Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
MARIA APARECIDA TRARBACH
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Programa Ler e Escrever
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa Dra Ana Lúcia Tinoco Cabral Prof Dr. Carlos Fernando de Araújo Júnior Prof Mestre Ivan Carlos Alcântara de Oliveira Profa Dra Rita Maria Lino Tarcia

O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

O tempo, a sociedade, a cultura, a ciência e a educação

Objetivo Apresentar um modelo organizacional que oriente não só a produção de conteúdo mas também, e principalmente, a concepção das disciplinas constitutivas de cursos de graduação e pós-graduação a fim de criar condições efetivas para a aprendizagem do aluno.

Como gerar a Aprendizagem? Na modalidade não presencial ou a distância, na maioria das vezes, utiliza-se um ambiente virtual que, por si só, não é gerador de aprendizagem. As condições de aprendizagem emergem à medida que os recursos do ambiente são explorados de forma coerente com o objetivo da disciplina e as características do conteúdo. .

Como gerar a Aprendizagem? Nesse sentido, além do conhecimento pleno da área em que a disciplina está inserida e das ferramentas disponíveis no ambiente virtual é importante que o conteudista explore alguns aspectos, tais como: criatividade, lógica, visão inovadora, diferentes formas de exploração, contextualização da disciplina, linguagem argumentativa e dialógica, bom humor, afetividade, objetividade, clareza, caráter investigativo, funcionalidade das ferramentas no ambiente virtual.

Como gerar a Aprendizagem? Visando a orientar o trabalho de produção de material referente às disciplinas, o NEAD apresenta um modelo organizacional centrado em objetivos e organizado em dimensões de conteúdo distanciando-se, assim, do modelo de aulas presenciais pautado em horas/aula.

Como gerar a Aprendizagem? Neste caso, o conteúdo será organizado a partir de unidades temáticas mais amplas. Cada unidade temática constitui-se como um todo e está diretamente relacionada com as demais unidades, garantindo a coerência da disciplina no seu todo.

Apresentação Virtual – AV (Unidade de tempo: 2h) Eventos Pedagógicos Apresentação Virtual – AV (Unidade de tempo: 2h) AV tem a função de relacionar a unidade temática com a disciplina de maneira geral, oferecendo uma visão sistêmica da unidade, estabelecendo relações com o todo da disciplina, entre unidades anteriores e posteriores e destacando a importância e as contribuições da unidade para a formação do profissional ou perfil profissiográfico, contido no projeto político do curso.

b) Conteúdo Expandido - CE Eventos Pedagógicos b) Conteúdo Expandido - CE CE tem a função de expandir os conteúdos constitutivos da unidade temática, com elementos de relação que definem o eixo da disciplina, abordando-os de forma a orientar a aprendizagem do aluno e detalhar os tópicos da unidade.

c) Conteúdo Aprofundado - CA Eventos Pedagógicos c) Conteúdo Aprofundado - CA CA tem a função de aprofundar o conteúdo, com o detalhamento e a sistematização de cada conteúdo da unidade, com o referencial teórico aprofundado e com os exercícios de sistematização do conteúdo trabalho.

Eventos Pedagógicos d) VideoAula – VA (Unidade tempo: 10m) Videoaula assume o papel de eixo articulador e orientador da aprendizagem do aluno, na medida em que contextualiza a temática a ser trabalhada no CE e no CA que a sucederão, da mesma forma que recupera a temática trabalhada anteriormente, relacionando-a com a seguinte.

Eventos Pedagógicos d) VideoAula – VA (Unidade tempo: 10m) Também assume a função de auxiliar ao aluno na orientação do aprendizado permitindo que ele estabeleça relações entre os eventos (CE/CA) realizados e aqueles a serem realizados. De acordo com o projeto da disciplina, pode assumir um caráter desafiador e, portanto, motivador para a temática subseqüente. Identifica-se, nesse evento de aprendizagem, a importância da linguagem como eixo de mediação da aprendizagem e interação com o aluno.

Eventos Pedagógicos AV - 2h 30min. – Explanação geral do conteúdo da unidade temática, seus objetivos e sua pertinência em relação à disciplina como um todo e à realidade do aluno. 20min. – Interação do professor com a turma visando à motivação e à construção de relações pessoais. Esse momento também propicia o levantamento de inquietações, expectativas, dúvidas relativas a unidades anteriores. 30min. - Atividade pré-elaborada de caráter diagnóstico. 30min. – Apresentação dos resultados da Atividade, breve explanação sobre as dificuldades identificadas na atividade, orientações, lembretes e assuntos pertinentes à continuidade da unidade, se for o caso. 5min. - Intervalo

Eventos Pedagógicos Objetivo CE – 3h Objetivo Criar condições para que o aluno seja capaz de: - contextualizar os tópicos na unidade temática; - responder a desafios e refletir sobre situações problema e propor soluções referentes à temática da unidade; - sentir-se motivado para o conhecimento e o trabalho propostos na unidade. Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - hierarquização dos tópicos da unidade; - destaque dos aspectos relevantes; - exemplificação de forma a aproximar da realidade do aluno e da aplicação prática; - ilustrações por meio de multimídia (imagem, som, vídeo) e/ou Objeto de Aprendizagem. Sugestões de Atividades e Recursos: - fórum para discussões; - páginas de grupos; - exercícios de aplicação imediata; - avaliação como encaminhamento para aprofundar conteúdos.

