Estudos Clínicos e Avaliação Econômica para a Incorporação de Produtos para Saúde no Brasil 03/12/2014 Abner Lobão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Flávia Tavares Silva Elias
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Avaliação Institucional
Ética em Pesquisas Clínicas
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Painel Ciência e Tecnologia e Saúde Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia Natal, 25 e 26 de fevereiro de 2010 Fernando Cupertino Assessor técnico do CONASS.
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Implementação de Sistemas
11°Fórum de Energia Elétrica Século XXI
Ensaios Clínicos com Medicamentos Fitoterápicos
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
O difícil equilíbrio da regulamentação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
IN1149 – Qualidade, Processos e Gestão de Software
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
A Importância da Educação Continuada
Ensaios Clínicos.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Projete produtos superiores com o COSMOS
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Karine Murad Núcleo de Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual/Divec Programa de Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços 17/10/2011.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Parte II: Determinantes do Produto
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras
Consulta sobre medicamentos. Educação permanente para prescrição racional Consulta à literatura científica Periódicos CapesPeriódicos Capes
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
Estratégia Organizacional
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Interação Universidade e Empresas Farmacêuticas: Desafios e Perspectivas VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Estratégia Organizacional
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
NME – Novos Modelos de Empresas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Gestão de Consultórios Odontológicos: como administrar sem erros
Coordenação de Pesquisa Clínica em Correlatos e Alimentos - COPEA
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2015 – a
Antonio Garcia Reis Junior
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
Letícia Krauss (ENSP/FIOCRUZ) Setembro 2005 Avaliação Tecnológica em Saúde e a Incorporação de Tecnologias no SUS.
Equipe Prof. Henrique Freitas
ESTUDANDO COM PROFª Simony
Resumo – principais tipos de estudo
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
PESQUISA CLÍNICA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA-PBE
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Transcrição da apresentação:

Estudos Clínicos e Avaliação Econômica para a Incorporação de Produtos para Saúde no Brasil 03/12/2014 Abner Lobão

Potenciais Conflitos de Interesse Diretor Médico Sênior de Assuntos Médicos e Educacionais para América Latina na Johnson & Johnson Medical

Um estudo clínico tem várias etapas na sua condução Viabilidade do Estudo (Feasibility) Seleção do Centro de Pesquisa Fase Regulatória Fase de Iniciação Fase de Andamento Fase de Encerramento

A Consulta Pública número 64, regulamenta as pesquisas com dispositivos médicos, abrindo assim perspectivas de mudança no cenário regulatório do Brasil Consulta pública Anvisa n° 64 (set/2014) visa: Redução nos prazos de aprovação. Redução da quantidade de documentos regulatórios para o dossiê de anuência/notificação com incremento quanto a qualidade de informações. Inclusão de novos centros de pesquisa A anuência será requerida somente para produtos com classes de risco mais críticas.

Existem pontos distintos na condução de estudos clínicos quando comparamos medicamentos com dispositivos médicos... CaracterísticasMedicamentosProdutos Separação da eficácia do procedimento da eficácia do produto Não é relevanteAlta relevância Influência da técnica do profissional nos resultados (curva de aprendizado) Baixa influênciaAlta influência Ciclo de vida da tecnologiaLongo desenvolvimento, longo tempo de patente Curto tempo de desenvolvimento, rápida obsolescência, entrada rápida de competidores Estudos controlados com placebo Alta influênciaDifícil, muito desafiador Recrutamento para estudosAmostra grandeUsualmente limitado Evidência comparativaAmplamente disponívelDados limitados Usuário finalPacienteProfissional da saúde

...continua MedicamentoProduto Clinicamente estudados Estudos de bancada / laboratório e observacionais Formulação estável uma vez desenvolvidaMudanças / melhorias constantes Consumidos no usoDisponíveis para estudo após o uso Resultados pouco dependentes em relação ao profissional de saúde Resultados variam conforme capacitação do profissional de saúde Permite uso de placebo Dificilmente permite o uso de placebo ou técnica que simule placebo Complicações podem aumentar com o uso Complicações podem diminuir com o uso e tendem aumentar ao final da vida útil Interação química medicamentosaPossibilidade de mau funcionamento Fonte: e adaptado da Conitechttps://

Um fator importante a ser considerado nos estudos clínicos de dispositivos médicos é o impacto da curva de aprendizagem no desfecho clínico CLASICC trial “Taxa de Conversão” caiu durante os anos de estudo: –1° ano – 38% –6° ano – 16% –Taxa atual de conversão Reino Unido < 10% Cirurgia Laparoscópica para o Câncer Colorretal Guillou PJ et al. Lancet May 14-20;365(9472):

Sendo assim, existem grandes desafios na ATS de dispositivos médicos para saúde “Para produtos de classe III e IV deve-se priorizar estudos de > confiabilidade, como Revisão Sistemática e Ensaio Clínico Randomizado de alta qualidade e estudos controlados bem desenhados. Para os considerados de baixo ou médio risco deve-se considerar as evidências de maior qualidade possível.” Fonte: Poucas empresas do setor de produtos para saúde têm porte para realizar estudos de alto nível de evidência

Alguns pontos ainda devem ser trabalhados além das questões regulatórias e das diferenças com medicamentos Eficiência na condução da pesquisa como um projeto: gerar a confiança e resultados fundamentais para atrair e manter os investimentos Viabilização das pesquisas que suprem reais necessidades de saúde pública no país: valorizar o resultado a longo prazo, sem interferir nas rotinas de assistência à saúde Capacitação e gestão das equipes de pesquisa Estratégias eficientes para recrutamento e aderência de pacientes Qualidade na captação e gerenciamento dos dados clínicos Qualidade da publicação

m