Dominância X Recessividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cromatina Sexual Corpúsculo de Barr Departamento de Genética
Advertisements

Polipose Adenomatosa Familiar Aline Fornari Rafaela de V. Ortigara.
INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X
DOMINÂNCIA E RECESSIVIDADE
PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE
Inativação do Cromossomo X
DOMINÂNCIA Vs recessividade
Particularidades da Herança Monogênica
Carmen Carvalho de Brito
Expressão génica.
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
A freqüência medida de mutação reflete um equilíbrio entre o número de eventos de mutação e a fração destes eventos que é corrigida Modificações de.
MUTAGÊNESE Caps. 6, 11 e 12 Thompson.
Introdução à expressão gênica
Padrões de Herança nas Populações Humanas
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Conceitos Fundamentais - Terminologia
Genética Terminologia Genética pág a 606
Genética – Conceitos Básicos
Casos especiais da expressão da herança monogênicas
CÂNCER Aspectos Gerais
Síndrome de Li-Fraumeni
Tipos de Hereditariedade
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
Distúrbios de genes únicos
Interação entre alelos
Mutações gênicas.
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
Anemias hemolíticas - hemoglobinopatias
BASES MOLECULARES DAS DOENÇAS HUMANAS
Prof.Doutor José Cabeda
Herança Monogênica Prof. Leonardo Crema.
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
Conceitos Básicos em Genética
Unidade 2 – Património Genético
Lucas Monteiro Galotti de Souza Pedro Ribeiro Rafael Pegoraro
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Genética Profa. Debora 2015.
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
ACONSELHAMENTO GENÉTICO
BIO0230 GENÉTICA E EVOLUÇÃO CIÊNCIAS BIOMÉDICAS 2015
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Heredogramas.
IMUNODEFICIÊNCIAS.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Citogenética Hereditariedade.
Hipercolesterolemia familiar
Controle da Expressão Gênica
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
O Tratamento de Doenças Genéticas
Hereditariedade.
Resumo dos conceitos da aula sobre Interação Gênica
Transcrição da apresentação:

Dominância X Recessividade Cristina Elisabeth Benincá Pereira

Introdução alelo recessivo: expressa-se no fenótipo somente quando em homozigose alelo dominante: expressa-se no fenótipo mesmo em heterozigose

Introdução Padrão de herança recessivo: necessita os dois alelos mutados para produzir alteração no fenótipo Padrão de herança dominante: somente um alelo mutado é suficiente para produzir o fenótipo alterado. Quais os mecanismos moleculares que levam a isso?

Mutações produtoras de alelos recessivos

1.Mutação com perda de função Inativa o produto gênico, parcial ou totalmente (alelo nulo) A proteína pode ser sintetizada mas não é funcional A mutação pode não se localizar no gene que codifica a proteína deficiente

Mutação com perda de função: A maioria dessas mutações resulta em um alelo recessivo para o alelo normal: Alelo normal restante é suficiente para atingir o efeito do produto gênico; A redução de somente 50% não é suficiente para causar manifestação clínica. freqüentemente envolvem uma enzima exigida em pequenas quantidades; Exemplo: fibrose cística

Mutações produtoras de alelos dominantes

1. Mutação com ganho de função: A)Aumento da dosagem gênica duplicação, trissomia rara para um único gene

1. Mutação com ganho de função: B) Aumento da atividade protéica: aumento do tempo de meia-vida de proteínas. Mutação envolvendo sítio de reconhecimento para degradação proteolítica; ou sítios de regulação da atividade protéica (fosforilação,...)

1. Mutação com ganho de função: C) Expressão de RNAm alteradas alteração no tempo ou local da expressão gênica ou em resposta ao sinal errado ou expressão excessiva Mutações que geralmente envolvem partes reguladoras do gene. Ex.: Persistência hereditária de hemoglobina fetal. -globina   e -globina, por ligação de fatores de transcrição no promoter de -globina.

2. Mutação com perda de função e padrão dominante: Ocorre quando: 50% do produto protéico não são suficientes para o funcionamento normal: Haploinsuficiência homozigotos tendem a ter fenótipo mais severo

2. Mutação com perda de função e padrão dominante: Exemplo: Hipercolesterolemia familiar A  de 50% dos receptores de LDL dobraria o nível de colesterol e  o risco cardíaco de heterozigotos em relação a homozigotos normais; Homozigotos para alelos mutados apresentam fenótipo mais grave.

2. Mutação com perda de função e padrão dominante: Exemplo 2: Genes que produzem proteínas com taxa de degradação constante. ex. inibidor da esterase C1 (C1NH) (angioedema)

3. Mutação dominante negativa: Produto mutante perde sua própria função e evita que o alelo normal funcione Ocorre em proteínas multiméricas.(dímeros, trímeros,...)

4. Alterações protéicas tóxicas: Mutações que rompem com a função normal da proteína, levando a produtos tóxicos que envenenam a célula. Ex.: Amiloidose hereditária: proteína resistente sofre então multimerização e acumula dentro da célula, como fibrilas, causando ruptura da celular

5. Mutações que causam nova função protéica: Rara em doenças herdadas, comum em câncer Exemplo: Doença hemorrágica fatal causada pela mutação no gene da 1-antitripsina. A 1-antitripsina, inibidor da elastase, é transformada em inibidor da trombina.

Mutações recessivas com efeito dominante: Algumas mutações podem mostrar um modelo de herança dominante em heredogramas, porém somente células em homozigoze são anormais.

Mutações recessivas com efeito dominante: Ex.: Gene do Retinoblastoma (RB-1): Famílias demonstram padrão de herança autossômico dominante, mas somente as células homozigotas são malignas. Hipótese de dois eventos (Knudson, 1971).

?

Obrigado !