INTERSECÇÕES ENTRE DIREITO E SAÚDE Módulo: Direito Sanitário e Administrativo Novembro - 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Papel das Entidades CRF - SP
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
R2 Learning 19 de abril de 2005.
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CONGRESSO
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Pirataria,aqui não. Do início do ano até o último mês de agosto, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) apreendeu mais de dois mil medicamentos.
O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas
O Escritório Simão & Moreira Advogados Associados tem como principal objetivo prestar assessoria jurídica full time and full service aos seus clientes.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
PROMOÇÃO Portaria Unesp 736/2008 Será levada a efeito com base em dois fatores da vida funcional: I. Desenvolvimento Profissional II. Grau de Instrução.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Direito à saúde e o SUS, diferentes olhares novembro de 2014.
Direito constitucional i
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
APRESENTAÇÃO.
Direito Constitucional III
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Como elaborar Memorial e
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Mariane Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Patrick Dias (Economista)
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
Direito à saúde e defesa do consumidor
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Introdução ao Estudo do Direito I Questões para discussão em Março.
Tópicos Especiais em Saúde
Educação Especial: Surdez
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Ministério da Cultura.
Assistência Farmacêutica
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Professor Luiz Antonio de Paula PUC/Go – 2015/2
1° Encontro.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL DOS CEFFA Centros Familiares de Formação por Alternância Brasil.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
Curso de Direito Educacional
Transcrição da apresentação:

INTERSECÇÕES ENTRE DIREITO E SAÚDE Módulo: Direito Sanitário e Administrativo Novembro

Doutorando. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Advogado. Professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) na cadeira de Direito médico/sanitário, e dos cursos de Direito da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) e Anhanguera Educacional. Coordenador de Programas de Pós-graduação Lato Sensu em Direito no Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Luiz Fernando de Oliveira

Objetivos da aula Apresentar uma introdução ao estudo do Direito; Discutir possíveis intersecções entre Direito e Saúde; Estudar a saúde como Direito; Estudar a saúde como ramo de estudo do Direito (Direito Sanitário); Analisar legislações atinentes à relação entre Direito e Saúde.

Tópicos para discussão DIREITO SANITÁRIO E ADMINISTRATIVO 1. Breve Introdução ao Direito; O que é o direito? Principais fontes do direito; Princípios do direito; Hierarquia das normas jurídicas; O direito constitucional e a constituição brasileira. 2. Relação entre Saúde e Direito; Garantia constitucional ao acesso universal aos serviços e produtos de saúde; Princípios do direito sanitário; O sistema único de saúde – SUS; A vigilância sanitária: competências, poderes e deveres; Vigilância sanitária e regulação; Processo administrativo sancionador e infrações sanitárias; Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977; Infrações e penalidades à legislação sanitária; A fiscalização e controle de qualidade de medicamentos; Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990; Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990; Lei 9.284, de 24 de março de 2005; Princípios da administração pública; Organização administrativa do estado: administração direta e indireta; Entidades da administração indireta: autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedade de economia mista, entidades; Agências reguladoras como autarquias especiais da administração indireta; Características e funções das agências reguladoras; Atos administrativos; Requisitos de validade dos atos administrativos; Atos administrativos em espécies; Processo administrativo. Processo administrativo sanitário; A defesa de processo administrativo sanitário; Poder de polícia (conceito e noções); Os meios de atuação e os limites do poder de polícia; Cases que exemplificam o conteúdo abordado acima.

Cenário atual O debate sobre o direito sanitário nos remete a várias discussões e princípios estabelecidos na relação entre o Estado e seus administrados. A legitimação do direito à saúde na sociedade contemporânea se envolve numa relação dialética, cercado de polêmicas e omissões do aparelho estatal em garantir um direito fundamental desde que nascemos, o direito à dignidade humana. Sendo a saúde um direito, exige do Estado uma resposta efetiva, que possa transpor barreiras que visem a prejudicar a garantia deste direito. Desta forma, o objetivo dessa discussão é conhecer e entender a importância do direito sanitário na garantia da defesa e proteção à saúde, em especial a importância da vigilância sanitária dentro deste contexto.

Intersecções entre Direito e Saúde Breve Introdução ao Direito; O que é o direito? (OBS: Apresentação cinematográfica) Principais fontes do direito; Princípios do direito; Hierarquia das normas jurídicas; O direito constitucional e a Constituição Federal brasileira. Relação entre Saúde e Direito; Garantia constitucional ao acesso universal aos serviços e produtos de saúde; Princípios do direito sanitário; O sistema único de saúde – SUS;

Desafios Desafios que o tema apresenta aos profissionais de mercado: O momento atual é propício para uma reflexão sobre o papel e importância do estudo do direito sanitário que, a par de sua inegável importância, sobretudo a partir da previsão do direito à saúde na Constituição Federal e do fenômeno da judicialização da saúde nos últimos anos, ainda representa uma lacuna. Assim, é importante saber que: A) O Direito é um instrumento de grande importância para o profissional de saúde; B) É imprescindível ler e entender legislações que tratam da saúde e de outros direitos a nós relacionados; C) É importante lutar pela aplicação da lei no dia a dia, promovendo assim a Justiça.

Para saber mais BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. Malheiros: São Paulo, BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Questões atuais de direito sanitário. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, DIAS, Hélio Pereira. Direito Sanitário. Disponível em:. Acesso em: 10 set LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. Editora Brasiliense: São Paulo, VIOLA. Luís Armando. O Direito Prestacional à Saúde e sua Proteção Constitucional. Disponível em:. Acesso: 7 out