Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 2 Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais O contexto da avaliação A avaliação de empresas como parte integrante da análise financeira Problemas de fundo da avaliação Necessidade de avaliação de empresas Fases do processo de avaliação Negociação
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 3 Relação valor/cotação/grau de eficiência do mercado Noções de Valor Mercado financeiro Tipos e funções dos mercados financeiros Sistema financeiro português Níveis de eficiência Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 4 Objetivos Principais: Identificar os principais problemas relacionados com a avaliação de empresas; Conhecer as diversas fases do processo de avaliação; Conhecer as diversas noções de Valor; Avaliar a influência do grau de eficiência do mercado. Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 5 Avaliar significa apurar ou estimar o valor de determinada coisa, sendo a avaliação um processo essencialmente subjetivo, pois depende: ótica do avaliador; características pessoais do avaliador; contexto económico, social e político em que a avaliação é efetuada; circunstâncias que promovem a necessidade da avaliação; 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 6 seleção e aplicação dos modelos de avaliação; definição dos parâmetros dos modelos de avaliação aplicados; … 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 7 A avaliação de empresas como parte integrante da análise financeira O balanço e a demonstração de resultados são os documentos de síntese mais importantes e que melhor refletem a situação de uma empresa; é sobre estes que incide uma boa parte do esforço de avaliação, o que é compreensível uma vez que estes documentos refletem a verdadeira situação patrimonial da empresa e a formação dos lucros. (Bastardo e Gomes, 1996: 64) 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 8 A análise financeira pode ajudar na determinação do valor da empresa das seguintes formas: Determina o valor do património da empresa, através do ajustamento dos elementos contabilísticos; Avalia a capacidade da empresa de gerar lucros futuros; Fornece informações sobre a solvabilidade, rendibilidade, pontos fortes e pontos fracos da empresa na ótica financeira. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 9 Problemas de fundo da avaliação: Pluralidade e divergências das noções de valor 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas Valor Nominal Valor Intrínseco Valor de Mercado Valor de Mercado Valor Substancial Valor Rendimento Valor Patrimonial Valor Potencial Justo Valor Valor Fundamental Valor Venal
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 10 Diversidade de fatores que influenciam o processo de avaliação: circunstâncias da avaliação; entidades que iniciaram o processo de avaliação; dimensão da empresa; fase em que a empresa se encontra; mercado onde a empresa desenvolve a sua atividade; tecnologia; …. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 11 Necessidade de avaliação de empresas Análise de Projetos de Investimento; Liquidação; Fusões, Aquisições e Cisões; Capacidade de gestão dos gestores; Avaliação de estratégias; Privatizações e processos de entrada em Bolsa; Reestruturação; Sucessão e Divórcio; … 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 12 Fases do processo de avaliação Definição dos objetivos da avaliação Recolha de informação Seleção de modelos de avaliação Estimação das variáveis e fixação dos parâmetros de avaliação Cálculo do Valor da Empresa 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 13 Informações constantes no Relatório de Avaliação: Definição do serviço de avaliação Descrição do negócio Análise e planeamento financeiro Metodologia de avaliação Conclusão Certificação do avaliador Declaração de condicionantes e limitações 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 14 Negociação (...) Só tem valor a empresa que tiver potencialidade de gerar fluxos monetários futuros (...) Não há, no entanto, alguém que seja capaz de calcular exatamente o que uma empresa ou negócio vale, pois isso depende da perceção e expectativas de cada um sobre a evolução dos fatores determinantes do valor, o que condicionará o preço que esse alguém está disposto a pagar pela empresa. Neves (1996) 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Noções de Valor Valor valor subjetivo valor objetivo Preço
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Valor Nominal; Valor Contabilístico; Valor Intrínseco ou Corrigido; Valor Substancial; Valor Liquidação; Valor Substituição; Valor de Rendimento; Noções de Valor Valor Potencial; Valor de Mercado; Justo Valor Valor Venal Valor da Capacidade I nstalada; …
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Mercado Financeiro Um mercado financeiro é muitas vezes entendido como o mercado ou organização onde vendedores e compradores negoceiam ou trocam ativos financeiros. (Tomé, 1999: 6) Cotação Comprador A Vendedor W Vendedor Y Vendedor X Comprador D Comprador C Comprador B Vendedor Z
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 18 Principais funções dos mercados: Estabelecem um processo interativo entre compradores e vendedores (determinação do preço); Proporcionam novos mecanismos de pagamentos fundados na liquidez; Reduzem os custos de contratação, de pesquisa e de informação das transações; Transformam a maturidade; Reduzem o risco através da diversificação. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 19 Mercado Eficiente: Um mercado é eficiente quando o preço dos ativos constitui uma boa estimativa do valor, ou seja, o preço reflete corretamente todas as informações disponíveis no mercado. Grau Eficiência do Mercado 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas fraco semi-forte forte A diferença entre Preço e Valor é indicativa da eficiência do mercado
© ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Obrigado