Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

A Gestão Social pode ser vista como...
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Sistemas de Accountability
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Políticas Públicas Municipais
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
Ministério da Cultura.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Observatórios Sociais
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Consocial METODOLOGIA.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Controle Social.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Processos legislativos e hierarquias de lei CarlosNeder Carlos Neder ENCONTRO DE IMERSÃO NA LEGISLAÇÃO BÁSICA PARA OS CONSELHEIROS ESTADUAIS DE SAÚDE MODALIDADES.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
PANORAMA GERAL DE EXPERIÊNCIAS Camila Pagani 2014.
A Politica de Assistência Social
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Atuação dos agentes de Controle Social
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
REUNIÕES REGIONAIS.
Campina Grande, novembro de Objetivos Mobilizar a sociedade civil para ações coletivas de controle social e fiscalização dos recursos públicos.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
APRESENTAÇÃO PARA O III CONGRESSO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E SOCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALEXANDRE PONTES ARAGÃO Promotor de Justiça.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Região Centro-Oeste. PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO Palestrante: Lígia Maria Alves Pereira Região Centro-Oeste.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
1 TERCEIRO SETOR: Programa de Voluntariado da Classe Contábil Contador PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA
twitter.com/funasa.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG Coprodução do bem público controle, Accountability, Controle Institucional e Controle Social... Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG

Agenda Controle Institucional; Controle Social; Transparência e Accountability; Coprodução do Controle; Projeto de Pesquisa no Mestrado: Dados Abertos Governamentais

Controle Institucional “Trata-se de princípio administrativo material de contrasteamento, supervisão e gestão integral da Administração, por meio de sistema horizontal de coordenação central, com escopo de vigilância, orientação e correção, prévia e posterior, de atos administrativos e de atos, decisões e atividades materiais da administração (Eduardo Botelho Gualazzi – Regime Constitucional do TCSP, RT, 1993, p.26)

Controle Institucional Finalidade: “Assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os de legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação, impessoalidade; em determinadas circunstâncias, abrange também o chamado conceito de mérito e que diz respeito aos aspectos discricionários da atuação administrativa”. (Maria Sylvia Zanella Di Pietro)

Controle Institucional O Controle Institucional da Administração Pública estrutura-se de três formas: Controle Administrativo; Controle Interno; Controle Externo; Orientação – Auditoria – Fiscalização Ouvidoria

Sistema de Controle Interno Fonte: Rodrigo Pironti Aguirre de Castro (2007)

Controle Social Na visão da Sociologia, originalmente, o conceito de controle social é definido como qualquer estrutura, processo, relacionamento ou ação que contribua para o ordenamento social. (Allen Liska - Enciclopédia de Sociologia da Universidade de Washington)

Controle Social Conceito do Texto-Base da Consocial (CGU): “Pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, no planejamento, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de mecanismo de prevenção da corrupção e fortalecimento da cidadania”.

Mecanismos de Participação e Controle Social Ouvidorias; Conferências; Fóruns, Audiências Públicas e Consultas Públicas; Orçamento Participativo; Conselhos de Políticas Públicas; Associações, Sindicatos e ONGs; Leis de Iniciativa Popular; Mídia e Jornalismo;

Mecanismos de Participação e Controle Social Rede Observatório Social do Brasil (OSB); Rede Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO); Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis; Movimento Nossa São Paulo; ONG Transparência Brasil; Movimento Brasil Eficiente.

Rede OSB

Rede OSB - Contextualização Artigo: Accountability, controle social e coprodução do bem público: a atuação de vinte observatórios sociais brasileiros voltados à cidadania e à educação fiscal. O que chamou a atenção nos dados apresentados pelo artigo?

Transparência e Accountability Transparência denota livre acesso às políticas governamentais, atividades econômicas e decisões. (Suresh Schende; Tony Bennet) Os observatórios sociais estimulam a partir de seus estudos a prática da transparência pelos governos e subsidiam a mobilização política da sociedade para a abertura de informações.

Transparência e Accountability Accountability Democrática; Os observatórios sociais estimulam a accountability democrática, pois estimulam a responsabilização política dos governantes por seus atos e omissões, na linha do que defendem Abrucio e Loureiro (2005);

Coprodução do Controle Accountability Horizontal – Controle Institucional; Accountability Vertical – Política ou Eleitoral; Accountability Societal: Evidencia-se pela coprodução do bem público controle, gerando informações por meio da articulação de instâncias institucionais e sociais no combate à corrupção, na promoção da transparência pública e na abertura de dados governamentais. Superação da tradição geométrica da Accountability

Projeto de Pesquisa: Mestrado Mestrado Acadêmico em Administração; Linha de Pesquisa de Administração Pública e Sociedade; Tema de Pesquisa Proposto: Inferências da iniciativa multilateral do Open Government Partnership e dinâmicas internas na formulação e controle social da agenda política de transparência no Brasil;

Projeto de Pesquisa: Mestrado Objetivo Geral: Analisar em que aspectos uma iniciativa multilateral de governo aberto interfere nas dinâmicas de interação e participação da sociedade civil no processo de formulação e controle social das agendas politicas nacionais de transparência, no Brasil; Iniciativa Multilateral – Sociedade Civil Global Sociedade Civil Nacional

OBRIGADO Contatos E-mail: jeffedahmer@gmail.com Telefone: (48) 9612-0615 Observatório Social de Florianópolis osflorianopolis@osflorianopolis.com.br (48) 3024-8900