VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Matemática para todos Educação Básica
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Desenvolvimento organizacional
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Projeto em Engenharia de
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Capítulo 6 Organização.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Quem aprende: as organizações ou as pessoas?
Gestão do conhecimento
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
A Importância da Educação Continuada
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Tema Gestão do Conhecimento:.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Capítulo 8 Controle.
Gestão por Competências
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Aula – 3 Planejamento
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EATs)
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof Paulo Germano. Gestão do conhecimento “Gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Cognição nas organizações
Resistências a Mudanças
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Transcrição da apresentação:

VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mesa Redonda - Aprendizagem no Trabalho e Desenvolvimento Profissional Apresentação 2 Aprendizagem individual e coletiva em organizações: análise dos conceitos e uma proposta de integração Gardênia da Silva Abbad Dept. de Psic. Social e do Trabalho - Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília Thaís Zerbini Dept. de Psic.- FFCLRP-Universidade de São Paulo.

Objetivos e tópicos Os objetivos deste trabalho são: Analisar os usos do conceito de aprendizagem; (2) apresentar uma análise comparativa do conceito de aprendizagem individual e coletiva; (3) elencar ações de promoção de suporte à aprendizagem; (4) sugerir uma agenda de pesquisas sobre esses assuntos. Capítulo 17 – Abbad, Loiola, Zerbini e Borges-Andrade (2013)

Objetivos e tópicos O uso do conceito de aprendizagem individual é analisado em termos de processos e resultados ou conteúdos da aprendizagem no (e para) o trabalho. Os processos de aquisição, codificação, retenção, transferência, esquecimento e desaprendizagem individuais são comparados com conceitos correlatos, adotados por pesquisadores para se referirem à aprendizagem organizacional. São discutidos também processos coletivos de disseminação, socialização, produção de sentido, implementação, improvisação, redução ou eliminação de hábitos e conhecimentos preexistentes.

Aprendizagem Individual – AI O que é? Aprendizagem é um processo psicológico que faz referência a mudanças que ocorrem no comportamento do indivíduo, não resultantes unicamente da maturação, mas de sua interação com o contexto. Na linguagem comum o ato de aprender se relaciona com: adquirir, tomar, reter, segurar, pegar, agarrar, prender e assimilar. Envolve em sentido figurado a idéia de: “apropriação” ou “apreensão”. Inclui os conceitos de aquisição, memória, transferência de aprendizagem (expressão de novas competências no trabalho). Sócio-econômica: Trabalho X estrutura e política social, econômica. (foco macro em: crescimento, prosperidade, renda, emprego, conflito) Gerencial: Trabalho X sua gestão (foco meso em: planejamento, organização, controle) Concreta: Trabalho X tecnologia (foco micro em: fazer e suas condições) Ideológica:Trabalho X articulação das anteriores (foco: relações de poder) Simbólica: Trabalho X subjetividade (foco nas relações do indivíduo com seu trabalho, ou foco central da Psicologia)

O que aprendemos? Conhecimentos sobre fatos: referem-se a informações básicas que as pessoas devem possuir sobre um assunto ou disciplina. Conhecimentos conceituais: referem-se a classificações, categorias, princípios e generalizações, teorias, modelos e estruturas. Conhecimento sobre procedimentos: refere-se a habilidades intelectuais específicas, à aprendizagem de algoritmos, técnicas específicas, métodos e critérios (para determinar quando é apropriado o uso de determinados procedimentos). Conhecimentos metacognitivos: referem-se a habilidades intelectuais complexas envolvidas na aprendizagem e no pensamento,(estratégias de aprendizagem, memorização, raciocínio,autoavaliação, identificação de falhas no próprio desempenho. Atitudes, Valores, Crenças, Afetos e Habilidades Psicomotoras são também desenvolvidos ou modificados em organizações de trabalho.

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes O que aprendemos? Competências Conhecimentos, Habilidades e Atitudes O que necessitamos aprender? Competências essenciais, criticas Competências emergentes

O que precisamos desaprender? Competências declinantes

Unindo a aprendizagem individual com a organizacional....

