“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Uso Racional de Medicamentos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Estado de Santa Catarina
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Estudo de coorte retrospectivo
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP
Total Care /Hospital Paulistano -Amil SP
- HIPERTENSÃO ARTERIAL-
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
João Luiz Barbosa Nunes
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
A Importância da Educação Continuada
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Estrutura da Tese (versão escrita)
II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Foco de Atuação: Atenção Básica
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Antonio Garcia Reis Junior
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Gestão da Clínica e Diretrizes Clínicas
A Atenção Primária à Saúde em Santa Bárbara d’Oeste - SP Experiência da Estruturação dos Processos de Trabalho e Implantação da ESF/PMMB Dreison Luis Iatarola.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
GESTÃO DE CASO. É um processo que se desenvolve entre o gestor de caso e a pessoa com condição crônica de alto risco para planejar, monitorar e avaliar.
SEMINÁRIO SINAN – Sistema de informação,de agravo e de notificação.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Integral das PVHIV Fórum de Dirigentes São Paulo, 07 de outubro de 2015 Denize Lotufo Estevam Gerência de Assistência CRT - DST/Aids.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Apoio matricial em Saúde Mental
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
A carga de doenças crônicas na América Latina e no Caribe é grande e crescente As mortes por doenças crônicas podem ser, em grande parte, evitáveis, mas.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
LAB ODONTO Evento 24 de maio 2016 Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas Alvin Toffler Mude antes de ser obrigado a fazê-lo Jack Welch.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Transcrição da apresentação:

“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático” Coordenador(a): Prof Dr. Ernani Tiaraju de Santa Helena Equipe: Prof Msc Nevoni Goretti Damo Grupo PET-Saúde da Familia 1

Objetivo Geral Específicos Avaliar a efetividade de ações para melhoria da adesão ao tratamento de medicamentos anti-hipertensivos na atenção primária. Específicos Desenvolver tecnologia de intervenção para melhora adesão terapêutica Avaliar a efetividade de uma estratégia de melhoria de adesão nos serviços estudados 3

Metodologia Ensaio clínico pragmático 10 unidades de ESF do município de Blumenau. Método de seleção: intencional (unidades PET) Tamanho amostral = 396 (198 + 198) Seleção amostral: amostragem aleatória das pessoas cadastradas como HAS nas ESF, estratificada por unidade Grupo intervenção - 6 atendimentos individuais com profissional da unidade de ESF - 9 visitas mensais estruturadas com ACS Grupo Controle - Tratamento usual 4

Metodologia Medida de adesão: no inicio do estudo e nos meses 3, 6, 9 e 12, através de questionário validado Medidas de desfecho clinico: pressão arterial, internações óbitos Análise por intenção de tratamento Comparação entre grupos e dentro do grupo (inicio x fim)

Resultados e Discussão Desenvolvimento da Intervenção Revisão bibliográfica Consultoria com equipe QUALIAIDS (DMP/FMUSP) Definição de pressupostos teóricos Elaboração de procedimentos metodológicos Definição de habilidades e competências Teste piloto com pessoas com doenças crônicas (ESF) Capacitação de profissionais e ACS 6

Resultados e Discussão Ensaio Pragmático: a aplicação de uma intervenção na vida real - Dificuldades na captação (erros de cadastro e % de perdas/recusas) Unidade Previstos Captados Perdas/Recusas Intervenção 198 128 (64,6%) 70 (35,4%) Controle 106 (53,5%) 92 (46,5%) Total 396 234 (59,1%) 162 (40,9%) Motivos: Não atendem aos critérios de inclusão (n=59) Recusas(n=17) Mudou=se (n=48) Óbito (n=3) Não definido (n=21) 7

Resultados e Discussão Ensaio Pragmático: a aplicação de uma intervenção na vida real Dificuldades na intervenção - Falta de ACS - Adoecimento da equipe - Greve de 15dias - Dificuldades nas medidas de adesão - Falta de acesso a medicamentos - Excesso de consultas médicas

Abordagem no processo de trabalho: Resultados e Discussão Abordagem no processo de trabalho: Profissionais: intervenção agendada como ultimo atendimento 30- 45min duração “não consigo mais atender de outra maneira” ACS: intervenção como reordenamento da visita mensal de rotina as famílias Procedimentos de avaliação: Supervisão semanal nas equipes Reuniões mensais com profissionais

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão * Comparação entre proporção de adesão inicial e final p<0,05

