em Educação em Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
1 4º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
em Educação em Direitos Humanos
1 4º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
em Educação em Direitos Humanos
Cidadania Participativa nas
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Para Casa – Montar o cariograma
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Maria Angela Campelo de Melo
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Afinal, o que é Planejamento?
1º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Tecnologia e Educação.
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
em Educação em Direitos Humanos
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
As Concepções Pedagógicas.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
em Educação em Direitos Humanos
Transcrição da apresentação:

em Educação em Direitos Humanos 4º Módulo em Educação em Direitos Humanos Capacitação de educadores da Rede Básica

Fundamentos Educativo-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos

Educação em Direitos Humanos na Educação Básica: A Escola como lócus privilegiado de formação teórico-prático em Direitos Humanos EDH: princípios e fundamentos teórico-metodológicos para a Educação Básica numa visão crítica Currículo em EDH: eixos norteadores da sua construção (transversalidade e dialogia) Práticas educativas e estratégias metodológicas em EDH Equipe: Adelaide Alves Dias – UFPB Aída Monteiro – UFPE Celma Tavares de Almeida e Silva – UFPE Eduardo Bittar – USP José Francisco de Melo Neto – UFPB Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes – UFPI Maria de Nazaré Tavares Zenaide – UFPB Maria Victoria de M. Benevides Soares –USP Margarida Sônia do Monte Silva – UFPB Suzana Sacavino – Novamérica/RJ Ulisses F. Araújo – USP Vera Ma. Candau – PUC-RIO/Novamérica/RJ

FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM/PARA DIREITOS HUMANOS: Um horizonte de sentido – uma maneira de fazer – uma forma de ser. Suzana Sacavino Doutora em Ciências Humanas pelo Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora Executiva da ONG Novamerica (RJ), diretora da Revista Novamerica/Nuevamerica, membro da equipe de pesquisa do GECEC (Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura/s) do Departamento de Educação da PUC-Rio.

INTRODUÇÃO

A educação em/para os direitos humanos cobra a relevância e o papel do(a) educador(a) como um agente cultura. Conceber o(a) educador(a) como agente cultural pressupõe-se situar-se em uma ótica contra-hegemônicas, isto é, desenvolver processo críticos de compreensão e ação sobre a realidade. Abrir espaço de ação – reflexão – ação sobre os D.H. nas escolas, reforça o compromisso com a democracia e como a cidadania ativa.

Um horizonte de sentido. Aspectos considerados pela NOVA AMÉRICA essenciais nos processos de formação do(a) educador(a) como um(a) agente cultural: A UTOPIA – Um horizonte de sentido. A PARTICIPAÇÃO – Uma maneira de fazer. REINVENTAR A CIDADANIA – Uma forma de ser.

Reinventar a Utopia – Um horizonte de sentido

Outro mundo é possível com vida digna e com qualidade para todos: Articular as lutas nas escalas local, nacional e global. Articulação dos excluídos e dominados. Construção de uma democracia de iguais diferentes. Concepção inovadora do uso do poder. Utilização de oficinas pedagógicas como espaço de construção coletiva de um saber.

LUTAS - DIFERENTES ESCALAS EXCLUÍDOS E DOMINADOS LUTAS - DIFERENTES ESCALAS ARTICULAÇÃO OFICINAS PEDAGÓGICAS CONCEPÇÃO INOVADORA DEMOCRACIA DE IGUAIS DIFERENTES

Reinventar a participação – Uma maneira de fazer.

Participar a partir do enfoque de construção contra-hegemônica é entendê-la como um processo complexo e contraditório entre a sociedade civil, o Estado e o mercado. Participar também significa ajudar a perceber as estruturas dominantes de poder; propiciando a desmontagem da sistema hierárquico, excludente e opressor, com vistas a construir um sistema includente, que use do bem comum.

No enfoque de construção contra-hegemônica é um processo complexo e contraditório entre a sociedade civil, o Estado e o mercado. PARTICIPAR Significa ajudar na percepção das estruturas dominantes de poder, propiciando a construção de um sistema includente e não excludente.

Experiência de sucesso: Movimento de Educadores(as) em Direitos Humanos (MEDH) – trabalho promovido pela Novamérica desde 1990, para construir um espaço de formação continuada de professores(as) concebida em núcleos locais aglutinadores das educadores(as) participantes. Atualmente MEDH conta com 37 educadores(as) afiliados, distribuídos em 6 núcleos, envolvendo 12 cidades entre a capital e o interior do Estado do Rio de Janeiro.

Reinventar a cidadania – Uma forma de ser.

Fazer diferente é contar com o outro como agente e sujeito de seu próprio destino, que nos transforma e cria uma nova forma de ser individual e coletiva, que nos faz cidadãos(as) de um mundo globalizado a partir das diferentes localizações.

principio da igualdade principio da diferença Cidadania Democrática Multicultural: Articular as lutas nas escalas local, nacional e global; Considerar a unidade na diversidade: Unidade principio da igualdade Diversidade principio da diferença

Cidadania Ativa  Cidadania Passiva Voto, participação crítica, construção da cidadania Planetária Apenas o voto em cada eleição

Formar educadores(as) para educar em/para os direitos humanos é conjugar coletivamente o verbo “reinventar”.

Autoria: Margarida Sônia do Monte Silva Produção: Sílvia Helena Soares Schwab e Guanambi Tavares de Luna Veiculação e divulgação livres