Aprendizagem em Organizações - AO AO é atividade complexa e multinível – ocorre no nível individual e em níveis de análise coletivos mais abrangentes, intermediários (grupos) e mais amplos (organização e ambiente). AO refere-se ao desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos membros da organização. Envolve mudanças nas práticas de trabalho, compreendendo o processo formal ou informal de aquisição individual, e transferência de aprendizagem para situações de trabalho. AO requer a ativação de suportes organizacionais (psicossociais ou materiais). Inclui ainda a conversão de conhecimentos, por socialização e codificação, em conhecimento organizacional. Além de haver interdependência entre aprendizagem individual e organizacional, no sentido de que a segunda não se realiza sem a primeira, os contextos (inclusive o organizacional) definem o tipo e o escopo da aprendizagem individual. Os contextos são muito mais que lugares onde as aprendizagens se realizam; são meios e conteúdos das aprendizagens.

Aprendizagem, Memória e Gestão do Conhecimento

Construtos sócio-cognitivos da aprendizagem organizacional. Conceitos Definições Aquisição Coleta de informações primárias ou secundárias de fontes variadas. Implementação Aplicação de informações técnicas e mercadológicas. Disseminação Processos pelos quais informações de diferentes fontes são distribuídas e compartilhadas pelos integrantes. Pensamento Ações intencionais, fundamentadas e direcionadas a um objetivo, envolvendo resolução de problemas, formulação de inferências, cálculo de probabilidades e tomada de decisões. Desaprendizagem Processo de redução ou eliminação de hábitos e conhecimentos pré-existentes. Improvisação Planejamento e implementação simultânea de alguma ação. Produção de sentido (sensemaking) Atribuição de sentido a dados e informações. Fonte: Akgün, Lynn e Byrne (2003).

Análise comparativa de conceitos relacionados à aprendizagem individual e coletiva. Definições Aprendizagem Individual Aprendizagem coletiva Aquisição de novas aprendizagens Processos internos e comportamentos voltados à captação de novas informações e conhecimentos. Alguns são intencionais outros não. Requerem atenção do indivíduo a novos estímulos e um ambiente propício à aquisição. Conceito referente a ações intencionais da organização, voltadas à coleta de informações (primárias ou secundárias) em fontes variadas, bem como a captação de novos conhecimentos e competências relevantes para a organização. Compreendem aquisição externa, que se caracteriza por esforços organizacionais de contratação de especialistas, participação em treinamentos externos, participação em seminários, contratação de consultores; benchmarking e aquisição interna, que ocorre por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento, experiências de aprender fazendo, entre outras.

Análise comparativa de conceitos relacionados à aprendizagem individual e coletiva. Codificação e Produção de Sentido Codificação é um processo psicológico individual, geralmente não consciente, dependente de estruturas de conhecimento armazenadas na memória pessoal. Envolve a compreensão pelo indivíduo de novos conhecimentos. Pode ser estimulada pelo contexto externo com estratégias de apoio à classificação pelo indivíduo dos novos conhecimentos em categorias de conteúdo bem definidas e facilmente acessíveis. Codificação em organizações diz respeito a processos que envolvem atividades de combinação como coleta, compilação, edição e disseminação de conhecimentos explícitos. A codificação é parte dos mecanismos organizacionais de conversão de conhecimento tácito e explícito e envolve, por exemplo, atividades de elaboração de procedimentos, certificações e especificação de materiais. Depende dos processos sociais de produção coletiva de sentidos e compartilhamento de memória.

Análise comparativa de conceitos relacionados à aprendizagem individual e coletiva. Retenção ou memória de curto prazo Memorização de curto prazo de informações verbais e procedimentais de uso instantâneo e não recorrente. Arquivamento temporário de informações e documentos de uso imediato e corrente, que não precisam ser arquivadas por longos períodos de tempo. Retenção (de longo-prazo) Memorizações de informações verbais e procedimentais que são ou deveriam ser armazenas na memória do indivíduo por muito tempo. Coleta e arquivamento intencional de informações relevantes sobre decisões, resultados organizacionais, bem como captação e conversão de conhecimentos implícitos contidos em relatos de ocorrências surpreendentes, respostas produzidas pela organização em diferentes situações. Decisões não registradas por escrito sobre a história da organização, falhas e erros cometidos pela organização, estratégias de superação de problemas. Compreende o compartilhamento de visões, conhecimentos, valores, histórias, emoções e afetos, definida com memória coletiva.

