Micropolítica nos processos de trabalho e formação em saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Fluxograma de Atividades
Acolhimento com Classificação de Risco
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
A Enfermagem na Organização do SUS
Ampliando o acesso com resolubilidade na rede básica
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
CONCEITOS ELEMENTARES
Teorias de Sistemas de Informação
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Fluxograma.
Processo de Trabalho do ACS Reestruturação Produtiva
Organização e Prática da Educação Infantil
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
PSICODIAGNÓSTICO I.
Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Podemos definir.
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
O trabalho de campo.
Agente Comunitário de Saúde (ACS): Analisando a Produção do Cuidado
FLUXOGRAMAS.
Manual da Organização.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Escola Nacional de Saúde Pública
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Fluxograma Juliana Borges
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
O Fluxograma Analisador
Professora Michelle Luz
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Mapeamento e Padronização de Processos
Entrevista.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Fluxograma Descritor Núcleo 15 Chapecó, 2o semestre 2013.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Micropolítica nos processos de trabalho e formação em saúde. Prof. Dr. Túlio Batista Franco tuliofranco@uol.com.br

O que é o Processo de Trabalho? O modo como se organiza o trabalho para a atividade produtiva da saúde. Objeto de trabalho. Saberes. Instrumentos. O trabalho em si.

A Unidade de Saúde como Unidade de Produção. Consultas Imunização UBS Micro-Unidades de Produção Procedimentos Grupos Farmácia, etc... Etc...

O trabalho em saúde se processa com base em uma rede de conversas. Recepcio- nista Produto O usuário é o centro do serviço de saúde. Rede de conversas é imanente ao Proc. Trab. Profs. Interdependentes: não há auto-suficiência. Auto-governo do trabalhador sobre o seu Proc. Trab. ACS Outros......

Saberes e Práticas: Núcleo, Campo e o Cuidado. O trabalhador articula ao mesmo tempo, um núcleo especializado e um campo de conhecimento, subsumidos pelo campo cuidador. (Campos et al, 1997; Merhy, 1998) Campo Cuidador. Campo de Conhecimento Núcleo Especializado Conhecimento.

A Micropolítica do Processo de Trabalho. (Por quê micropolítica?) O processo de trabalho que se revela, em um mundo extremamente complexo. Intenção 1 Sujeito A Intenção 2 Sujeito B Sujeito C Intenção 3

Características do Processo de Trabalho em saúde. Dinâmico, pode assumir diferentes modelagens e tem muita capacidade de mudança. Diverso, pode haver características diferentes e até divergentes em uma mesma Unidade ou Equipe de saúde. Dependente da ação humana. Centrado no saber e pessoa do médico: herança do modelo biológico. Voltado à produção de procedimentos: anulação do campo cuidador. Fragmentado pela especialização como modelo produtivo.

O Fluxograma Descritor do processo de trabalho. O que é? Representação gráfica do processo de trabalho. É um instrumento que ajuda a revelar o processo de trabalho, portanto não tem um fim em si mesmo, o objeto em estudo é o processo de trabalho em saúde. Símbolos: losango retângulo elipse Entrada e Saída Ação Decisão

Funções do Fluxograma. Revelar o processo de trabalho. Identificar os nós-críticos do processo de trabalho. Contribuir para o planejamento e a reorganização do processo de trabalho. Analisar o modelo assistencial praticado por uma unidade ou equipe de saúde. Disparar processo de auto-análise na equipe de saúde.

Como aplicar o fluxograma. Providenciar material antecipadamente (papel craft, pincel atômico, fita crepe, tarjetas). Reunir a equipe de saúde. Explicar o que é, a função e como elaborar o fluxograma do processo de trabalho. Definir um “elemento traçador” para elaborar o fluxograma. (ex.: demanda espontânea, cuidados à hipertensão, cuidado materno-infantil, etc...). Elaborar o fluxograma centrado no usuário. Direcionar as perguntas sobre o trabalho da equipe, estimulando com que os próprios trabalhadores falem sobre seu processo de trabalho, elaborando o fluxograma. Registrar todo detalhe que considera importante. Ex.: filas; esperas, agendamentos; etc... Nota: Sempre que puder faça uma segunda sessão com a equipe, para revisão do fluxograma.

Análise do Fluxograma. A análise do fluxograma requer conhecimento teórico do processo de trabalho em saúde. Algum aspecto que não fique claro, procurar esclarecer com o trabalhador através de entrevista. Observar bem o fluxo assistencial, quem comanda o processo de trabalho, os detalhes do trabalho em equipe.

Exemplo de Fluxograma Descritor em uma UBS.