Newsmaking e a construção da notícia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
A objetividade no Jornalismo
Ver TV Sem Culpa A linguagem da TV (por João Brant, Júlio Bernardes e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Sistema de Informação Gerencial
Pedagogia da pesquisa-ação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
CULTURA ORGANIZACIONAL
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
SELECÇÃO DA INFORMAÇÃO
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
1.Consciência (Chalmers,1997)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Teoria da Contingência
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 1º SEMESTRE
Técnicas de Negociação Ética em Negociações – PARTE II
Configuração de manutenção
Teorias do Jornalismo I
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Professora: Rosana Santos
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Newsmaking e Gatekeeper
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Princípio Critério Indicador Verificador
Sou o que sou pelo que nós somos
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
COMUNICAçÃO.
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Tecnologia da informação
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Rodas de leitura, conversando sobre livros

Gerenciamento de Processos - PNQ
Introdução do Jornalismo UFOP Marcelo Freire
Administração de Recursos Humanos II
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Planejamento Estratégico
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Capítulo 7 Direção.
Estruturas Organizacionais
Função Planejamento GUI I
Conceitos Fundamentais da Matemática Autor: Bento de Jesus Caraça
Algumas teorias do jornalismo
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
S EMINÁRIO ÉTICA JORNALÍSTICA Grupo: Aline Michelle, Arthur Thiago, Janyara Lima e Luiza Gualberto Professora: Aparecida Ramos.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Capítulo 7 Direção.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
NOTÍCIA É um fato atual com interesse geral
Introdução à Administração
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Teorias Educacionais.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Transcrição da apresentação:

Newsmaking e a construção da notícia Prof. Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP

Newsmaking O newsmaking tenta “descrever o trabalho comunicativo dos emissores como um processo no qual 'acontece de tudo' - rotinas cansativas, distorções intrínsecas e estereótipos funcionais. Baseando-se na etnografia dos mass media, essas análises articulam e individualizam empiricamente os numerosos níveis de construção dos textos informativos de massa” (Wolf, 1994, p.226).

Newsmaking Defende que os discursos jornalísticos são produzidos a partir de: - operações (práticas profissionais) - pressões sociais As notícias não refletem a realidade mas ajudam a construí-la.

Newsmaking Estudos buscam descrever práticas comunicativas abordagem contextual cultura profissional dos jornalistas organização do trabalho processos produtivos Elementos fundamentais do newsmaking noticiabilidade (valores-notícia) constrangimentos organizacionais construção da audiência rotinas de produção

Critérios de noticiabilidade “conjunto de elementos através dos quais um órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos de entre os quais há que seleccionar as notícias” (Mauro Wolf) Valores-notícia componentes da noticiabilidade

Critérios de noticiabilidade Mauro Wolf noticiabilidade resulta da cultura profissional e seus valores também da organização do trabalho. "Sendo assim, o produto informativo parece ser resultado de uma série de negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o que dever ser inserido e de que modo dever ser inserido no jornal, no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas pêlos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produção." (WOLF).

Critérios de noticiabilidade Nelson Traquina noticias são resultado de um processo de produção percepção seleção transformação de uma matéria-prima num produto

Critério de noticiabilidade (Traquina) Produto resulta de: características tecnológicas de cada meio logísticas de produção jornalística, imperativos comerciais, retraimentos orçamentais, inibições legais, disponibilidade de informação das fontes, necessidade de narrar o fato de modo inteligível e atraente para um determinado público

Valores-notícia Critérios de noticiabilidade, valores-notícia: todo e qualquer fator capaz de agir no processo da produção da notícia, características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais.

Valores-notícia Critérios de noticiabilidade do acontecimento consideram origem do fato, fato em si, acontecimento isolado, características intrínsecas, características essenciais, atributos inerentes

Valores-notícia "Os valores-notícia são usados de duas maneiras. São critérios para selecionar, do material disponível para a redação, os elementos dignos de serem incluídos no produto final. Em segundo lugar, eles funcionam como linhas-guia para a apresentação do material, sugerindo o que deve ser enfatizado, o que deve ser omitido, onde dar prioridade na preparação das notícias a serem apresentadas ao público. (...) Os valores/notícia são a qualidade dos eventos ou da sua construção jornalística, cuja ausência ou presença relativa os indica para a inclusão num produto informativo. Quanto mais um acontecimento exibe essas qualidades, maiores são suas chances de ser incluídos." (Golding e Elliot apud WOLF).

Construção da notícia instâncias diferenciadas de critérios de noticiabilidade: (a) na origem dos fatos seleção primária dos fatos / valores-notícia (b) no tratamento dos fatos seleção hierárquica dos fatos leva em conta fatores da organização, formato do produto, qualidade do material jornalístico apurado (texto e imagem), prazo de fechamento, infra-estrutura, tecnologia etc, fatores extra-organizacionais relações do repórter com fontes e públicos;

*critérios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente* Construção da notícia (c) na visão dos fatos, a partir de fundamentos éticos conceitos de verdade, objetividade, interesse público, imparcialidade *critérios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente*

Valores-notícia Mitchell Stephens: “qualidades duradouras das notícias” extraordinário insólito atual figura proeminente ilegal guerras calamidades morte

Valores-notícia Tipologia clássica (Galtung e Ruge, 1965) “uma vez que não podemos registar tudo, temos de fazer uma selecção” 1 - frequência [importância do tempo dos acontecimentos – periodicidade] 2 - amplitude [quanto maior e mais, melhor] 3 - clareza e inequivocidade [quanto menos ambíguo, melhor] 4 - significatividade [culturalmente próximo e/ relevante]

Valores-notícia 5 - consonância [proximidade da expectativa] 6 - caráter inesperado [dentro dos limites do significativo e do consonante: inesperado e raro] 7 - continuidade [o que é definido como notícia continuará a sê-lo] 8 - composição [1.ª página, seções, alinhamento de noticiário]

Valores-notícia 9 - nações de elite 10 - pessoas de elite [identificação geral e importância intrínseca] 11 - personalização [acontecimento como fruto da acção de uma pessoa ou colectividade] 12 – negatividade frequência: mais curto clareza e inequivocidade: mais acordo na sua interpretação como negativo consonância: imagens mentais em cada tempo carácter inesperado: o progresso é visto como normal

Valores-notícia Lorenzo Gomis Informação que todos precisam saber Importante Informação que todos precisam saber Interessante Informação que o público gostaria de saber Informação agradável   Os dois conceitos "cobrem todo campo de valores-notícia". Destaca o valor-notícia repercussão equivale ao de conseqüência e ao de continuidade.

Evoluem com o tempo, não são imutáveis. Advertências Valores-notícia se aplicam em todas as fases da atividade jornalística; Não se constituem como impedimentos ao trabalho do jornalista; Não funcionam isoladamente Mas em diferentes combinações e de forma negociada; Fazem parte da cultura profissional dos jornalistas São um quadro de avaliação racionalizado e interiorizado pelos jornalistas; Permite operacionalizar o processo de produção da notícia Permite orientar a rotina dos jornalistas; Evoluem com o tempo, não são imutáveis.