Eventos Pedagógicos Objetivos CA – 5h Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - divisão dos conteúdos em informações básicas e complementares; - leitura de textos: produzidos pelo professor, orientados por links na Internet, contidos em livros referenciados na bibliografia da disciplina. Objetivos Criar condições para que o aluno seja capaz de: - aprofundar o conteúdo da unidade temática em suas especificidades; - construir o referencial teórico; - apropriar-se do conteúdo da unidade; - aplicar de forma sistemática o conteúdo. Sugestões de Atividades e Recursos - exercícios de Sistematização; - exercícios básicos e complementares; - dropbox, exercícios eletrônicos com auto-correção, relatórios de leitura, pesquisa, atividades em grupos; - fórum para esclarecimento de dúvidas.

Eventos Pedagógicos Objetivos VA – 10m Objetivos Criar condições para que o aluno seja capaz de: - articular conhecimentos; - responder a desafios; - sentir-se e manter-se motivado para a aprendizagem. Estratégias adotadas pelo professor para o desenvolvimento dos tópicos - exploração da linguagem centrada em exemplos e situações problema relacionadas com o cotidiano do aluno e com a temática em questão. Recursos - videoaula. - recursos complementares: imagens isoladas, imagens em seqüência de powerpoint, fragmentos de filmes, objetos da realidade, entre outros.

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional Disciplinas de 40h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web; AP = Avaliação Presencial eletrônica - corresponde a 5h (Disciplinas de 40h) ou 2h (Disciplinas de 22h); formato presencial. Cada bloco de 5h equivale a 1 semana. Cada semana é composta de 1 AV + 1 CE ou somente de 1 CA. O total de semanas para uma disciplina de 40h é de 8 semanas.

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional Disciplinas de 22h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web; AP = Avaliação Presencial eletrônica - corresponde a 5h (Disciplinas de 40h) ou 2h (Disciplinas de 22h); formato presencial. Cada bloco de 5h equivale a 1 semana. Cada semana é composta de 1 AV + 1 CE ou somente de 1 CA. O total de semanas para a disciplina de 22h é de 6 semanas. Observe que a 5ª semana, na disciplina de 22h, é composta somente de 2h de AV.

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico Disciplinas de 40h e 22h AV CE E/A CA Unidade Temática E/A = Exercícios/Atividades AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 5h por semana via web

Disciplinas do Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Modelo Organizacional Disciplinas de 80h AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h, ocorrendo aos sábados;; VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m, disponibilizada aos sábados, intercalando com as AV; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1 módulo de 3h30 ou 4h30 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1 módulo de 3h30 ou 4h30 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; AP = Avaliação Presencial eletrônica - correspondendo a 5h10; forma presencial. Observe que cada semana é composta de um bloco de 9h quando há os elementos: AV (2h) + CE (3h30) + CA (3h30) ou 9h10 quando há os elementos: VA(10m) + CE (4h30) + CA (4h30). O total de semanas para cada disciplina de 80h é de 9 ½ semanas aproximadamente.

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Modelo Organizacional Disciplinas de 40h VA = VideoAula - corresponde a 10m, disponibilizada aos sábados, intercalando com as AV; CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1 módulo de 1h55 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1 módulo de 1h55 por semana via web. O módulo com tempo menor ocorre quando há 1 AV; AP = Avaliação Presencial eletrônica - correspondendo a 3h40; forma presencial. Cada bloco de 2h05 (VA + 1 CE) ou 1h55 (1 CA) ou 3h40 (AP) equivale a 1 semana. Exceção: 1 VA no final da disciplina. O total de semanas para cada disciplina de 40h é de 19 semanas, aproximadamente. Isto ocorre porque esta disciplina acontece em paralelo com duas disciplinas de 80h ao longo de 1 semestre.

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico Disciplinas de 80h/a AV CE (3h30) CA (3h30) VA CE (4h30) CA (4h30) Unidade Temática CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 3h30 ou 4h30 por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 3h30 ou 4h30 por semana via web E/A = Exercícios/Atividades AV = Apresentação Virtual - corresponde a 2h; ocorrendo aos sábados VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m E/A

Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação – Esquema Pedagógico Disciplinas de 40h/a Nas disciplinas de 40h/a, a unidade temática não está definida numa seqüência de eventos CE/CA. Caberá ao professor estabelecer a relação entre conteúdos e eventos, de acordo com objetivos e o plano da disciplina. Esta flexibilidade justifica-se pelo período de oferta da disciplina. CE CA VA CE = Conteúdo Expandido - corresponde a 1h55 por semana via web CA = Conteúdo Aprofundado - corresponde a 1h55 por semana via web VA = Vídeo Aula - corresponde a 10m E/A E/A = Exercícios/Atividades