Educação Corporativa e os desafios para sua efetivação: processo de implantação e fatores críticos de sucesso Marisa Eboli São Paulo, 26 de Julho de 2012.

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Transcrição da apresentação:

Educação Corporativa e os desafios para sua efetivação: processo de implantação e fatores críticos de sucesso Marisa Eboli São Paulo, 26 de Julho de 2012

Algumas dúvidas... Afinal, o que é uma Universidade Corporativa? Qual a diferença entre o Treinamento e Desenvolvimento x Educação Corporativa x Universidade Corporativa (UC) Quais os critérios para se definirem os temas a serem incluídos no guarda-chuva da UC? O que em geral se adota como metodologia para definição dos programas de desenvolvimento? Engajamento das lideranças é um fator crítico de sucesso?

Formação e Capacitação Algumas respostas... Conceitos Pesquisas Formação e Capacitação dos Gestores de EC Melhores Práticas Estudos de caso

Formas de atuação Curso Publicação Consultoria Pesquisa

Formas de atuação Curso Publicação Consultoria Pesquisa

Curso de Extensão (240h) O processo de evolução da Educação Corporativa no Brasil exige maior qualificação e especialização do profissional responsável pela condução de suas atividades (Chief Learning Officer - CLO). Seu papel principal é participar da direção da empresa de forma estratégica, na determinação dos condutores de aprendizado e de sua integração com toda organização. No Brasil ainda não se verifica claramente a função do CLO nas empresas, mas os desafios enfrentados pelos responsáveis pelas antigas áreas de Treinamento & Desenvolvimento (T&D), para migrarem para a função de Gestores da Educação Corporativa, são muito semelhantes. Photo: Blended Learning Course - Corporate Education Management Class 5. Date: 13/02/2012 O Curso já formou 130 gestores de organizações, públicas e privadas, desde seu início em 2008. Informações sobre os alunos : A idade média de 41 anos Possuem uma média de 14 anos de profissão

Curso de Curta Duração (64h) Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional Professores Responsáveis: Profa. Dra. Marisa Eboli Prof. Dr. André Luiz Fischer Próxima Turma Início em: 20/09/2012 Local: FIA - Unidade Educacional Pinheiros - Rua Navarro de Andrade, 152 - Pinheiros - São Paulo Informações: Tels.: (11) 3894-5001 / 3894-5042 - progep@fia.com.br Inscrição www.progep.org.br

Formas de atuação Curso Publicação Consultoria Pesquisa

Publicação: livros 2010 1999 3rd place in the 53rd Edition of the Jabuti Award (2011) Economy, Management and Business Category. 2004

Publicação: revistas Uma revolução invisível “O atual momento do País de euforia pela futura realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente, colocam em evidência a extrema importância de capacitar e educar pessoas, seja para enfrentar a crise internacional, seja para sustentar o crescimento interno e aproveitar as oportunidades dele decorrentes.”. 78 Harvard Business Review Junho 2012 ESPECIAL educação corporativa Escrito por: Marisa Eboli - quarta-feira, 13 junho, 2012

Universidades corporativas no Brasil 23. Isvor Fiat 24. Itaú 25. Laboratório Fleury 26. Lojas Renner 27. Martins de Varejo 28. Mc Donalds 29. Metrô SP 30. Motorola 31. Natura 32. Nestlé 33. Pernambucanas 34. Petrobras 35. Sabesp 36. Samarco 37. Santander 38. Siemens 39. Sulamerica 40. TAM 41. Tigre 42. Ultragaz 43. Unimed 44. Vale 45. Votorantim 78 Harvard Business Review Junho 2012 ESPECIAL educação corporativa Organizações com educação corporativa 1. Accor 2. AES Eletropaulo 3. Alcatel 4. Algar 5. Ambev 6. Amil 7. Banco Central 8. Banco do Brasil 9. Banco do Nordeste 10. Boticário 11. Caixa 12. Carrefour 13. Caterpillar 14. Correios 15. CPFL 16. Editora Abril 17. Eletrobras 18. Embraer 19. GE 20. Gerdau 21. Habib’s 22. Hospital Israelita Albert Einstein

UNISE Universidade Corporativa Uma revolução invisível

Formas de atuação Curso Publicação Consultoria Pesquisa

INTEGRAÇÃO E DIAGNÓSTICO Fase 2: DIRECIONADORES E DIRETRIZES Processo geral de concepção, modelagem e implantação de um Sistema de Educação Corporativa - SEC Metodologia Fase 5: SUPORTE À IMPLANTAÇÃO Atividade principal: Levantamento de fatores críticos de sucesso Produto 5: Plano de ação para implantação Fase 1: INTEGRAÇÃO E DIAGNÓSTICO Atividade principal: Integração da equipe e avaliação da situação atual da EC Produto 1: Diagnóstico inicial e plano de trabalho Atividade principal: Análise do contexto organizacional, competências e processos de negócio Produto 2: Direcionadores da EC: escolas, pilares e públicos Fase 2: DIRECIONADORES E DIRETRIZES Fase 3: SOLUÇÕES Atividade principal: Avaliação das soluções existentes e sugestão de novas Produto 3: Plano de Soluções de Aprendizagem 4: PROCESSOS Atividade principal: Avaliação dos processos atuais de EC Produto 4: Roadmap de evolução dos processos *Metodologia de trabalho desenvolvida pela Prof.ª Marisa Eboli e sua equipe.

