Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
O PNEDH E OS DESAFIOS PARA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
PNEDH e compromisso do Estado
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Planejamento Estratégico
Plano de Comunicação e Marketing
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Ministério da Cultura.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Comissão de EJA de Alagoas
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Transcrição da apresentação:

Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos PROJETO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos MERCOSUR Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos

Objetivos OBJETIVO IMEDIATO 1: Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) atual e preparar a segunda versão do Plano. OBJETIVO IMEDIATO 2: Estabelecer Parcerias, Implementar e Apoiar Ações de Educação em Direitos Humanos OBJETIVO IMEDIATO 3: Formar e Capacitar Promotores de Direitos Humanos OBJETIVO IMEDIATO 4: Formular e Divulgar Estudos, Pesquisas e Produzir Materiais, Relativos à Educação em Direitos Humanos. OBJETIVO IMEDIATO 5: Monitorar e Avaliar a implementação do PNEDH

OBJETIVO IMEDIATO 1: Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) atual e preparar a segunda versão do Plano. 1.1 Resultado 1. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH atual divulgado e segunda versão do PNEDH elaborada e distribuída. Participação de membros do Comitê e da CGEDH em Reunião de Altas Autoridades do MERCOSUR para divulgar o PNEDH; Inserir mesas, palestras e grupos de trabalho sobre a implementação dos Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos no Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos; Promover o intercâmbio de experiências de Planos Nacionais de EDH; Divulgar material específico do PNEDH (Folders, banners, outros)nas Reuniões de Altas Autoridades; Divulgar conjuntamente os Planos Nacionais em Educação em Direitos Humanos em portugues e espanhol

OBJETIVO IMEDIATO 2: Estabelecer Parcerias, Implementar e Apoiar Ações de Educação em Direitos Humanos 2.1 Resultado 1. Parcerias com instituições governamentais, privadas e do terceiro setor efetivadas. 2.1.1. Definir ações de intercâmbio e cooperação internacional e nacional na área de Educação em Direitos Humanos; 2.1.2. Promover reunião de Gestores da Educação em Direitos Humanos durante o Congresso Internacional de Educação em Direitos Humanos; 2.1.3. Apresentar programação do Congresso Internacional e definir apoio a participação de representações institucionais e palestrantes; 2.1.4.Convidar oficialmente as autoridades do MERCOSUR para o Congresso Internacional de Educação em Direitos Humanos; 2.1.5.Articular parecrias de programas de pós-graduação em Direitos Humanos e em Educação em Direitos Humanos; Levantar Diretrizes Nacionais e Projetos de leis e Resoluções Nacionais em Educação em Direitos Humanos;

2.1.6 Apresentar a inserção dos Direitos Humanos em Congressos Profissionais (Psicologia, Educação), no Ensino Pesquisa (Pós-Graduação, Graduação) e Extensão Universitária; 2.1.7. VI Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária – Novembro Rio de Janeiro – UFRJ; 2.1.8. Criação da Associação Nacional de Direitos Humanos – ANDHEP; 2.1.9. Realizar audiência envolvendo representante da SEDH, Ministérios da Educação, Conselhos de Educação e Reitores de Universidades que desenvolvem ações de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos; 2.1.10. Organizar encontros com gestores de Escolas e Academias da área de justiça e segurança visando garantir acordos e compromissos institucionais que assegurem a execução de ações do PNEDH. 2.1.11. Visitar instituições do setor privado buscando estabelecer parcerias com ONG's, visando à formulação e execução de programas de Educação em Direitos Humanos.

2.2 Resultado 2. Ações de Educação em Direitos Humanos implementadas e apoiadas 2.2.1. Identificar e divulgar ações inovadoras e de qualidade de Educação em Direitos Humanos desenvolvidas pelas ONGs e/ou sistemas de ensino em diferentes níveis e modalidades; 2.2.2. Estimular a criação e/ou o fortalecimento de subcomissões de Educação em Direitos Humanos; 2.2.3. Levantar e divulgar projetos de Educação em Direitos Humanos para comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, assentamentos rurais, refugiados e estrangeiros em situação irregular. 2.2.4. Apoiar projetos culturais e educativos de promoção da igualdade, com recortes de gênero, etnias, orientação sexual e deficiência.

2.3 Resultado 3. Rede de Centros de Referência de Educação em Direitos Humanos estruturada e apoiada. 2.3.1. Divulgar as ações da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. 2.3.2. Divulgar Redes e Centros de Referências no campo da Educação em Direitos Humanos. 2.4 Resultado 4. Campanhas de veiculação de valores humanos realizadas 2.4.1. Levantar e elaborar peças de propaganda para mídia. 2.4.2.Realizar reuniões com entidades associativas de empresas e profissionais de comunicação para definir estratégias de campanha.

2.5 Resultado 5. Programas de Educação em Direitos Humanos e produções artísticas concebidos, apoiados, veiculados e incentivados 2.5.1. Articular Ministérios da Comunicação para a realização de programas de TVs e Rádios na realização de programas de Educação em Direitos Humanos. 2.5.2 Incentivar a inclusão de conteúdos de Direitos Humanos em eventos artísticos.

OBJETIVO IMEDIATO 4: Formular e Divulgar Estudos, Pesquisas e Produzir Materiais, Relativos à Educação em Direitos Humanos. 4.1 Resultado 1. Sistema Nacional de informações de Educação em Direitos Humanos estruturado e operacionalizado 4.1.1. Construir um Sistema Informatizado para armazenamento e processamento de informações sobre Educação em Direitos Humanos. 4.1.2. Levantar a produção existente de materiais para uso Educação em Direitos Humanos ,nas diversas áreas do PNEDH. 4.1.3. Realizar e divulgar o diagnóstico de programas de Educação em Direitos Humanos nas áreas do PNEDH para subsidiar a elaboração de programas de ensino na área.

4.2 Resultado 2. Materiais educativos em Direitos Humanos adquiridos, elaborados, traduzidos e socializados 4.2.1. Definir um Plano de Publicação para a Política de Educação em Direitos Humanos: - Instrumentos Normativos em linguagem popular e língua brasileira de sinais. - Selecionar e traduzir materiais didáticos; - Organizar e distribuir kits bibliográficos na área de Direitos Humanos. - Estimular a aquisição e reimpressão de materiais didáticos de Educação em Direitos Humanos, nas áreas do PNEDH. - Apoiar a produção de materiais pedagógicos para Educação em Direitos Humanos.

OBJETIVO IMEDIATO 5: Monitorar e Avaliar a implementação do PNEDH 5.1 Resultado 1. Estratégias e Mecanismos de monitoramento e de avaliação do PNEDH implementadas 5.1.1. Construir com o apoio do Comitê Nacional Indicadores de avaliação das ações de Educação em Direitos Humanos nos diversos níveis; 5.1.2. Monitorar, avaliar e divulgar ações realizadas no PNEDH, através de Reuniões com o Comitê Nacional de Educação e Gestores Nacionais e Órgãos de Cooperação. 5.1.3. Realizar encontros estaduais de educadores em Direitos Humanos para disseminar e acompanhar a implementação do PNEDH. 5.1.4. Realizar reuniões do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.