A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Introdução Educação, trabalho e cidadania Formação do trabalhador
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Universidade de Aveiro
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Possibilidades Didático-pedagógicas de utilização de AVAs
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Planejamento de Um Curso On-Line
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Revisita ao PPP.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O papel pedagógico do órgão gestor
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância Ademilde Sartori Jucimara Roesler

Características EaD Mediação humana através de equipe de profissionais que compõe um sistema tutorial. Mediação tecnológica através de recursos de comunicação e informação que proporciona a recepção e emissão de mensagens educativas, o diálogo com a instituição educativa e reduz a presença física. Diferentes linguagens a serviço da gestão da aprendizagem proporcionando interatividade e desenhos pedagógicos diferenciados. A comunicação têm ocupado o centro das discussões na EaD, uma vez que, permite que a educação se realize.

A gestão da aprendizagem São as ações vinculadas ao desenho pedagógico, ao sistema tutorial, aos serviços acadêmicos, a produção e distribuição dos materiais didáticos. Requer atenção aos cenários educacionais, ao gerenciamento e tomada de decisão sobre a implementação e avaliacão do processo ensino-aprendizagem. Parte de uma concepção pedagógica que irá fornecer os fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos para o desenho e práticas pedagógicas. A eficaz gestão da aprendizagem pressupõe o conhecimento do projeto do curso, da estrutura organizacional e acadêmica do programa de EaD e das atribuições dos diferentes agentes.

Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Produção material didático Secretaria acadêmica Definição dos objetivos educacionais Arquitetura de distribuição do conteúdo Modelo de interação Sistema de avaliação da aprendizagem Montagem, coordenação e acompanhamento da equipe de produção Cronograma de produção Distribuição Logística Avaliação Definição de papéis, atribuições e procedimentos Montagem e coordenação da equipe Escolha dos recursos de comunicação Horário de atendimento Suporte técnico Sistema tutorial Matrícula Registro acadêmico Expedição de documentos Certificação

Desenho Pedagógico Conjunto de ações relativas ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O desenho pedagógico define os objetivos educacionais, a concepção curricular, a escolha das mídias educativas e de comunicação, a concepção e execução dos materiais didáticos, a metodologia de ensino, os sistemas de avaliação da dinâmica do atendimento tutorial e das relações dos estudantes entre si. Inicia com a elaboração do projeto e é continuamente construído com a participação dos diversos profissionais que atuam na gestão da aprendizagem nas etapas de planejamento, implementação, execução e avaliação do curso.

O Desenho Pedagógico e as TIC Educação em tempos de cibercultura permite a construção do conhecimento em rede, exigindo competências comunicativas. Superação de modelos baseados na tutoria presencial. Na cultura ciberespacial, o usuário é interlocutor de mensagens educativas e de informações. Nos AVA os dispositivos de gestão pedagógica disponibilizam conteúdos, acompanhamento e suporte da aprendizagem. Os dispositivos de comunicação permitem assincronia e sincronia nas interações. Para a instituição há a exigência de elaboração de práticas de problematização, investigação e intervenção da realidade.

O Desenho Pedagógico e a produção de material Equipe multidisciplinar composta de docentes, desenvolvedores de conteúdo, conceptores de ambientes virtuais atuam na produção de materiais didáticos. O designer instrucional desenvolve ações relativas a metodologia de ensino a distância, a arquitetura de distribuição dos conteúdos, estratégias de redação, concepção pedagógica de ambientes on-line, estética dos materiais didáticos, avaliação de aprendizagem, cronograma de estudo e execução das disciplinas. O desenho pedagógico deve prever ações que possibilitem aos estudantes o alcance dos objetivos educacionais, das habilidades e competências da área do curso. Estratégias de ensino são lançadas para que o conteúdo proporcione visão ampla e crítica requeridas ao profissional e cidadão. A eficácia dos materiais será constatada após sua aplicação, através das intervenções dos agentes do sistema tutorial, da interação com os alunos e dos resultados da avaliação.

Gestão da aprendi-zagem Fases ações Planejamento Concepção/ Produção Implementação/ Execução Avaliação Gestão da aprendi-zagem Análise de cenários Definição do público-alvo Elaboração do projeto Credenciamento Desenho pedagógico Produção do material didático Concepção do Sistema Tutorial Organização da Secretaria Acadêmica Processo seletivo Matrícula Organização das turmas Logística de distribuição dos materiais didáticos Atendimento aos alunos Acompanhamento e avaliação da aprendizagem Avaliação do processo ensino-aprendizagem