UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS EM SC Realização: LEVIS – Laboratório de Estudos das Violências do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Comissão de Educação dos Profissionais
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Reorientação curricular
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Flexibilização Curricular
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
OBJETIVOS Objetivo Geral
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS EM SC Realização: LEVIS – Laboratório de Estudos das Violências do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Equipe de Coordenação: Theóphilos Rifiotis Tiago Nogueira Hyra Chagas Rodrigues

Objetivo: orientar educadores e lideranças comunitárias para que estes se tornem multiplicadores das noções de educação em e para Direitos Humanos e oferecer condições para desenvolvimento e consolidação do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos. Formação dos educadores: cursos, desenvolvidos com abordagem geral e introdutória na concepção da Educação em e para Direitos Humanos como um conjunto de direitos fundamentais e universais, englobando: cursos, desenvolvidos com abordagem geral e introdutória na concepção da Educação em e para Direitos Humanos como um conjunto de direitos fundamentais e universais, englobando:

conceituação e princípios. conceituação e princípios. fundamentos filosóficos, sociais e políticos da EDH. fundamentos filosóficos, sociais e políticos da EDH. documentos e declarações internacionais sobre os Direitos Humanos. documentos e declarações internacionais sobre os Direitos Humanos. seus reflexos na legislação brasileira, principalmente a Constituição Federal de seus reflexos na legislação brasileira, principalmente a Constituição Federal de conjuntura internacional (Plano Global de Educação em Direitos da ONU). conjuntura internacional (Plano Global de Educação em Direitos da ONU). situação nacional, centrada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. situação nacional, centrada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

No entanto, a ênfase do projeto está voltada para as experiências vivenciadas pelos estudantes no contexto da realidade escolar, onde efetivamente se opera a Educação em Direitos Humanos. As temáticas : referência ao universo do ensino e da escola, as relações entre alunos, entre estes e os professores, assim como as experiências e narrativas pessoais que pudessem ser trazidas para o ambiente da sala de aula e desenvolvidas sob uma perspectiva humanista. referência ao universo do ensino e da escola, as relações entre alunos, entre estes e os professores, assim como as experiências e narrativas pessoais que pudessem ser trazidas para o ambiente da sala de aula e desenvolvidas sob uma perspectiva humanista.

Abrangência da Proposta: Profissionais de educação do Estado de Santa Catarina (professores e gestores), lideranças comunitárias e os integrantes do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos. O curso foi ministrado para duas regiões do Estado em 2006: região metropolitana da capital (Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu) região metropolitana da capital (Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu) interior do Estado (Brusque, Canelinha, São João Batista e Tijucas). interior do Estado (Brusque, Canelinha, São João Batista e Tijucas). O curso de capacitação para a Educação em Direitos Humanos teve mais de 100 participantes, divididos nas duas edições, sendo que 80% das vagas foram destinadas às escolas da rede pública e 20% para profissionais de educação de escolas particulares. O curso de capacitação para a Educação em Direitos Humanos teve mais de 100 participantes, divididos nas duas edições, sendo que 80% das vagas foram destinadas às escolas da rede pública e 20% para profissionais de educação de escolas particulares.

Em 2008, participarão da capacitação 300 educadores da rede pública do Estado, da região da Grande Florianópolis e da Região de Itajaí. Serão contemplados também 50 lideranças comunitárias e os membros do Comitê Catarinense de EDH

Metodologia e abordagem: Ação I (Janeiro a Maio de 2008): Oficinas metodológicas para os cursos de formação de Educação em Direitos Humanos. Capacitar a equipe do projeto e o Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos – contatos com núcleos de pesquisa, Secretarias de Educação, professores, profissionais. Capacitar a equipe do projeto e o Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos – contatos com núcleos de pesquisa, Secretarias de Educação, professores, profissionais. Preparação das oficinas / Elaboração do material didático do curso. Preparação das oficinas / Elaboração do material didático do curso. Oficinas de capacitação para a equipe do projeto: os ministrantes dos cursos de capacitação, a equipe executora do projeto e integrantes do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos. Oficinas de capacitação para a equipe do projeto: os ministrantes dos cursos de capacitação, a equipe executora do projeto e integrantes do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos.

Ação II (Junho-Setembro 2008): Curso de capacitação em Educação em Direitos Humanos para Profissionais da Educação e Lideranças Comunitárias de SC. Experiência de dois cursos capacitação, com metodologia de separação do cotidiano dos profissionais da educação durante de dois dias. Experiência de dois cursos capacitação, com metodologia de separação do cotidiano dos profissionais da educação durante de dois dias. Oferecer oportunidade de convívio intenso e imersão nas temáticas, focalizando não conteúdos fechados a serem reproduzidos, mas reflexões, vivências e críticas. Oferecer oportunidade de convívio intenso e imersão nas temáticas, focalizando não conteúdos fechados a serem reproduzidos, mas reflexões, vivências e críticas. Palestras e oficinas, recursos audio-visuais, debates e troca de impressões: dinâmica entre teoria e prática. Palestras e oficinas, recursos audio-visuais, debates e troca de impressões: dinâmica entre teoria e prática. Realização de atividade devolutiva, pelos educadores beneficiados, em suas respectivas comunidades. Realização de atividade devolutiva, pelos educadores beneficiados, em suas respectivas comunidades.

