Autor: Orientador Instituição Local e data

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Advertisements

Tipos TRABALHO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Este material é parte integrante da disciplina
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo

Pesquisa em Comunicação
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Metodologia Científica
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Professora Angela Mota
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Elaboração de relatório
Professora Michelle Luz
Itens para avaliação do artigo
Faculdade Sagrada Família
PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Redação Científica Conteúdo do módulo: Pesquisa Científica - OK
Metodologia Científica
Prof.ª Chayane C. de Souza
TRABALHOS CIENTÍFICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Autor: Marcelio Adriano Diogo
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Etapas da Pesquisa Científica
Orientações para escrever um Artigo Científico
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
Metodologia da Pesquisa
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia Científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
III WORKSHOP DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 11 e 12 de Agosto de 2014 Tema Mestrando: Orientador: Co-orientador: Título.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Autor: Orientador Instituição Local e data TÍTULO Autor: Orientador Instituição Local e data Título: tem que estar condizente com o conteúdo; está vinculado ao quadro referencial teórico. Subtítulo: focaliza o objeto do trabalho; está vinculado ao objeto empírico; serve para focar o título.

Introdução: Caracterização do tema de estudo. Relevância teórica Introdução: Caracterização do tema de estudo. Relevância teórica. Justificativa empírica. Pano de fundo onde está localizado o objeto da pesquisa: teórico e empírico. Pano de fundo: período (quando), onde. Justificativa: dado esse contexto, o objeto torna-se relevante Relevância: teórico e prática. Problemática: alguma coisa que o pano de fundo deixou: em aberto / mal resolvido /em tensão  suscitando a questão de pesquisa. O contexto deve ser analisado criticamente, e não pelo senso comum. e.g.: privatização  deixa várias questões em aberto. Por exemplo, pode-se questionar a rentabilidade e privatização de empresas estatais. Há uma tensão entre rentabilidade e privatização.

Introdução: Objetivos Problema a investigar ? No exemplo anterior (privatizações), uma pergunta poderia ser: Porque o governo brasileiro privatiza empresas estatais rentáveis? Níveis de compreensão: Descrição  Análise  Entender e compreender  Explicar  Prescrever Análise: é preciso ter referencias teóricos. Explicar: Porque é assim? Num trabalho descritivo, o referencial teórico fica diminuído (é menos importante). Todo referencial teórico é limitado.

Introdução: Pressupostos e Hipóteses Pressupostos: Fato, Antecedente, Caminhos que podem conduzir à resposta. Parte já de fatos antecedentes que sinalizam respostas. Hipótese: Proposição, Provisória, Dedução, Validade, Ponto de Partida, Raciocínio, Suposição, Resposta Preliminar. Resposta antecipada à sua questão de pesquisa, com base no que você tem em mãos. Pressupõe um raciocínio dedutivo. A diferença entre Pressuposto e Hipótese é muito tênue. Hipótese: “abominada” pelas Ciências Sociais, pois não necessariamente as respostas são verdadeiras. Pressuposto é menos forte. Os pressupostos têm que estar ligados com o Problema de Pesquisa. Os pressupostos têm que relacionar as partes do problema: têm que sair do problema.

Introdução: Síntese do argumento: passos lógicos e empíricos que organizam o raciocínio para sustentação das hipóteses Argumento: Raciocínio. Conclusão. Prova. Dedução. Sumário. Resumo. Conseqüência. Indício. Vestígio. Tese. Proposição. Exposição. Impugnação. Defesa. Resposta a posteriori. Dados e Pesquisa. Tese  argumentos. Dão sustentação à tese. O raciocínio deve estar claro desde o Sumário e o Resumo. Argumento: defendo que .....

Introdução: Descriçao das estratégias metodológicas: formas de abordar o problema; técnicas de coleta de dados. Escolhas metodológicas: como você vai chegar lá. Existe um leque variável de metodologias. Escolha Metodológica: triangulação de instrumentos (triangulação metodológica): Vértices do triângulo: Entrevista /questionário  primária ou secundária. Observação / experiência  primária ou secundária. Análise de documentos / Bibliografia  secundário. Santo André: comparar evolução com tese de Mª Alexandra: Governo Federal e Paraná já estavam contemplados. Faltava Santo André.

