Comissão de Educação dos Profissionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
POMMAR/USAID-Partners
Bem-vindos!.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Transversalidade dos Direitos Humanos
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O desafio do trabalho em “rede”
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Público-alvo: Agentes e técnicos do Sistema Penitenciário; Policiais Civis; Policiais Militares; Policiais Federais; Policiais Rodoviários; Ouvidores de Polícias; Peritos Legais; Juízes das Varas de Execução Criminal; Defensores Públicos; Promotores; Membros dos Ministérios Públicos; Agentes de Segurança Privada

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Estrutura Contextualização da EDH no Brasil Objetivos e estratégias da EDH EDH para profissionais das áreas de justiça e de segurança pública Resgate histórico da EDH para o público-alvo Princípios para EDH junto ao público-alvo Propostas

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Princípios para trabalhar a EDH com o público-alvo Implementação de processo pedagógico dialógico e essencialmente humano Resgate da auto-estima, da missão e do protagonismo social

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Princípios para trabalhar a EDH com o público-alvo (cont.) Reconhecimento de tensões entre paradigmas, modelos de sociedade, diferenças políticas e ideológicas, entre necessidades individuais e coletivas Desenvolvimento de posturas críticas das práticas institucionais e da atuação do Estado (pedagogia da indignação X conformismo)

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Política Institucional   1.Promover um Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos com os Secretários de Segurança e os Comandantes Gerais e Comandantes de Academias de Polícias; 2.Promover Seminários Regionais de Educação em Direitos Humanos com os educadores em direitos humanos de academias e escolas de formação de polícias, ministérios público e magistratura; 3.Promover Encontros Estaduais de Formação em Direitos Humanos para as áreas de Justiça e Segurança;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Política Institucional (cont.) 4. Implementar um programa nacional de educação em direitos humanos para as academias e escolas de formação de profissionais de segurança, justiça e questão penitenciária; 5. Promover em parceria com os conselhos profissionais, cursos de direitos humanos para os profissionais que atuam na área de justiça, segurança e cidadania;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Política Institucional (cont.)   6. Instrumentalizar e apoiar as ouvidorias para ações preventivas nos estados de modo a torná-las atores pró-ativos na prevenção e capacitação 7. Capilarizar as redes de ações de educação em direitos humanos 8. Apoiar atualizações temáticas com os educadores em direitos humanos

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Produção de Conhecimento   1.Levantar nas academias de polícias as monografias e livros produzidas sobre temas de direitos humanos e disponibilizar na internet e através de catálogos; 2.Levantar nas Universidades monografias, dissertações, teses e livros, projetos de extensão sobre temas de direitos humanos de modo a produzir CD-ROM, de modo a atualizar o banco nacional de educação em direitos humanos; 3.Construir linhas de pesquisa e intervenção em Direitos Humanos e Segurança, Direitos Humanos e Justiça;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Produção de Conhecimento (cont.)   4.Criar um Concurso Nacional de Monografias em Direitos Humanos para os Profissionais da área de Segurança; 5.Apoiar publicações de produções acadêmicas em direitos humanos voltadas para a área da Justiça e da Segurança Pública; 6. Estruturar um site dentro do sistema de informação do Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos para a área da Educação em Direitos Humanos com os sistema de segurança e justiça;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Produção de Conhecimento (cont.)   7. Garantir no orçamento recursos para a publicação de livros contendo todos os mecanismos de proteção dos direitos humanos; 8.Apoiar a publicação material teórico e prático para educadores em direitos humanos; 9.Estimular a publicação de revistas especializadas junto as instituições com programas de formação de direitos humanos com profissionais de segurança e justiça;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Produção de Conhecimento (cont.)   10. Apoiar financeiramente materialmente as bibliotecas das academias de polícia, sistema penitenciário, ministério público e defensorias públicas e conselhos de direitos e defesas; 11. Definir um programa básico para a inclusão de direitos humanos nas academias na área de segurança, justiça e questão penitenciária.

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Banco de Dados   1.Catalogar todos os educadores e pesquisadores em direitos humanos junto as universidades, academias e escolas de formação de polícias; 2.Apoiar pesquisa nacional sobre os conteúdos e metodologias na área da educação formal e informal em direitos humanos com policias e profissionais da área da segurança e justiça;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Banco de Dados (cont.)   3.Realizar um perfil das disciplinas em direitos humanos junto as academias de polícias, escolas de formação de polícias e do poder judiciário; 4.Realizar um banco nacional de operadores de segurança e justiça que passaram por processos de formação em direitos humanos nos estados; 5. Apoiar pesquisas na área de educação em direitos humanos

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Intercâmbio de Educadores   1.Promover Encontros Nacionais de Educadores que atuam com Direitos Humanos com a área da Segurança Pública, justiça e administração penitenciária; 2.Promover encontros de formação teórica e metodológica com os educadores em direitos humanos; 3. Apoiar, estimular e colaborar com ações integradas de educação em direitos humanos para agentes multiplicadores congregando educadores com experiência na área de diferentes regiões do país

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Monitoramento e avaliação da EDH com a área da segurança e justiça   1.Apresentação anual de relatórios das universidades, academias, centros e entidades que realizam educação em direitos humanos com policiais e profissionais da justiça; 2.Avaliação anual dos relatórios das universidades, academias, centros e entidades que realizam educação em direitos humanos com policiais e profissionais da justiça;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Monitoramento e avaliação da EDH com a área da segurança e justiça (cont.)   3. Realizar pesquisa nacional de avaliação das ações formais e informais de educação em direitos humanos; 4. Promover encontros anuais de avaliação das academias e fundações que atuam com ações de educação em direitos humanos; 5. Definir indicadores de avaliação para a prática da educação em direitos humanos em consonância com o sistema nacional de avaliação do PNDH;

Comissão de Educação dos Profissionais da Segurança Pública e da Justiça Propostas Monitoramento e avaliação da EDH com a área da segurança e justiça (cont.)   6. Criação de um fórum permanente com as academias da área de segurança, justiça e cidadania para a consecução de avaliações periódicas das ações de formação e educação em direitos humanos; 7. Propor, estimular e acompanhar a criação de uma coordenação de direitos humanos na Polícia Federal estruturada com recursos humanos e financeiros suficientes para realizar um programa permanente de formação de policiais em direitos humanos