DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2012/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Divisão de Inovação e Tecnologia - DIT
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Equivalente à média dos países da OCDE
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Ministério da Educação
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Equivalente à média dos países da OCDE
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Promovendo Soluções Sociais
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Educação básica de qualidade para todos
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Empresa Junior.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS Apresentação dos novos Resultados da Pesquisa Natal Agosto de 2005.
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Atuação dos agentes de Controle Social
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Visão de Futuro na Elaboração de Projetos CADRE Distrital – Experiência Piloto Marcelo D. Haick Rotary Club Santos-Praia Distrito Governador
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2012/2013

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO Antônio Augusto Pinent Tigre Carlos Macchi Margaret Tse Componentes da FEDERASUL: Maria Cecília Medeiros de Farias Kother Paulo Renato Menzel Régis Luiz Conte Ricardo Sondermann Mariza Abreu Componentes Convidados: Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado Coordenação: Maria Cecília Medeiros de Farias Kother Presidente: Ricardo Russowsky

APRESENTAÇÃO A área da educação, objeto da responsabilidade da Divisão de Educação da FEDERASUL, pela sua natureza, foi escolhida pelo Presidente Ricardo Russowsky como uma das metas prioritárias da sua gestão. Neste enfoque preferencial do tema “Educação”, as ações da Divisão estarão abertas e ativas para, com o seu trabalho, sugerir, alertar e contribuir de forma positiva para com a comunidade.

APRESENTAÇÃO A complexidade do tema Educação requer: a) Retomada de valores essenciais ao desenvolvimento do processo educacional; b) Presença e participação responsáveis da família, da sociedade e dos governos no processo educativo; c) Revisão e atualização do conhecimento (conteúdo) e da metodologia de ensino; d) Autovalorização e heterovalorização dos professores.

PROPOSTA A Divisão de Educação se propõe a atuar na educação enquanto processo formativo e informativo, de acordo com as suas possibilidades, revestida de pressupostos de responsabilidade e seriedade.

OBJETIVO Elaborar e desenvolver um Plano de Ação em consonância com o Plano Geral da Federasul, mostrando à comunidade que a Educação é o único e primordial instrumento para a solução dos problemas pessoais, sociais e comunitários.

Estrutura do Plano de Ação Parcerias e suas Forças pela Educação Programas Parcerias e suas Forças pela Educação Caminhos da Educação

Parcerias e suas Forças pela Educação Projeto Ecoando Educação Fazer da informação um Eco da Educação nas áreas que, de certa forma, interferem na vida dos cidadãos. Objetivo Parceria entre Federasul e Ministério Público/RS Palestra mensal aberta ao público - auditório da Federasul Descrição Palestrantes renomados que contribuam com suas experiências para o projeto

Parcerias e suas Forças pela Educação Projeto Controle Social b) Projeto Controle Social Levar ao conhecimento do público a importância da Educação na busca do Controle Social Objetivo Parceria entre Federasul e Tribunal de Contas/RS Demonstrar a importância do Controle Social Descrição Demonstrar como exercer o Controle Social nas comunidades por intermédio das ACIs

Programa Caminhos da Educação II) Programa Caminhos da Educação Objetivo Desenvolver ações na linha formativa e informativa que contribuam para a melhoria da Educação

Programa Caminhos da Educação Projeto “Educação: Caminho de Todos” II) Programa Caminhos da Educação a) Projeto “Educação: Caminho de Todos” Intensificar o debate sobre a realidade da educação com os sócios da Federasul e a sociedade gaúcha Objetivo Realização de palestras e apresentações Descrição Meetings – “Café da Manhã” e “Tá na Mesa”

Programa Caminhos da Educação Projeto “Aliados pela Educação II) Programa Caminhos da Educação b) Projeto “Aliados pela Educação Estabelecer parcerias empresas/empresários escolas públicas municipais Objetivos Melhorar a qualidade do ensino no Rio Grande do Sul Implementar Projeto-Piloto - 5 escolas a partir de 2013 Proposta Contatar a Parceiros da Educação/SP para conhecer a sua proposta e obter autorização para utilização do método Divulgar a proposta para associados/Federasul e empresas privadas Contatar prefeitos para adesão das prefeituras e definição das escolas

Objetivo II) Programa Caminhos da Educação c) Projeto “Economia Local e Educação Profissional Objetivo Apoiar, por meio de assistência técnica e/ou financeira, cursos e programas de qualificação de trabalhadores em articulação com as demandas do desenvolvimento econômico local.

Programa Caminhos da Educação Curso de “Aperfeiçoamento Empresarial II) Programa Caminhos da Educação d) Curso de “Aperfeiçoamento Empresarial Desenvolver conteúdos que propiciem aos empresários uma complementação aos seus conhecimentos, visando à sua aplicabilidade na atuação dos seus negócios. Objetivo Nº de Horas: 50h/a Início: agosto/2012 Local: FEDERASUL e/ou ACIs

Aperfeiçoamento Empresarial CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Cenários do “eu” e do “outro” como elementos geradores de confiança Relacionamentos Interpessoais O desafio de conduzir pessoas através de cenários complexos e dinâmicos Liderança Compreender a importância da motivação como impulsionadora de ações efetivas e de resultados Motivação Legislação Tributária A interferência da legislação tributária na atuação empresarial: efeitos e responsabilidades O planejamento como instrumento de gestão orientador da atuação empresarial Gestão

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2012/2013