Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
Advertisements

Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
Como melhorar a qualidade do gasto público?
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Negócios Internacionais
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Dicionário de Política: Bobbio, N
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O Estado de bem estar social.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Produtividade & Desempenho
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
Democracia e Cidadania
Estrutura e Dinâmica Social
PNAGE - BACelso TavaresSefaz Seminário. PNAGE - BACelso Tavares Os Desafios O Quadro de Desigualdades Exige a presença de um Estado forte, promotor de.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Economia POLÍTICA Unidade 01
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Panorama da Saúde no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Paulo Bernardo Dezembro
Prof. Edison Rodrigues Derito Prof. Wilson LAPO
NO MUNDO CONTEMPORANEO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Maílson da Nóbrega O FUTURO DO BRASIL Aula Inaugural 1ª Turma do Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) Universidade Federal.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Sistema Econômico / Organização Econômica
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
A MACRO E MICRO ECONOMIA
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
O pensamento liberal Capítulo 18.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
C OMPILAÇÃO GERAL - O FICINA RS - P ARTE I TemaVotosOutros Práticas anticorrupção31 votos Due Diligence27 votos Uso sustentável de recursos26 votos Educação.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília Especialização em Avaliação da Gestão Pública Aula 4: Estado, Democracia e Ampliação da Cidadania Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Expansão da Cidadania: o modelo dahlsiano Inclusão política I II III IV (a) (b) (c) Contestação pública Democracia (d)

Dimensões da Cidadania Direitos Civis (liberdade individual) Vida Liberdade Propriedade Igualdade perante a Lei Direitos Políticos (auto-governo) Organização Contestação Votar e ser votado Direitos Sociais (justiça social) Educação Trabalho Saúde Aposentadoria Salário justo

O modelo Inglês de expansão da Cidadania (Marshall) Do Liberalismo à Democracia e desta ao Estado de Bem-Estar Social Consolidação de direitos civis (séc. 18) Consolidação de direitos políticos (séc. 19) Consolidação de direitos sociais e econômicos (séc. 20) Seqüência e complementariedade ajudam a consolidação do conjunto de direitos Estabilidade política, econômica e social

Maior segurança jurídica Política e Economia Impactos econômicos da expansão de direitos civis: Restrições à ação dos governantes Ampliação da liberdade individual Consolidação do direito de propriedade sobre a força de trabalho Estímulo à produtividade Trabalho árduo Eficiência Inovação Maior segurança jurídica

Impactos econômicos da expansão de direitos políticos: Política e Economia Impactos econômicos da expansão de direitos políticos: Maior pressão por aumento do gasto social Welfare-state (seguro social, saúde, educação, habitação, transporte, etc.) Maior pressão por aumento das restrições sobre o capital (demitir, remunerar, importar) Leis trabalhistas Políticas comercial e industrial Ampliação do papel do Estado na economia

Política e Economia Impactos econômicos da expansão dos direitos sociais: Aumento do estoque de capital humano Maior capacidade de inovar e produzir Perda da importância da performance econômica para determinar condições de bem-estar Desestímulo ao aumento da produtividade Aumento da pressão por gastos públicos e da necessidade de expandir as receitas do estado Taxação Endividamento Inflação Risco de insustentabilidade da política econômica desestimula o investimento produtivo, aumenta a especulação e incentiva o rent-seeking

Limites Econômicos à Expansão da Cidadania Teoria: Escassez: quais as prioridades? Liberdade individual: quem paga? Eficiência: qual o custo? Prosperidade: é sustentável? Prática: Quais os grupos + influentes? Fuga de capital, sonegação Desincentivo ao trabalho, à inovação e ao dinamismo empresarial Criam-se ciclos virtuosos?