Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Extensão Médica Acadêmica
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP – SIBi/USP Avaliação Institucional – 2005 (Análise dos pareceres de assessores externos)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Ambiente de Acessibilidade Informacional - AAI
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Ministério da Educação
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Promovendo Soluções Sociais
Acervos digitais 1.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Convergência Acervo impresso e digital na biblioteca híbrida
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Conselho Universitário
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Solange de Souza Historiógrafa do CEDEM
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ Paula Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ criada em 7 de setembro de 1920 (então Universidade do Rio de Janeiro) pelo decreto nº 14.343 a partir da reunião de três escolas profissionais , a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica e a Faculdade de Direito. IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

“justaposição de instituições de ensino superior previamente existentes.” ....sem integração entre elas e cada uma conservando suas características próprias... (TEIXEIRA, Aloisio. Proposta de Plano Quinquenal de Desenvolvimento para a UFRJ.Março de 2006.p.15. FÁVERO, M.L. Org. Universidade do Brasil das origens à construção, UFRJ, 2000. p.28) IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

atender às dinâmicas demandas acadêmicas; Bibliotecas dupla função atender às dinâmicas demandas acadêmicas; guardar, preservar e disseminar acervos raros. IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Problemas X Iniciativas Fragmentação; Dispersão de recursos; Desgaste causado pelo tempo, os danos por má acomodação e guarda, as ações biológicas; Tragédias climáticas; IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Projeto Memória do SiBI/UFRJ iniciado em 2003; Registrar formalmente os lugares de memória da UFRJ. IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Etapas identificação e diagnóstico; Segurança e adequação do ambiente; Digitalização dos acervos; Investimentos modernos na preservação; divulgação.

Conscientização do compartilhamento; Espaço centralizado no SiBI ? Crescente interesse da comunidade universitária em apoiar e até em desenvolver pesquisas baseadas nessas coleções; IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Institucionalização das ações SiBI/UFRJ Institucionalização das ações Plano de Desenvolvimento institucional. Plano Diretor. IX Encontro Nacional de Acervo Raro – Biblioteca Nacional dezembro de 2010

Muito obrigada! www.sibi.ufrj.br paulamello@sibi.ufrj.br