UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Encontro com professores
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
“Universidade e Escola”
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Ministério da Educação
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Políticas Públicas de Formação Profissional de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento Sustentável: a experiência do CEETEPS e do SENAC de 1976 a 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC

PROEJATEC - Projeto de Cooperação Acadêmica entre a UFC, CEFETCE e CEFEPA para Fomento de Ações Colaborativas no Âmbito do PROEJA-CAPES/SETEC. Instituição Líder: Universidade Federal do Ceará – UFC Instituições Participantes: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFETCE Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFETPA

Coordenação do Projeto: Coordenador-Geral: Prof. Dr. HERMÍNIO BORGES NETO – Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará Coordenação Pedagógica- Eliane Dayse Pontes Furtado Coordenadores das Instituições Co-responsáveis: Coordenador do CEFETCE: Profa. Dra. Glória Maria Marinho – Diretora de Pesquisa e Pós-graduação Coordenador do CEFETPA: Prof. Dr. Otávio Fernandes Lima da Rocha

Objetivo Geral Estabelecer uma rede de cooperação institucional que promova a realização de projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas instituições parceiras, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, contribuindo, assim, para expandir e fortalecer esta modalidade no Ceará e no Pará, bem como desenvolver e consolidar o pensamento regional e nacional na área.

Objetivos Específicos Formar docentes e pesquisadores vinculados ao CEFETCE e CEFETPA em Educação; Aperfeiçoar a pesquisa e consolidá-la como instrumento imprescindível ao desenvolvimento da Educação Profissional integrada a EJA; Valorizar a docência e melhorar a auto-estima dos professores Ampliar a produção científica e tecnológica no âmbito da Educação Profissional integrada a EJA;

Fortalecer os Núcleos de Pesquisas das Instituições parceiras ampliando as suas linhas de pesquisa Ampliar a participação das Instituições em eventos científico-acadêmicos vinculados à Educação; Desenvolver metodologias e intervenções pedagógicas orientadas para a Educação Profissional integrada a EJA; Utilizar tecnologias de informação e comunicação para desenvolvimento de atividades colaborativas e Educação à distância orientadas para a Educação Profissional integrada a EJA;

Áreas Temáticas Integração dos componentes curriculares face às especificidades do contexto social da EJA; Relação entre trabalho e educação na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; Formação inicial e continuada de professores para atuação na temática do projeto Prática de ensino na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos: teoria e prática; Ciência e tecnologia em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; Estudos de currículos integrados envolvendo a Educação Básica e a Profissional e Tecnológica, na direção dos desafios colocados pelo desenvolvimento

Linhas de Pesquisa: Avaliação Educacional. Educação, currículo e ensino. História, memória e política educacional. Movimentos sociais, educação popular e escola. Trabalho e educação;

Ações Previstas Celebração de Convênio para implantação da Rede de Cooperação Acadêmica entre os parceiros Desenvolvimento de pesquisas colaborativas dentro das áreas de abrangências e linhas de pesquisa especificadas Expansão e fortalecimento do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFC Realização de seminários e videoconferências sobre a temática

Suporte conceitual e técnico-pedagógico para adequação, melhoria e expansão da oferta de educação profissional integrada a EJA no CEFETCE e CEFETPA; Publicação de produções científicas e tecnológicas mediante ação colaborativas entre os pesquisadores participantes do projeto; Implantação de um Programa de Pós-graduação Lato Sensu semi-presencial no CEFETCE e CEFETPA;

Início do projeto: maio de 2007 Término do projeto: dezembro 2011 Vagas para os CEFETEs: 8 mestrado 8 doutorado No. de bolsas: 3 de mestrado 3 de doutorado -

   Resultados Esperados: Formação de 08 (oito) Mestres e 08 (oito) Doutores em Educação do quadro permanente dos CEFETCE e CEFETPA, Consolidação dos Grupos de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica no CEFETCE e CEFETPA; Consolidação de uma Publicação Editorial específica sob a forma de um livro Realização colaborativa de pelo menos 3 (três) seminários e 08 (oito) vídeo conferências

   Realização de até 18(dezoito) missões de pesquisa e docência, Publicação mínima de 80(oitenta) trabalhos completos em congressos de Educação e 20(vinte) artigos em revistas científica especializadas Implantação de (2) duas turmas do Curso de Especialização Semi-presencial em educação profissional integrada a EJA em cada CEFET partícipe do projeto, com previsão de formação de 80(oitenta) especialistas nesta modalidade educacional;

   Ações Realizadas   Uma (1) missão ao CEFETE/PA; Celebração dos convênios com o CEFETE Pa e Ce; Constituição de um grupo de professores para estudo do projeto e encaminhamentos operacionais; Duas (2) reuniões com os coordenadores e o grupo de pesquisa da UFC e Cefete/Ce; Constituição do grupo de pesquisa; Levantamento e leitura da base legal das áreas confluentes (Trabalho e Educação, EJA e Educação Profissional) no PROEJA/TEC;    

Discussão com a equipe de coordenação da Pós-graduação Levantamento de bibliografia das áreas confluentes para leitura e discussão no grupo de pesquisa; Discussão com a equipe de coordenação da Pós-graduação sobre as especificidades do Edital de Seleção (demanda induzida); Levantamento da demanda vinda dos cursos dos CEFETEs; Levantamento de possíveis orientadores; Discussão e planejamento da oferta de disciplinas; Levantamento de alunos com possibilidade de receber as bolsas  

“NINGUEM É ANALFABETO POR OPÇÃO” PAULO FREIRE.