ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Dois modos de ler a Bíblia.
Português Brasileiro: Questões atuais
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
Comunicação.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Educação e Aprendizagem
A língua e suas realizações
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
Questionário Sociolinguístico
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Resenha Produção de texto.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
LÍNGUA PORTUGUESA E DIREITO
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Língua Estrangeira Moderna
Lojas de Informática & eletrônicos
Leitura e interpretação de texto
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Reflexões sobre Produção Textual
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Conceitos Introdutórios
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Variações da Linguagem
A pré história da linguagem escrita
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística. Profª. Fábio Simas

Por que tenho de cursar essa disciplina? Busca desenvolver a competência leitora do aluno, desenvolver a capacidade de ele exercer/executar as habilidades de leitura, utilizar estratégias para compreender e escrever a mensagem em diferentes situações.

OBJETIVOS Apresentar diferentes formas de construção de textos em situações específicas; Contribuir para maior habilidade de leitura e escrita ao longo da vida acadêmica e na sociedade.

Conteúdo Programático desta aula Linguagem: capacidade humana Língua: uniformidade / diversidade Fala: características da fala e da escrita Variação linguística

LINGUAGEM Temos necessidade de compreender a realidade em que vivemos, o mundo, nossas relações com essa realidade e nossas relações com as pessoas.

COMO TEMOS NECESSIDADE DE ENTENDERMOS O MUNDO, SUAS RELAÇÕES, AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ELABORAMOS ESSE ENTENDIMENTO OU QUESTIONAMOS A RESPEITO PARA CONSTRUIRMOS O ENTENDIMENTO. PARA ISSO, O SER HUMANO UTILIZA A LINGUAGEM.

Já que a linguagem é responsável pelo entendimento da realidade, posso concluir que todo ser vivo possui linguagem, não? Hum...... Como vou conseguir uma banana agora, bem madurinha, bem saborosa?

Seria possível a vida em sociedade sem linguagem. É claro que não Seria possível a vida em sociedade sem linguagem? É claro que não. Nós, que vivemos em sociedade, precisamos da linguagem para sobreviver, ela é um dos fatores que nos une. A todo momento, estamos interagindo no meio em que vivemos e, para isso, a linguagem é fundamental.

O que é linguagem? É o que nos une em sociedade. É um fenômeno dinâmico. É uma faculdade humana. Pode ser verbal ou não-verbal

A escolha pela linguagem verbal ou não verbal depende muito da intenção daquele que quer comunicar e aquilo que se quer comunicar. Em alguns casos, uma imagem, uma música (sem a letra, só a melodia), um gesto podem valer muito mais do que algumas palavras. É fato que todos os seres humanos podem, ao mesmo tempo, usar linguagem verbal e linguagem não-verbal na comunicação.

Cartaz da campanha de repovoamento da Araucária. Disponível em: blog.tudosobreplantas.com.br/.../1184760867.jpg

Como foi dito, a Linguagem nos faz elaborar entendimento sobre o mundo, interagir com as pessoas. Este entendimento á materializado através de um veículo social - LÍNGUA. A Língua, portanto, é uma instituição social, comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação.   Estamos falando desta língua?

A LÍNGUA, como instituição social, utilizada pelos membros de uma nação, possui uma estrutura comum a todos, pois todos precisam falar a mesma língua, precisam se comunicar. A Fala materializa o conhecimento que o falante tem da língua, pois somente quando alguém fala é que sabemos a sua nacionalidade. Assim: Comunicação do entendimento da realidade, interação , são feitas através de uma instituição social chamada LÍNGUA, que se materializa através da FALA. LINGUAGEM LÍNGUA FALA

Pois é, essa questão é a chamada UNIFORMIDADE na DIVERSIDADE. REFLETINDO: Já imaginou se os membros de uma comunidade não se entendessem? Como poderíamos afirmar que haveria uma única língua materna nesta nação? Por outro lado, você pode estar pensando no fato de que pessoas que nasceram e moram num mesmo país, não falam exatamente iguais e que, às vezes, nem se entendem ou se entendem precariamente.... Pois é, essa questão é a chamada UNIFORMIDADE na DIVERSIDADE.

Como é isso? UNIFORMIDADE -A língua necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda a comunidade. A conservação de sua estrutura é que faz com que falemos a mesma língua, apesar de algumas variações.

DIVERSIDADE: Variações que acontecem nas línguas humanas. Temos: VARIAÇÕES GEOGRÁFICAS - a partir de regiões diferentes VARIAÇÕES SOCIAIS - a partir de nível de escolaridade, meio ambiente adequação às diferentes situações. Neste tipo de variação, convivemos com as Inadequações da linguagem em situações formais, as chamadas falta de concordância, pronúncia não cuidada etc.... PARA CADA SITUAÇÃO HÁ UMA LINGUAGEM ADEQUADA. Variações por conta da idade etc.....

NÃO PODEMOS ESQUECER: As situações formais exigem linguagem formal. Nestas situações não temos intimidade com o ambiente nem com as pessoas. As situações informais ou semiformais exigem linguagem informal ou semiformal, linguagem mais relaxada, mas não quer dizer que haja, necessariamente, falta de concordância, palavras cortadas etc. Variação situacional - uma espécie de variação social. Adequação às situações.

Linguagem comum no meio digital; Adequado ou inadequado? O INTERNETÊS Linguagem comum no meio digital; Oralidade? Escrita? Certo ou errado? Adequado ou inadequado?