PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Universidade Federal do Ceará
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Sequência Didática.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Secretaria da Educação e Cultura
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
CONSELHO DE CLASSE: UM IMPORTANTE INSTRUMENTO AVALIATIVO
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Um espaço de promoção da aprendizagem
Funções e Atribuições do Diretor
Programa Ler e Escrever
Roteiro de condução da reunião
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Tipos de Tutoria.
Avaliação Educacional
10 DE AGOSTO - 19h COCKTAIL DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA MESA DE ABERTURA COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
VIDEOCONFERÊNCIA – 25/05/2015 EDUCAÇÃO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO
Didática da alfabetização
Universidade Federal de Itajubá
INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Seminários Descentralizados: Expectativas. Socializar as propostas de trabalho e as práticas decorrentes do MGME; Montar um banco de propostas pedagógicas.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Transcrição da apresentação:

PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO Oficina de capacitação de Monitores: Dinâmica de Grupo Março de 2012

TRABALHO COM OS GRUPOS DE PROFESSORES Mediação e coordenação. Importância do trabalho do Monitor. Liderança Bom relacionamento com os integrantes do grupo Garantir a participação de todos os integrantes do grupo Garantir resultados.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO Explicitação das regras de funcionamento. Finais de semana 8 horas por dia , totalizando 16 horas por final de semana. Controle do tempo para as intervenções dos integrantes do grupo, garantindo que todos possam participar, sem monopolização. Evitar temas que não estão em pauta. Discussão e propostas sobre as expectativas de aprendizagem, da forma como está definido no protocolo da Oficina.

ORGANZAÇÃO DO TRBALHO EM GRUPO Início dos trabalhos por grupo Apresentação do monitor ao grupo , falando de forma muito geral sobre o projeto e o papel que ele irá exercer Tempo provável: 5 minutos Apresentação dos integrantes do grupo,destacando a expectativa de cada um em relação a sua participação no projeto. “ Aquecimento”- tempo provável: 20 minutos. Apresentação do Video- tempo provável: 20 minutos. Apresentação projeto “ Parâmetros da Educação Básica de Pernambuco” ( Power-point)- tempo provável: 50 minutos Tempo para perguntas: 20 minutos

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO Leitura do documento: Ler atentamente o documento sobre Parâmetros Curriculares, enfocando a parte que estará em discussão no dia. Tempo para leitura- 40minutos Dinâmica da discussão: Lingua Portuguesa: Por eixos Matemática:Por áreas EJA ( Língua Portuguesa e Matemática) Tempo provável: 5 horas no primeiro dia 2ºdia: tempo provável 7 horas. Conclusões- 1 hora

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO. Nas GREs em que seja possível utilizar apenas um datashow,as seguintes atividades do primeiro dia de discussão serão conjuntas para os quatro grupos: Apresentação do vídeo Apresentação do Power-point. Os quatro monitores deverão se apresentar rapidamente.As demais atividades serão realizadas nos grupos específicos.

PONTOS POLÊMICOS Questões polêmicas poderão ser remetidas a outro final de semana, previsto para a discussão Neste caso, o CAEd deverá ser informado por e-mail Caso haja necessidade , os especialistas serão contatados para prestar esclarecimentos ao monitor. Fica a critério do CAEd avaliar a necessidade do envolvimento do especialista. Quando as questões polêmicas aparecem no final de semana em que a discussão termina, não é possível protelar a solução.Neste caso as questões, mesmo que conflitantes são encaminhadas.

PONTOS POLÊMICOS -2 Em relação aos pontos polêmicos e às divergências: Deverá haver empenho na construção de Acordo. Nenhuma proposta será objeto de votação. Todas as propostas do grupo, mesmo conflitantes, deverão constar da Ficha Síntese elaborada pelo Monitor. O encaminhamento das propostas conflitantes já pode ser considerado um acordo. As propostas serão encaminhadas às Comissões de Especialistas.

OBSERVAÇÕES GERAIS A frequência dos professores nos grupos de trabalho deve ser verificada em todos os turnos durante a realização da Oficina O instrumento utilizado será a lista de Presença. A frequência deverá ser encaminhada ao CAEd a cada final de semana por meio do e-mail, pcpe@caed.ufjf.br A desistência do monitor ou outros impedimentos deverão ser comunicados ao CAEd o mais rápido possível.