METODOLOGIAS DE PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
CONCEITOS ELEMENTARES
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Inquéritos e Sondagens à Opinião Pública
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Pesquisa de Mercado.
MERCADO CATARINA E FABIANY
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04
Pesquisa HOSS, Osni.
Entrelinhas em Caruaru
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas.
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Disciplina: Marketing Aula 1
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Metodologia de Pesquisa
Coletando informações
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Vai além de saber qual a marca escolhida pelos consumidores A ou B Busca-se descobrir o que.
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
O RH X Clima Organizacional
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
Matemática Financeira
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Instrumentos de Levantamento de Informação
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
MARKETING BÁSICO Módulo IX – A Pesquisa de Mercado.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Conhecimento Científico
Professora Michelle Luz
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PESQUISA DE MARKETING Prof. Fernando Lima.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Matemática Financeira
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS DE PESQUISA Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa

Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Quantitativa Deve ser aplicada quando o objetivo que se quer alcançar com sua aplicação for detectar a quantidade de pessoas de uma determinada população possui em comum determinadas características. Ela é aplicada para se coletar medidas precisas, ou seja, de total veracidade, e que permitam uma demonstração estatística das informações obtidas. É apropriada para medir preferências, opiniões e comportamentos, desde que o que interessa saber é a quantidade de pessoas com estas mesmas características. Se, por exemplo, o que você deseja investigar é o número de possíveis compradores de um produto a ser lançado, este é o método ideal e que também poderá nos orientar quanto ao nível de satisfação deste mesmo produto, uma vez que o mesmo já se encontre no mercado.

Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Quantitativa (Continuação) Pesquisa Quantitativa não deverá ser utilizada e nem é apropriada para compreender detalhes ou “porquês”, ao contrário, os dados obtidos com esta metodologia de pesquisa são bastante superficial, permitindo-nos apenas quantificá-los. Como acontece em qualquer pesquisa, a atividade que antecede a aplicação de uma pesquisa quantitativa é exatamente a definição real do objetivo que se quer alcançar. Logo depois, realiza-se um levantamento amostral, ou seja, o número de pessoas a serem entrevistadas, seguido da preparação das questões, aplicação das entrevistas e coleta das informações, tabulação dos dados e finalmente o relatório com a descrição numérica dos resultados.

Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Qualitativa Esta metodologia de pesquisa deve ser aplicada quando o objetivo for entender a razão de um determinado comportamento ou opinião, onde os detalhes são de suma importância pra o seu entendimento. Por isso dizer que é um método de investigação sem controle prévio, em que o entrevistado é livre para expressar sua opinião. De acordo com Greenhalgh & Taylor, 1997, “é o estudo de temas no seu cenário natural, buscando interpretá-los em termos do seu significado assumido pelos indivíduos”.

Metodologias de Pesquisa A Pesquisa Qualitativa (Continuação) Este tipo de identificação nos permite formar grupo de pessoas que compram pelas mesmas características ou motivos. Permite-nos detectar segmento de mercado, porque determina o que é relevante para o cliente e o porquê dessa relevância, deste modo é mais recomendável a escolha de amostras de pessoas bastante heterogêneas. Somente com a aplicação de uma Pesquisa Qualitativa podemos perceber o quanto de reação emocional existe num simples ato de compra, podemos verificar a quantidade de associações emocionais o consumidor realiza durante as suas escolha. Daí toda sua interpretação necessitar ser de cunho subjetivo e seus resultados impossíveis de serem representados estatisticamente. O método tem interesse pela descrição dos fatos.