Lagares
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Contexto de atuação do CME
PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Politicas publicas de Educação em Saúde
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AP01 – Apresentação do PNE e PME
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejando a Próxima Década
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Territórios Etnoeducacionais
A UTOPIA...NA EDUCAÇÃO “ A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, e ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
S ISTEMA DE E NSINO E OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Regina Lúcia Borges Araújo 2013.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN
Marcia Adriana de Carvalho Professora – Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula Presidente UNDIME/RS.
CEE/MT SISTMA MUNICIPAL DE ENSINO - SME. CEE/MT SISTMA MUNICIPAL DE ENSINO - SME 01 - O que é Sistema Municipal de Ensino – SME? É a organização legal.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
O papel pedagógico do órgão gestor
XXIV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação Porto Alegre, 03 e 04 de abril de 2013.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
Sistema Municipal de Ensino Competências da Secretaria e do Conselho
Transcrição da apresentação:

Organização dos sistemas de ensino Papel dos Conselhos genuino.bordignon@gmail.com

Sistemas de ensino Conceito de sistema: um todo organizado em vista de sua finalidade Pioneiros: Unidade na multiplicidade

Articulações necessárias Sistema nacional de educação: Ente organizacional ou estrutura legal? Articulador do Regime de Colaboração Políticas, diretrizes, objetivos e metas nacionais (CF, LDB, PNE)

Articulações necessárias Sistemas federal, estaduais e municipais: Diretrizes, objetivos e metas próprios Normas e planos próprios (PEEs, PMEs) A dimensão escolar: PPP

Sistema Nacional de Educação Normas Sistema Federal Sistemas Estaduais Educando Normas Sistemas Municipais

Sistema municipal de ensino Fundamentos do sistema municipal: Bases e diretrizes nacionais Responsabilidades do Município Autonomia de organização nos limites da lei Regime de colaboração

Sistema municipal de ensino Abrangência do sistema: Não um novo ente, mas a organização sistêmica do projeto local de educação Visão de todo, para além das redes de ensino

Sistema municipal de ensino Elementos constitutivos Secretaria Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação (CME) Outros colegiados vinculados à Secretaria Instituições de ensino de educação básica públicas municipais Instituições de educação infantil privadas Conjunto de normas que disciplinam e regulamentam o sistema municipal

Organização do SME O significado da constituição do sistema Nova configuração do poder municipal: Locus de exercício da cidadania

Sistema Municipal de Educação Secretaria de Educação Conselhos Educando Normas Escolas

Papel do CME no SME Na criação do sistema Articulação com a Secretaria Mobilização: audiências públicas Elaboração Projeto de Lei No desenvolvimento do Sistema Normas complementares (instituinte) Plano Municipal: Elaboração e acompanhamento

Papel do CME no SME Normativo e consultivo do sistema Deliberativo: normas e credenciamento Caráter consultivo: formulação de políticas Mobilização e Controle social Definição das competências na lei Competências exercidas

Conselhos e executivo: a mediação necessária Posição na estrutura do sistema Objetivo comum: a qualidade da educação Situação jurídica Papel de ponte: mediação governo/sociedade Posição: nem submissão nem oposição

Conselhos e executivo: a mediação necessária A questão da autonomia: Condições materiais e financeiras A presidência O instituto da homologação Duplicidade de poderes

A lógica que temos Estado antes da nação: Concepção patrimonialista de Estado Instituinte normativo elitista - dedutivo Crença na eficácia da norma para gerar valores Verticalização centralizadora Ação não sistêmica – Brasil real e oficial A mudança de lógica (Einstein)

O papel do conselheiro

Nossa Utopia "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar". (E. Galeano)