Fundação Roberto Marinho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estágio de Apoio Docente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maio / 2006.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Educação Ambiental - GPEEA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Programa Ler e Escrever
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Alfabetizando com informática
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Fundação Roberto Marinho Processos de Mediação com uso das TICs Fundação Roberto Marinho

autonomia – inovação – participação - inclusão - sustentabilidade MULTICURSO Formação Continuada Material Didático para os alunos Modelo Híbrido autonomia – inovação – participação - inclusão - sustentabilidade MATEMÁTICA Ensino Médio – Goiás 2003: 20 educadores 2004: 2400 educadores 2005: 3000 educadores 2006: 3000 educadores

OBJETIVO A construção de uma rede que visa à ação cooperativa de todos os participantes em torno da aprendizagem integrada, da produção coletiva de conhecimentos e da resolução de problemas.

Rede de Aprendizagem Cooperativa Avaliação Externa Grupo Cadastramento Encontros Presenciais Roteiros de estudos Ambiente Virtual Interação Mediação Gestão Formação continuada de todas as instâncias

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES Objetivos: Garantir unidade conceitual ao programa Discutir questões e temas relativos à área pedagógica Desenvolver competências relativas à tutoria online Desenvolver habilidades gerenciais e de interação social Promover a formação de uma comunidade de aprendizagem cooperativa Espaço exclusivo no ambiente virtual

AMBIENTE VIRTUAL Comunicação e interação permanente Espaço de aprendizagem cooperativa Acesso à atividades, cadastros e consultas Ferramentas e Espaços diversos Materiais de apoio Estímulo a criatividade, autoria e autonomia

TUTORES X GRUPOS Orientar e acompanhar Analisar e enviar as atividades Promover fóruns e chats Publicar resenhas de textos debatidos no seu blog Publicar as melhores atividades no mural, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos

GESTÃO DE PROCESSOS Cada tutor 16 grupos de estudo Cada GEMA 8 a 15 educadores Relacionamento tutor coordenador de GEMA

INOVAÇÃO Tutor Referência: Gerencia a troca de idéias e experiências entre tutores e autores dos materiais Garante uniformidade de orientação aos GEMAs Estimula e alimenta um ambiente de troca, cooperação, comunicação e parceria Auxilia na gestão do tempo

PRODUTOS Construção Coletiva Referencial Curricular Plano de Curso de Matemática Artigos do LAB

PROBLEMAS E DESAFIOS ENFRENTADOS Falta de hábito de registro e comunicação escrita dos problemas enfrentados pelos docentes Falta de laboratórios com computadores conectados à internet nas escolas Dificuldade, por parte dos educadores, de uso de meios eletrônicos

NÚMEROS DE GOIÁS 2004 - 2006 1.930.059 acessos 4.631 participantes cadastrados 8.384 tarefas enviadas/corrigidas 341 artigos e relatos de experiências 90 chats, 112 fóruns e 245 blogs 144 horas de oficinas de AV nos seminários

Coordenadora de Projetos www.multicurso.org.br Mariana Pinho Coordenadora de Projetos mariana.pinho@frm.org.br