Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso

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Transcrição da apresentação:

Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso Método para a aprendizagem da leitura e da escrita, Sistema de aprendizagem, Metodologia geral para a implementação e desenvolvimento do programa.

Método para a aprendizagem da leitura e da escrita Método composto global com utilização dos números para facilitar o processo de aprendizagem, parte do conhecido (os números) para chegar ao desconhe-cido (as letras).

Quanto ao conteúdo: Porque, para a aprendizagem da leitura e da escrita, parte de uma ideia ou frase para motivar o debate e a reflexão; Tem como objectivo social de referência a inserção activa dos participantes na comunidade.

Quanto as suas funções Não se limita só à aprendizagem da leitura e da escrita, vai muito mais longe. persegue uma alfabetização mais concientizadora e transformadora, além de escolarizante, tem como objectivo social de referência a inserção activa dos participantes na vida económica, social e política na comunidade e no país .

Quanto a seu enfoque integrador • Integra ao processo de aprendi-zagem da leitura e da escrita componentes de tipo educativo, social, cultural e político.

Por que é um método composto? Porque emprega de forma combi-nada métodos analíticos e sinté-ticos utilizados para a apren-dizagem da leitura e da escrita.

Método composto ou global. Enfatiza o aspecto significativo da linguagem. Parte do sentido da ideia, frase ou oração-chave que facilita o debate e a reflexão. Realiza-se a análise dos seus elementos e logo se reconstroem no processo de síntese para formar novas palavras, frases ou orações.

Principios pedagógicos O método é socializador e contribui à formação integral do homem; Vincula-se com a vida e o meio sócio- cultural; Centra sua atenção na aprendizagem da leitura da escrita e do cálculo.

Sistema de aprendizagem A VÍDEO-AULA Participantes O facilitador A cartilha

Estrutura interna da vídeo-aula. A aula tem um carácter global e no seu desenvolvimento passa por três momentos: Introdução Aprendizagem da leitura ,escrita e do cálculo Exercitação e Consolidação

Utilização dos números como recur-so mnemotécnico para facilitar o processo de aprendizagem. 1 a A casa 1 1 Uma casa moçambicana 1 1 1 1 1 1

EXEMPLO: Atividade que desenvolve o professor televisivo. (Estudo do l) Frase: U m a f a m í l i a moçambicana. 5 1 1 3 6 3 1 4 1 3 1 1   f a m í l i a 1 3 6 3 1 f a - m í- l i a 6 l la le li lo lu al el il ol ul

Etapas de aprendizagem da leitura, escrita e do cálculo. 1-treinamento (controlo muscular e números) 2- Aprendizagem da leitura ,da escrita o do cálculo . 3- Consolidação.

Etapas de aprendizagem da Leitura e da Escrita. 1. Treinamento 2. Ensino da leitura e da escrita 3. Consolidação da lei- tura e da escrita 10 aulas. 13 aulas. 42 aulas. Dificultades do idioma. Dígrafos e cálculo. Uma consolidação cada 5 aulas. Desenvol-vimento da Expressão oral. Familiari- zação. Habilida- des psico-motoras. Números 0-30 Exercitação de traços. Estudo de novas letras. Estudo das vogais. Consolidação Redacção. 23 19 11 aulas aulas aulas 2 aulas 5 aulas 5 aulas Total 65 aulas

Sessão de trabalho -Tele aula Nº 1…………….. 30 mtos. -Trabalho com o facilitador 30 mtos. -Tele aula Nº 2……………. .. 30 mtos. -Trabalho com o facilitador.. 30 mtos. Total…………………. 2 horas.

Durante o desenvolvimento das sessões de trabalho se deve: Propiciar as condições para que os participantes sejam ativos no processo de estudo; Promover a reflexão e intercâmbio de experiências e debate entre os participantes.

Continuar a exercitação do aprendido utilizando os mesmos tipos de exercícios e atividades que se realizam na tele-aula; Atender às diferenças individuais dos participantes oferecendo uma ajuda indivi-dualizada àqueles que apresentam maiores dificuldades.

Vantagens do Programa Pode abranger ao mesmo tempo a um maior número de pessoas iletradas; Não requer de uma grande quantidade de profissional nem de alfabetizadores; A sua organização metodológica propícia o desenvolvimento das potencialidades do alfabetizando; Não precisam da existência de instituições escolares para a sua execução;

Acrescenta-se a autoestima do iletrado pois nas aulas estimula-se constantemente o trabalho deles; A cooperação familiar se faz mais flexível possibilitando a aplicação de variantes organizavas; Os alfabetizandos perdem o medo de falar em reuniões, o que permite sua participação mais aberta na comunidade ao expressar o que sintam, o que pensam, ou seja, começam a dar opiniões o que denota uma melhor expressão oral, isto garante a sua incorporação á sociedade.