A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Senarc: atribuições institucionais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
A política climática paulistaq e o contexto nacional
REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Conferência das Cidades Mato Grosso
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
1.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO – GPIDECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CIDADES SUSTENTÁVEIS VITÓRIA MAIO 2012.
O Mundo Urbano Brasileiro
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
Parâmetros Sócio-Econômicos Ano 2003Ano 2013VariaçãoFonte População (hab) % CEPERJ Taxa Média de Crescimento Anual (década anterior)
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL METROPOLIZAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO URBANA: . O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO Painel II: Política, Planejamento e Gestão.
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Coordenadoria do Orçamento Participativo
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Secretaria de Desenvolvimento
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
no contexto do Arranjo Metropolitano
DESENVOLVIMENTO RECENTE E PERSPECTIVAS DA BAHIA
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
Conferência das Cidades Mato Grosso
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Cidadania Indicadores da.
Gestão Estratégica na Política Pública
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.
SEDU / COMEC – Paranacidade - Assomec
AÇÕES DE GOVERNO LITORAL NORTE GOVERNADORA YEDA CRUSIUS Janeiro/2010 IMBÉ GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GOVERNO DE RESULTADOS.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
Antenor Pinheiro Superintendente da Secretaria das Cidades/GO Coordenador da ANTP Regional Centro Oeste.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Urbanização Brasileira
SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Transcrição da apresentação:

A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA NOVEMBRO DE 2014

A REGIÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO ESTADO Dados Estado do Rio de Janeiro Região Metropolitana População (milhões/hab)* 16,4 12 (73%) PIB (bilhões/R$)** 470 310 (66%) Arco Metropolitano * IBGE 2010 ** FIRJAN 2012/2014

LINHA DO TEMPO DA TEMÁTICA METROPOLITANA - RJ 1974 1975 1989 1990 1997 2007 2010 Criação da Região Metropolitana do RJ Criação da Fundrem Extinção da Fundrem 21/09/90 LCE nº 64 Reformula a Região Metropolitana 16/12/97 LCE nº 87 Reformula a Região Metropolitana Criação da Subsecretaria de Urbanismo Regional e Metropolitano Acordo com o BID – Plano Diretor do Arco Metropolitano 2010 2011 2012 2013 2013 2014 2014 Acordo com o Banco Mundial - Empréstimo Criação do Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas Série Diálogos Metropolitanos – Seminários de Temática Metropolitana Visitas as Metrópoles no exterior – Junto com o Banco Mundial 26/12/13 LCE nº 158 Reformula a Região Metropolitana Inauguração do Arco Metropolitano Decreto criando a Câmara Metropolitana

O MUNDO E O FUTURO DA METRÓPOLE ONU: Mais de 70% da população mundial viverá em cidades até 2050, e predominantemente em metrópoles. A HORA DE PENSARMOS EM ORGANIZA-LAS É AGORA! O ALERTA É MUNDIAL!

REGIÃO METROPOLITANA - CENÁRIO ATUAL – PRINCIPAIS GARGALOS FLUXO DO DESLOCAMENTO CASA/TRABALHO POLARIZAÇÃO DA CAPITAL FONTE: PDTU FONTE: Plano Diretor do Arco Metropolitano FONTE: Plano Diretor do Arco Metropolitano ABASTECIMENTO DAGUA COBERTURA DE ESGOTO

REGIÃO METROPOLITANA - VAZIOS URBANOS E ESPAÇOS PARA USO INDUSTRIAL E HABITACIONAL FONTE: Plano Diretor do Arco Metropolitano Aumento da área urbanizada no período de 2001/2010 564 km² Média anual do aumento da área 62,75km² Vazios urbanos e áreas adensáveis 874,9km² Previsão de tempo para ocupação integral da área disponível 14 anos

DESAFIOS DA GOVERNANÇA Coordenação das funções públicas metropolitanas de interesse comum ao estado e aos municípios (transporte, uso do solo, saneamento, saúde, etc). Compatibilizar as diversas propostas de ação, que incidem no território metropolitano

CÂMARA METROPOLITANA RETOMADA DO PROCESSO GOVERNADOR + 21 PREFEITOS GRUPO EXECUTIVO PARA A GOVERNANÇA METROPOLITANA COMITÊ DE ESTRATÉGIAS METROPOLITANAS AÇÕES INTEGRADAS

ATRIBUIÇÕES DA CÂMARA METROPOLITANA Propor um novo arcabouço legal e institucional para a Região Metropolitana; Consagrar um modelo de Governança para a Região; Intermediar a cooperação entre os diversos níveis de governo da região.

TAREFAS DO GRUPO EXECUTIVO METROPOLITANO APOIAR A CÂMARA METROPOLITANA COORDENAR E ACOMPANHAR: Sistemas de Informações Geográficas Base Cartográfica Plano Estratégico de Desenvolvimento Metropolitano

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO DA RMRJ EIXOS ESTRUTURANTES: Estruturação Econômica; Fortalecimento das Centralidades; Transporte e Mobilidade; Urbanização e Saneamento Básico; Planejamento e Governança. PRODUTOS: Definição dos corredores atuais e futuros; Proposta de novas centralidades que possam equilibrar o poder de atração da cidade do Rio de Janeiro. (75% dos empregos da Região) Espacializar os 800 mil empregos que serão gerados na periferia da Região Metropolitana. Potencializar a utilização sustentável da significativa área verde da região;

A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA NOVEMBRO DE 2014