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão Os resultados sugerem que apesar da baixa proporção de intervenção realizada foi possível se obter melhora nas proporções de adesão e da pressão arterial ao final do estudo. A abordagem psicossocial proposta se mostrou efetiva, factível e de baixo custo para enfrentar o problema da não adesão e melhorar desfechos clínicos de pessoas com HAS atendidas em equipes de ESF. Revisão sistemática de 70 RCT identificou que somente 25 de 83 tipos de intervenção obtiveram melhora na adesão e desfecho clinico, ainda que com valores baixos (Haynes et al, 2009)

Impactos do Projeto – Científico Teste de uma abordagem para o cuidado na adesão no contexto da APS com seguintes pressupostos: respeito a autonomia e individualidade do sujeito compreender a intervenção como um processo de Cuidado em saúde que objetiva o êxito técnico (desfechos clínicos favoráveis) alem de contribuição para a melhora do espaço de diálogo entre paciente-profissional de saúde que busque o sucesso prático, traduzido pelo modo mais conveniente do paciente conduzir seu projeto de vida, estimular o reconhecimento e reflexão de situações-limites baseadas em “cenas cotidianas” que representem a experiência de uso de medicação, com ênfase na reflexão e do seu contexto subjetivo. Basso et al, 2012 20

Impactos do Projeto – Científico Se mostrou factível, apesar do alto conteúdo teórico é de baixo custo e operacionalmente viável mesmo em equipes com problemas estruturais e de processo de trabalho. Se mostrou efetiva capaz de melhorar a adesão e reduzir a pressão arterial média mesmo após o término da intervenção.

Integração Ensino-Serviço Impactos do Projeto – Econômico/Social Integração Ensino-Serviço Programa PET-Saúde da Família do Ministério da Saúde 10 acadêmicos-bolsistas atividades de revisão bibliográfica, organização e supervisão do trabalho de campo 5 preceptores (médicos e dentista) da ESF participaram do desenvolvimento e da aplicação da intervenção. Articulação com CNPq / FUMDES 2 bolsistas de pesquisa 22

Impactos do Projeto – Ambiental Não há previsto. Possibilidade de orientação aos sujeitos quanto ao descarte de medicamentos 23

Aplicabilidade para o SUS Contribuição para avaliação de Modelo de Atenção Nós críticos do processo da ESF Apropriação/incorporação dos resultados pelos serviços Realização de seminários conjuntos com a SEMUS Blog do Grupo de Pesquisa (GCEM) Melhoria da gestão, organização e qualidade dos serviços Incorporação de metodologia de registro e controle de medicamentos nas UDM dos ESF e capacitação dos TE Incorporação de tecnologias e novos processos de atenção Desenvolvimento e teste de uma abordagem para melhora adesão 24

Produção Científica Apresentação oral e posteres em Eventos científicos Missugiro EMS, Santa Helena ET. “Lista do Hiperdia e a real prevalência de hipertensos em Blumenau”. In Anais - III Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade, Florianopolis, abril/2012  Zimmermann K, Martins KS, Damo NG. Reconstrução das práticas de agentes comunitários de saúde determinada por ações de pesquisa e extensão na ESF de Blumenau-SC”. In: Anais 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitaria. Porto Alegre, nov/2011.  Loch AP, Missugiro, EMS, Damo NG, Santa Helena ET. “As “farmácias caseiras” dos usuários assistidos por uma equipe de profissionais da atenção básica”. Aceito para apresentação no Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica, São Paulo, 5 a 7 de julho de 2012.

Produção Científica “Determinantes psicológicos que integram o cotidiano de trabalho dos agentes comunitários de saúde  em relação às pessoas com hipertensão arterial sistêmica atendidas na atenção primária” Autor: Karina Martins, Catarina Gewehr, Ernani Tiaraju de Santa Helena Projeto de TCC de Graduação em Psicologia - FURB Associação entre adesão medicamentosa e características depressivas e/ou ansiosas em pacientes com hipertensão arterial sistêmica atendidos na atenção primária. Autor: Edson Missugiro, Ernani Tiaraju de Santa Helena Projeto de Iniciação Científica - PIBIC - CNPq 26

Considerações Finais “Por fim, é preciso, se queremos nos responsabilizar mutuamente pelo cuidado, substituir o mito da competência técnica absoluta, pela idéia mais concreta e situada da sabedoria. A sabedoria no cuidar não prescinde da competência técnica, ao contrário, beneficia-se profundamente dela. Mas a competência técnica não garante, por si só, a sabedoria. A sabedoria não está em posse de ninguém em particular, por mais competência que detenha. Ela está guardada em encontros sábios, em encontros que propiciam o diálogo mais autêntico entre dois sujeitos e, portanto, as escolhas mais adequadas sobre o que saber e o que fazer em cada situação de cuidado”. (Ayres, 2009)