Cronograma dos cursos: 1º Dia: 1º Dia: 8:00 – 8:30 – Abertura das atividades 8:00 – 8:30 – Abertura das atividades 8:30- 10:30 – Palestras e debate: 8:30- 10:30 – Palestras e debate: Formação didático-pedagógica para Educação em Direitos Humanos Palestrantes Regina Ingrid Bragagnolo e Raquel Barbosa Formação didático-pedagógica para Educação em Direitos Humanos Palestrantes Regina Ingrid Bragagnolo e Raquel Barbosa Direitos da Infância e adolescência – Palestrante Cleverton Elias Vieira Direitos da Infância e adolescência – Palestrante Cleverton Elias Vieira 10:30 – 11:00 – Intervalo 10:30 – 11:00 – Intervalo 11:00 – 12:30 – Debates em grupo/oficina 11:00 – 12:30 – Debates em grupo/oficina

14:00 –16:00 – Palestras e debate: 14:00 –16:00 – Palestras e debate: Violências – Palestrante Tiago Nogueira Hyra e Chagas Rodrigues Violências – Palestrante Tiago Nogueira Hyra e Chagas Rodrigues Gênero e Sexualidade – Rosa Maria Rodrigues Gênero e Sexualidade – Rosa Maria Rodrigues 16:00 – 16:30 - Intervalo 16:00 – 16:30 - Intervalo 16:30 – 18:30 – Debates em grupo/oficina 16:30 – 18:30 – Debates em grupo/oficina 18:30 – 20:00 – Jantar 18:30 – 20:00 – Jantar 20:00 – 22:00 – Projeção de filme (Quase Dois Irmãos de Lucia Murat) 20:00 – 22:00 – Projeção de filme (Quase Dois Irmãos de Lucia Murat)

2º Dia: 08:00 – 10:00 – Palestras e debate: Minorias étnicas e sociais – Palestrante Marta Magda Antunes Machado Meio ambiente – Palestrantes Alexandre Böck e Isaac Pedro 10:00 – 10:30 – Intervalo 10:30 – 12:30 – Debates em grupo/oficina

14:00 –16:00 – Palestras e debate: 14:00 –16:00 – Palestras e debate: Conceitos, concepções e legislação em Direitos Humanos, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – Palestrante Dorian Ribas Marinho Conceitos, concepções e legislação em Direitos Humanos, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – Palestrante Dorian Ribas Marinho Direitos Humanos, direitos de todos: repensando estratégias de reconhecimento social – Palestrante Theóphilos Rifiotis Direitos Humanos, direitos de todos: repensando estratégias de reconhecimento social – Palestrante Theóphilos Rifiotis 16:00 – 16:30 - Intervalo 16:00 – 16:30 - Intervalo 16:30 – 18:30 – Debates em grupo/oficina 16:30 – 18:30 – Debates em grupo/oficina 18:30 – 20:00 – Jantar 18:30 – 20:00 – Jantar 20:00 – 22:00 – Avaliação dos trabalhos 20:00 – 22:00 – Avaliação dos trabalhos

Atividade de Retorno nas Comunidades: Atividades práticas de Direitos Humanos a serem realizadas pelos participantes do Curso nas respectivas comunidades e escolas, livres à escolha de cada participante, com o posterior envio de relatório à coordenação do projeto. Atividades práticas de Direitos Humanos a serem realizadas pelos participantes do Curso nas respectivas comunidades e escolas, livres à escolha de cada participante, com o posterior envio de relatório à coordenação do projeto. A intenção é que os participantes sejam multiplicadores do conhecimento adquirido durante o curso, e o socializem com sua comunidade, não como um conteúdo fixo a ser transmitido, mas sim adequado à realidade e preocupações mais próximas de cada comunidade. A intenção é que os participantes sejam multiplicadores do conhecimento adquirido durante o curso, e o socializem com sua comunidade, não como um conteúdo fixo a ser transmitido, mas sim adequado à realidade e preocupações mais próximas de cada comunidade.

Ação III (Fevereiro-junho 2008): Estruturação e fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Reuniões com profissionais, entidades, organizações, que atuam na área dos Direitos Humanos: busca de parceiros para a estruturação do CCEDH. Reuniões com profissionais, entidades, organizações, que atuam na área dos Direitos Humanos: busca de parceiros para a estruturação do CCEDH. Criação de um Fórum de discussão. Criação de um Fórum de discussão. Levantamento e registro, por meio de cadastro, das experiências referenciais de Educação em Direitos Humanos no Estado. Levantamento e registro, por meio de cadastro, das experiências referenciais de Educação em Direitos Humanos no Estado. Consolidação do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos. Consolidação do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos.

Comitê Catarinense de EDH Em fase de formação Em fase de formação Programada Audiência Pública (para formalização do Comitê e aprovação de Regimento interno) para Junho/2008 Programada Audiência Pública (para formalização do Comitê e aprovação de Regimento interno) para Junho/2008 Dificuldades: principalmente políticas Dificuldades: principalmente políticas Desdobramentos a partir da formação: elaboração de PEEDH e autonomia para elaboração e implementação de projetos. Desdobramentos a partir da formação: elaboração de PEEDH e autonomia para elaboração e implementação de projetos.

Ação IV (Outubro e Novembro 2008): Avaliação Geral dos Trabalhos; Confecção de produtos (livro e DVD), e Relatório final. Avaliação geral dos trabalhos realizada ao final dos cursos com a função de conclusão dos trabalhos. Avaliação geral dos trabalhos realizada ao final dos cursos com a função de conclusão dos trabalhos. Elaboração do relatório final do projeto Elaboração do relatório final do projeto Elaboração e edição de DVD com as palestras e oficinas Elaboração e edição de DVD com as palestras e oficinas Elaboração e edição de livro sobre Educação em e para os Direitos Humanos Elaboração e edição de livro sobre Educação em e para os Direitos Humanos

Apoio e parceria: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina – PRCE/UFSC. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina – PRCE/UFSC. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. Comissão de Direitos Humanos da OAB-SC Comissão de Direitos Humanos da OAB-SC