Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pontifícia Universidade Católica
MOMENTO DE REFLEXÃO.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo - Escola do Futuro
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Portal Educacional Clickideia
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Escola Comum e Inclusão
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM OUVIDORIAS
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Laboratório de Ensino a Distância
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Papel do Tutor em EAD.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Alfabetizando com informática
O uso das tecnologias na escola
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes

Aprendizagem Educação a Distância Estrutura Diálogo Autonomia (Moore, 1993)

Redes de conhecimento by Delaunay

Pessoas EAD Processos Tecnologia

Pessoas EAD Motivação Vínculos Presença virtual “Silenciosos”

EAD Modelos de ensino Tradicional Autônomo Processos Colaborativo Projetos “Mix” Transdisciplinaridade Problemas / descoberta EAD Processos

EAD Projetos “Mix” Transdisciplinaridade Processos solução de problemas - aprendizagem por descoberta retorno reflexivo divergência e convergência “solitário” e “solidário” Processos

EAD Modelo de ensino por projetos Projetos: autonomia, responsabilidade, problemas Dewey, 1905 Kilptratick, 1935 Problem Based Learning Lebow (1993), Duffy and Jonassen (1992) and Duffy, Lowyck, and Jonassen (1993) Projetos de Trabalho Hernandez, 1996 EAD Processos

EAD Tecnologia Ambientes EAD Sites/ Portal Informação Interação Publicação

Projeto Telemar Educação comunidade virtual de aprendizagem Formação de formadores e professores presencial e a distância Implementação do computador como ferramenta educacional Integração de novas práticas educacionais, fundamentadas na Modelo de ensino por projetos e Transdisciplinaridade .

Demandas Necessidade de reformulação da proposta inicial de capacitação dos formadores e acompanhamento presencial das ações nos 16 estados que passou a ser a distância. Ausência de um ambiente virtual apropriado para a formação de formadores e professores e acompanhamento a distância do PTE nas escolas. O site concebido inicialmente para o Projeto não atendeu as novas demandas. Falta de um sistema informático de gestão eficiente para o registro, acompanhamento e avaliação das práticas formativas.

Resultados - Participação Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações. Iniciado: Formadores e professores em processo de formação. Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário. Líder: Formadores, professores multiplicadores, alunos monitores . Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do Projeto e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro – USP. (Kim, 2000)

Resultados – Práticas formativas Participação de 135 educadores - 90% concluintes 45,9% do número de inscritos Justificativas: Acúmulo de atividades na escola Esquecimento Inscrição em mais de um curso ( tempo) Instabilidade da conexão Falta de equipamento

Recomendações Readaptação do calendário Motivação e conscientização da importância da participação – Implementação do Projeto Valorização e reconhecimento dos professores participantes e das respectivas escolas Inserção de termo de compromisso – na inscrição Automatização do número de inscrições/ vagas – 20% a mais

Silvia Fichmann silviaf@futuro.usp.br LINCA