Análise comparativa de conceitos relacionados à aprendizagem individual e coletiva. Desaprendizagem e esquecimento Esquecimento refere-se a dificuldades de recuperação e recordação de conhecimentos na memória de longo-prazo, descarte automático de informações presentes na memória de curto-prazo e outros processos afetivos, motivacionais e emocionais. A “desaprendizagem” diz respeito ao esforço do indivíduo para reduzir ou eliminar hábitos e comportamentos inadequados ou anacrônicos.. Esquecimento e desaprendizagem, no nível da organização, referem-se a processos organizacionais de redução ou eliminação de hábitos e conhecimentos pré-existentes.

Transferência de aprendizagem Transferência de aprendizagem está relacionada à capacidade de generalização e aplicação de novos CHAs em diferentes contextos. Improvisação em organizações diz respeito ao planejamento e implementação simultânea de alguma ação, que requer o uso de conhecimentos prévios dos indivíduos e da organização, de modo que possam produzir novas combinações de resposta a problemas para os quais não há solução estruturada ou padronizada. Socialização e Disseminação de Conhecimentos Externalização refere-se aos esforços despendidos pelo indivíduo para transmitir a outras pessoas conhecimentos habilidades e atitudes, bem como a sua disposição para compartilhar informações relevantes. Na organização os processos coletivos de geração de conhecimentos e aprendizagem envolvem: a Socialização (aprendizagem informal e geração compartilhada de conhecimentos); a Externalização (relacionada a processos de conversão de conhecimentos tácitos em explícitos por meio de uso de metáforas, analogias ou narrativas); a Combinação (referente a processos de coleta, compilação, edição e disseminação de conhecimentos explícitos) e a Internalização (relacionada à adoção de conhecimentos explícitos em atividades do dia a dia e em ações que favorecem o aprender fazendo e a experimentação).

Ações de promoção e suporte à aprendizagem em organizações Suportes à aquisição: valorizar a colaboração e troca de experiências entre profissionais, promover a cultura de transmissão de conhecimentos para colegas, desenvolvendo habilidades de comunicação oral e escrita, preparação e divulgação de materiais instrucionais e estudos de caso contendo lições aprendidas e solução de problemas de trabalho. Disponibilização de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem e suporte ao desempenho Suportes à memorização: Oportunizar a aplicação de novas aprendizagens em diferentes situações e problemas Disponibilizar suportes ao desempenho, roteiros, esquemas conceituais que facilitem a recuperação de conhecimentos relevantes Oferecer feedbacks educativos

Ações de promoção e suporte à aprendizagem em organizações Suportes ao esquecimento ou à desaprendizagem: Divulgar informações sobre novas e mais eficientes tecnologias de trabalho Informar sobre competências declinantes que precisam ser substituídas por outras ou abandonadas Divulgar amplamente análises que indiquem competências emergentes valorizadas pela organização Antecipar-se criando programas para desenvolvimento de competências emergentes Suportes à transferência Apoiar o comportamento proativo no desenvolvimento de novos projetos de trabalho Suportes à socialização e disseminação Incentivar o compartilhamento de nova ideias e propostas de trabalho

Agenda avaliação de demandas de aprendizagem de competências emergentes, identificação de competências declinantes que precisam ser substituídas por outras mais eficientes; avaliar restrições à aprendizagem, identificando estratégias individuais e coletivas para superá-las; análise de demandas coletivas de aprendizagem em processos transversais de trabalho, que extrapolem o nível de tarefas e unidades organizacionais; (5) descrição do perfil cognitivo e motivacional do público–alvo das ações de estímulo à aprendizagem, de modo a diversificar e ampliar o acesso á recursos de apoio à aprendizagem no trabalho. (6) Analisar a contribuição relativa das aprendizagens informal e formal no desenvolvimento de competências no e para o trabalho. (7) Identificar situações nas quais uma é superior à outra em termos de eficiência e eficácia.

Obrigada gardenia.abbad@gmail.com thais.zerbini@gmail.com