Fundação Roberto Marinho Processos de Mediação com uso das TICs Fundação Roberto Marinho
autonomia – inovação – participação - inclusão - sustentabilidade MULTICURSO Formação Continuada Material Didático para os alunos Modelo Híbrido autonomia – inovação – participação - inclusão - sustentabilidade MATEMÁTICA Ensino Médio – Goiás 2003: 20 educadores 2004: 2400 educadores 2005: 3000 educadores 2006: 3000 educadores
OBJETIVO A construção de uma rede que visa à ação cooperativa de todos os participantes em torno da aprendizagem integrada, da produção coletiva de conhecimentos e da resolução de problemas.
Rede de Aprendizagem Cooperativa Avaliação Externa Grupo Cadastramento Encontros Presenciais Roteiros de estudos Ambiente Virtual Interação Mediação Gestão Formação continuada de todas as instâncias
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES Objetivos: Garantir unidade conceitual ao programa Discutir questões e temas relativos à área pedagógica Desenvolver competências relativas à tutoria online Desenvolver habilidades gerenciais e de interação social Promover a formação de uma comunidade de aprendizagem cooperativa Espaço exclusivo no ambiente virtual
AMBIENTE VIRTUAL Comunicação e interação permanente Espaço de aprendizagem cooperativa Acesso à atividades, cadastros e consultas Ferramentas e Espaços diversos Materiais de apoio Estímulo a criatividade, autoria e autonomia
TUTORES X GRUPOS Orientar e acompanhar Analisar e enviar as atividades Promover fóruns e chats Publicar resenhas de textos debatidos no seu blog Publicar as melhores atividades no mural, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos
GESTÃO DE PROCESSOS Cada tutor 16 grupos de estudo Cada GEMA 8 a 15 educadores Relacionamento tutor coordenador de GEMA
INOVAÇÃO Tutor Referência: Gerencia a troca de idéias e experiências entre tutores e autores dos materiais Garante uniformidade de orientação aos GEMAs Estimula e alimenta um ambiente de troca, cooperação, comunicação e parceria Auxilia na gestão do tempo
PRODUTOS Construção Coletiva Referencial Curricular Plano de Curso de Matemática Artigos do LAB
PROBLEMAS E DESAFIOS ENFRENTADOS Falta de hábito de registro e comunicação escrita dos problemas enfrentados pelos docentes Falta de laboratórios com computadores conectados à internet nas escolas Dificuldade, por parte dos educadores, de uso de meios eletrônicos
NÚMEROS DE GOIÁS 2004 - 2006 1.930.059 acessos 4.631 participantes cadastrados 8.384 tarefas enviadas/corrigidas 341 artigos e relatos de experiências 90 chats, 112 fóruns e 245 blogs 144 horas de oficinas de AV nos seminários
Coordenadora de Projetos www.multicurso.org.br Mariana Pinho Coordenadora de Projetos mariana.pinho@frm.org.br