Implementação da Educação Corporativa Fatores Críticos de Sucesso Do planejamento à ação

Oito fatores críticos de sucesso (FCS) para efetiva implantação de um SEC 1. Envolvimento da liderança: se os líderes não “comprarem a ideia” e não se envolverem como projeto, o SEC não “decolará”; 2. Gestão geral do SEC: só quem sabe e faz bem pode ensinar. Logo, a gestão dos processos deve ser um exemplo para obter credibilidade na organização; 3. Integração com modelo de gestão de pessoas: isolando-se dos demais processos e ferramentas de Gestão de Pessoas, o SEC perderá seu potencial de contribuição para a organização; 4. Comunicação: é fundamental saber trabalhar a marca do SEC e se comunicar adequadamente com os públicos-alvo mostrando a proposta de valor para indivíduos e organização. Sem isso, difícil obter reconhecimento e valorização do SEC. 5. Estrutura organizacional e física: fazer mais com a mesmo estrutura do antigo Centro de Treinamento & Desenvolvimento, nem sempre funciona. É preciso investir para alcançar resultados ambiciosos; 6. Tecnologia: sozinha ela não fará milagre; só bem utilizada alavancará qualquer ação ou solução de aprendizagem, com abrangência, capilaridade e baixo custo marginal; 7. Recursos pedagógicos: gestão é bom, mas não é tudo; a essência da aprendizagem e sua correta aplicação devem ser seguidas; 8. Sistema de avaliação de resultados: é preciso exibir resultados e o retorno do investimento para garantir dotação orçamentária e atenção da organização.

FCS e prioridade das ações Ações de curto prazo 1. Envolvimento da liderança Realização de workshops para conscientizar e envolver os líderes com o SEC Busca pelo comprometimento e valorização dos colaboradores e da Universidade Corporativa Atuação no sistema de governança Realização de eventos de disseminação do SEC. Ex.: apresentação nos Fóruns de Gestão 2. Gestão geral do SEC Definição e divulgação das políticas, processos e procedimentos Definição do padrão de relacionamento com as demais áreas Definição do Sistema orçamentário e do modelo de operação financeira do SEC, estabelecendo critérios de alocação de valores. Ex.: centralização x descentralização 3. Integração com modelo de gestão de pessoas Alinhamento com o sistema de Gestão por Competências da empresa Definição da interface entre desenvolvimento e demais ações, incluindo PDI, avaliação, remuneração variável dentre outras Interface com iniciativas de Gestão do Conhecimento na organização 4. Comunicação Definição e disseminação da marca e de sua proposta de valor à organização e aos colaboradores Elaboração de Plano de Comunicação, incluindo recursos de comunicação virtuais e impressos

FCS e prioridade das ações Ações de curto prazo 5. Estrutura organizacional e física Revisão do headcount da área, competências requisitadas e atribuição de novos papéis e responsabilidades Expansão de espaços para aprendizagem e adequação de espaço físico à identidade visual definida: fachada e áreas internas 6. Tecnologia Aquisição de soluções tecnológicas (LMS, AVA e outros sistemas) compatíveis com a organização, proficiência técnica dos públicos e condições disponíveis da rede para possibilitar a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar Desenvolvimento de Portal da Universidade Corporativa e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) apropriado 7. Recursos Pedagógicos Disseminação das diretrizes do modelo andragógico para instrutores (internos e externos) e fornecedores Padronização de recursos instrucionais e adequação à identidade visual Adoção de aprendizagem para e pelo trabalho, potencializando tanto a aprendizagem tradicional, quanto as experiências possibilitadas pela aprendizagem on the job 8. Sistema de avaliação de resultados Definição dos critérios para avaliação das atividades da UC Definição dos indicadores de resultado da UC Atribuições de funções e responsabilidades para monitoramento e controle

Formas de atuação Pesquisa Curso Publicação Consultoria Elaboração de relatório com estudo dos dados levantados Curso Publicação Consultoria Pesquisa

Pesquisa Objetivos da pesquisa Nova Pesquisa Nacional em andamento Práticas e Resultados da Educação Corporativa no Brasil 2012 OBJETIVOS: Pesquisar e apresentar o panorama geral dos vários aspectos relacionados à Educação Corporativa nas organizações atuantes no Brasil Identificar as práticas de Educação Corporativa e seus resultados Identificar critérios para o estabelecimento de uma avaliação dos estágios de maturidade dos Sistemas de Educação Corporativa (SECs) Consolidar um grupo de organizações parceiras que adotem as práticas de Educação Corporativa, criando um fórum permanente para discussão do tema. Produzir visibilidade com credibilidade junto aos meios técnico-científicos e à mídia em geral, no que se refere aos resultados da pesquisa. Objetivos da pesquisa

Pesquisa Objetivos da pesquisa DIVULGAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA A Educação Corporativa (EC) é um tema cuja repercussão tem crescido muito nos últimos anos no cenário empresarial brasileiro. Portanto, uma pesquisa que compreenda os vários aspectos da EC, tratados de forma ampla e profunda e com amplitude nacional, parece plenamente justificada e necessária. Com este propósito, está sendo lançada a 2ª Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2012, realizada pela equipe de pesquisadores da Fundação Instituto de Administração (FIA), sob a coordenação da Professora Marisa Eboli. Os principais resultados serão divulgados primeiramente pela mídia e os resultados em profundidade serão apresentados em um evento organizado pela FIA, com a participação dos respondentes e convidados. Caso haja qualquer dúvida ou questionamento com relação à execução da pesquisa ou interesse no seu patrocínio, por favor, entre em contato com a equipe da pesquisa pelo telefone (11) 3732- 2035 ou pelo endereço eletrônico educacaocorporativa@fia.com.br Atenciosamente, Marisa Eboli Coordenadora de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA) Novo endereço : FIA - Unidade Técnica - Rua Valson Lopes, 101 – Sala S 02 - CEP 05360-020 - Butantã SP/SP   Objetivos da pesquisa

Muito Obrigada! Marisa Eboli meboli@usp.br