Estratégia – considerações iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
III – ANÁLISE AMBIENTAL
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
‘ Por que estudar sistemas de informação?
CICLO DE VIDA.
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Estratégia 1 Universidade de Brasília
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
O QUE É ESTRATÉGIA: HISTÓRICO, CONCEITO E ANALOGIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
EMPREGABILIDADE.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
II Orientação Técnica PCAGP.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
GLOBALIZAÇÃO.
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
Por que estudar sistemas de informação?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
Planejamento estratégico de carreiras
Estratégia Corporativa
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Gabriel Bastos Machado
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planejamento e estratégia
Seminário Avançado - Eletiva A
LIDERANÇA E ESTRATÉGIA
Estratégia Empresarial
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – Parte I Professora: Neiva Larisane Kuyven
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Estratégias e Políticas Empresariais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Modelos de Estratégias de Crescimento
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Estratégia – considerações iniciais Primeiros autores Sun tzu Clausewitz Objetivo Derrotar o inimigo Questões levadas em consideração Vantagem de campo Mantimentos Liderança de comando Motivação

Estratégia – considerações iniciais Características do campo Origem interdisciplinar da própria Administração Principais influências: teorias econômicas (firma, mercado e indústria), sociologia, psicologia e teorias baseadas no conhecimento Ligação muito próxima com a prática, gerando uma série de modismos

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1960 Ambiente Período pós 2ª Guerra Mundial Recuperação e prosperidade econômica Evolução das formas modernas de empresa Diversificação e formação dos conglomerados Autores Chandler (1962) Ansoff (1965) Andrews (1975)

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1960 Conceito A estratégia é a integração das funções da organização Aspectos estudados Estrutura Arranjos funcionais Matriz SWOT – foco nas potencialidades e fraquezas

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1970 Ambiente Estagnação e inflação Menos diversificação e mais controle financeiro Aumento do market share Academia Consolidação do processo de estratégia Início da influência econômica

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1970 Conceito Estratégia como um plano, como um aspecto de relação meio-fim. Aspectos estudados Matriz SWOT – foco nas oportunidades e ameaças Matriz BCG Matriz GE Análise de Cenários

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1980 Ambiente Globalização Aumento na ênfase em estratégias direcionadas financeiramente Desequilíbrios no comércio exterior (principalmente a respeito do Japão) Academia Foco sobre aspectos de reestruturação ou problemas derivados nesse período.

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1980 Conceito Estratégia como competitividade da empresa na indústria. Noção organização – ambiente. Aspectos estudados Análise Industrial – As 5 forças Análise da Cadeia de Valor

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1990 Ambiente Mudança política e econômica rápida e descontínua. Fim da Guerra Fria Aumento na estatura da União Européia Academia Foco sobre alianças multinacionais, mudança tecnológica e reestruturação contínua.

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Década de 1990 Conceito Conceito de estratégia: Estratégia como processo político, como arte, não como ciência. Visão orgânica – estratégia emergente, evolucionária. Aspectos estudados Capacidades da empresa e nas “core competences” Recursos que fazem a organização crescer

Estratégia – considerações iniciais Evolução do campo – Ano 2000 Ambiente Maior evolução das redes corporativas Surgimento de trabalhadores e organizações do conhecimento Achatamento das organizações Era das corporações baseadas na Internet – com staffs menores e uso da Internet para vender produtos globalmente Academia As “core competences” levaram à ênfase no conhecimento nas organizações.

Estratégia – considerações iniciais Alguns conceitos Estratégia é definida como a determinação de objetivos e metas de longo prazo e a alocação de recursos para alcançar essas metas (Chandler, 1969). Planos da alta administração para atingir resultados consistentes com as missões e objetivos organizacionais (Wright et all, 1992) Estratégia é a criação única e valiosa (dentro de um setor), envolvendo um conjunto diferente de atividades (Porter, 1996) Visões de Mintzberg Plano Padrão Pretexto Posição Perspectiva