Introdução: Descrição da estrutura de capítulos ou seções do trabalho.

Capítulo 1: Referencial teórico: que teorias se relacionam com o problema? Quadro referencial teórico: responde  a partir de que? É diferente de revisão de literatura! Uma dissertação deve ir além da revisão de literatura! Quadro referencial teórico x revisão de literatura: - o que serve para a pesquisa (como ferramenta de análise)? - a partir de várias referências, pode ser construído um quadro síntese. - os referenciais devem “dialogar entre si”.

Capítulo 1: Referencial teórico: que tipo de abordagem teórica será dada ao problema? Quadro referencial teórico: responde  a partir de que? É diferente de revisão de literatura! Uma dissertação deve ir além da revisão de literatura! Quadro referencial teórico x revisão de literatura: - o que serve para a pesquisa (como ferramenta de análise)? - a partir de várias referências, pode ser construído um quadro síntese. - os referenciais devem “dialogar entre si”.

Capítulos analíticos: Análise de Dados e Resultados: o argumento e as evidências Teoria + Prática.

Conclusões: volta aos objetivos, síntese dos argumentos e evidências em defesa da tese apresentada. Limitar-se ao escopo do trabalho: no máximo especulações enquanto tais. Volta ao OBJETIVO. Percorrer todo o caminho feito, de forma compacta, e dizer claramente quais os argumentos e teses defendidos.

Capítulo 1: Referencial teórico: que tipo de abordagem teórica será dada ao problema? Quadro referencial teórico: responde  a partir de que? É diferente de revisão de literatura! Uma dissertação deve ir além da revisão de literatura! Quadro referencial teórico x revisão de literatura: - o que serve para a pesquisa (como ferramenta de análise)? - a partir de várias referências, pode ser construído um quadro síntese. - os referenciais devem “dialogar entre si”.

Proposições e Contribuições: apresentar propostas para solução de problemas; retomar a justificativa teórica e empírica; apresentar sugestões para outros trabalhos sobre o tema, lacunas a serem preenchidas, etc Recomendações: outros trabalhos. Conclusões: não falar nada além do escopo! Contribuições: justificativa: teórica e empírica.

Tipos de Produtos de Pesquisa:. Resenha. Ensaio Tipos de Produtos de Pesquisa: . Resenha . Ensaio . Paper com reflexão própria . Artigo/livro original, na fronteira da inovação . Monografias de diversos níveis:  Dissertação de graduação  Dissertação de especialização ou mestrado acadêmico ou profissionalizante  Tese de doutorado/livre docência

Resenha: Trata-se da descrição e problematização de uma obra, suas propriedades físicas, conteúdo central, dados utilizados, metodologia e conclusões do autor. Inclui a comparação crítica com outras obras, a avaliação da sua relevância para a área de conhecimento.

Ensaio: É um estudo conceitual ou formal, discursivo, consistindo em exposição e argumentação caracterizadas pelo rigor metodológico, incorporando problematização, interpretação e julgamento pessoal sobre o assunto abordado.

“Paper” : Consiste em um pequeno artigo científico sobre tema ou resultado de pesquisa. Destina-se a apresentar um problema, levantar hipóteses, cotejar dados. Geralmente apresenta dados empíricos, obedecendo à metodologia científica.Deve conter reflexão própria.

Monografias de diversos níveis: graduação, especialização, mestrado acadêmico ou profissionalizante, doutoramento e livre-docência. São estudos originais sobre tema específico, desenvolvidos de acordo com métodos e técnicas rigorosos. Distinguem-se pelo nível de exigência e características do título correspondente.

Dissertações de especialização e/ou mestrado profissionalizante: além das inferências, devem conter recomendações, proposições. Teses de doutorado e/ou livre-docência: devem produzir conhecimento novo.