Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
Observatório dos Técnicos em Saúde
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Pacto do Ensino Médio e o REM
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Prof. Esp. Marcelo Valente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Concepções em Educação Matemática
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ Prof.º Júlio Lima 1

Saúde: movimento da reforma sanitária brasileira; Contexto de criação da escola e do curso técnico de segundo grau, atual ensino médio integrado à educação profissional em saúde Anos 80 – redemocratização da sociedade brasileira e de lutas por direitos sociais; Saúde: movimento da reforma sanitária brasileira; Educação: Fórum da Educação na Constituinte e a luta pelo ensino público e gratuito. 4

Do ponto de vista conceitual Nas áreas da saúde e da educação, o esforço realizado foi de incorporar criticamente as ciências sociais à análise das questões pertinentes a esses setores, particularmente o desenvolvimento de uma abordagem marxista. Saúde: determinação social do fenômeno saúde-doença Educação: natureza do ensino médio e da formação profissional dos trabalhadores em nossa sociedade. Pergunta central: “como o homem se produz?” O que define a existência humana é o trabalho; ao produzir as condições de sua existência através do trabalho o homem também produz a ciência, a cultura, enfim os conhecimentos necessários para a produção do mundo humano que mudam ao longo do tempo, conforme mudam os modos de trabalhar. 5

O ensino politécnico postula a unidade indissolúvel entre os aspectos manual e intelectual e que o trabalhador domine os fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais da produção moderna no ensino médio. A própria concepção do educativo se amplia, pois o trabalho e suas dimensões educativas não são meras expressões das formas de dominar a natureza e o desenvolvimento de tecnologias, mas são relações sociais que produzem idéias, valores, imagens, representações, que acompanham o trabalho moderno, que educam a totalidade do trabalhador, seus corpos e mentes. 6

Essa perspectiva apresenta alguns desafios de integração:      1 - A integração das várias dimensões que conformam a formação humana - dimensões técnica, ética, política, social, cultural e estética da educação dos trabalhadores; 2 - A integração da teoria e da prática, como dimensões indissociáveis da construção do conhecimento e do fazer humanos em sociedade; 3 - A integração entre os campos da saúde, do trabalho e da educação, compreendidos como campos de conhecimento, prática e formulação política, que informam e condicionam a formação em saúde. 6

Atividades disciplinares: Linguagens (Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Educação Física, Arte, Teatro, Música e Produção áudio-visual); Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática; Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia). Atividades interdisciplinares: Iniciação à Educação Politécnica (IEP): o trabalho, a educação, a saúde, a ciência e a política como dimensões do conhecimento e do fazer humano; Trabalhos Integradores (TIs); Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), com monografia de conclusão de curso.   Atividade de pesquisa docente: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Técnico (PAETEC) – projeto de articulação entre a pesquisa e o ensino, promovendo projetos de investigação docente sobre temas relacionados à formação em saúde. 8

Extensão da perspectiva da educação politécnica além do ensino médio integrado, por meio de projetos curriculares formulados tendo o trabalho, a educação, a saúde, a ciência e a política como eixos transversais: Formação técnica pós-médio de trabalhadores do SUS historicamente capacitados em serviço (trabalhadores da vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde); Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (PROEJA) em Radiologia; Educação inicial e continuada dos trabalhadores de nível médio da saúde; Desenvolvimento de especializações técnicas; Desenvolvimento da pós-graduação (latu sensu e strito sensu) como espaço de formação docente e de consolidação da pesquisa na área da interface da educação, do trabalho e da saúde, tendo a educação profissional em saúde como eixo.

Principais áreas de formação contempladas: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; Manutenção de Equipamentos de Saúde; Registros e Informações em Saúde; Laboratórios em Saúde; Vigilância em Saúde.

Frentes de participação e articulação política: Associação com os movimentos sociais dos trabalhadores organizados, compartilhando informações, desenvolvendo propostas formativas específicas e assessorando o desenvolvimento de projetos.