Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto 2011.2.

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Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto

Conceito de Conhecimento: é uma relação que se estabelece a partir da atividade consciente de um sujeito em relação a um objeto, de modo a constituir, naquele, uma representação ou imagem deste.

Conceito: é aquilo que se dá a conhecer pelo sujeito, que se manifesta para a consciência e para a razão conhecedora do sujeito Fatos Fatos Fenômenos Fenômenos Real/realidade Real/realidade

Conceito: é o ser que conhece e age sobre o objeto buscando conhecê-lo. Racional (dotado de razão) Racional (dotado de razão) Cultural, social, histórico Cultural, social, histórico Perceptual (dotado de percepção) Perceptual (dotado de percepção) Linguístico (dotado de linguagem) Linguístico (dotado de linguagem)

Conceito: é a maneira como a qual a razão ou o entendimento do sujeito organiza e armazena na memória as informações captadas do objeto. Mental Mental Formal (abstrata) Formal (abstrata) Aproximativa Aproximativa

Conceito: ramo da Filosofia que se dedica a investigar a questão do conhecimento, sua natureza, validade, extensão e modos de obtenção. É estritamente ligada à Ontologia (Teoria do Ser), a qual se dedica a investigar a natureza ou essência do ser. Questão Central para a Epistemologia: Como é possível (se é que é) se alcançar o conhecimento verdadeiro ?

Concepções de Verdade: Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah

Questões Principais sobre o Objeto: Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ?

Questões Principais sobre o Sujeito: A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ?

Questões Principais sobre as Representações: As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento

Diz-se que o sujeito conhece quando é afetado de algum modo pelo objeto, ou seja, tem seu comportamento alterado de certa forma pelo objeto. Este, todavia, continua a transcender o sujeito, que passa a se referir a ele por intermédio das representações.

1 - O conhecimento provém do objeto = empirismo Ênfase no papel da experiência, dos sentidos e da percepção Método Indutivo (indução) Conhecimento Sensível Matéria do Conhecimento 2 – O conhecimento provém do sujeito = racionalismo Ênfase no papel da razão Método Dedutivo Conhecimento Intelectual Forma do Conhecimento

Teorético Teorético Empírico Empírico Prático Prático Técnico Técnico Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição

Popular, Comum ou do Senso Comum Religioso e Mistíco/Mítico Filosófico Artístico (fruição estética ou inspiração estética) Intuitivo Científico

Os diferentes tipos de conhecimento não se distinguem pelo maior ou menor desejo de alcançar a verdade, nem pela sua maior ou menor adequação a essa verdade, pois essa se mantém de algum modo inacessível. Também não de distinguem nem pelo sujeito nem pelo objeto do conhecimento, mas sim pelos seguintes fatores: Forma – maneira como o problema (fato, fenômeno, realidade) que se propõem a conhecer é abordado Método – modo pelo qual o problema é tratado e encaminhado, bem como os instrumentos envolvidos Tipo de Expectativa que se propõem a satisfazer Tipo de Discurso de que se utilizam Tipo de Representação (não mental) que geram

Uma Questão Importante !! Se o conhecimento científico está sujeito, assim como os demais tipos de conhecimento, às limitações biológicas, socioculturais e linguísticas dos seres humanos, e não se diferencia daquelas formas de conhecimento pela busca ou descoberta da verdade, como podemos determinar a validade do conhecimento científico ? Em outras palavras, qual o fundamento das ciências que nos permite considerá-las uma forma segura de conhecimento ? arquitetura da razão humana (Kant) Possíveis Soluções:estrutura lógica do mundo (Aristóteles/Russell) investigações sobre a mente (Ciência Cognitiva)

Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 2 Professor José Ferrari Neto

Senso Comum Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Religioso Valorativo Inspiracional Sistemático Não Verificável Infalível Exato Filosófico Valorativo Racional Sistemático Não Verificável Infalível Exato Científico Real (Factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Exato

Conceito de Ciência (I): Entende-se por ciência tanto o conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento de um objeto limitado, bem como o conjunto de conhecimentos advindos dessa atitude e atividade, os quais devem ser capazes de serem submetidos à verificação

Conceito de Ciência (II): Também pode-se entender-se por ciência um determinado ramo do saber humano, um campo de conhecimento, o qual se define por possuir um objeto de estudo próprio, formalmente delimitado, um conjunto de métodos de estudo e investigação, os quais tornam possível a abordagem desse objeto, e um corpo de teorias, o qual permite a formulação e a testagem de hipóteses sobre o objeto.

Classificação da Ciência: Formais Ciências Naturais Factuais Sociais

Construção do Conhecimento Científico 1.Observação 1.seleção e recorte do fato ou fenômeno 2.Coleta de dadosdescrição 3.Descrição 1.sistematização 4.Teorização Preliminar 1.definições 2.hipóteses 3.modelo teórico 5.Prova 1.Formaisexplicação 2.experimentais (empíricas) 3.racionais 6.Teorização Secundária 1.Formulação de princípios, teorias e leis

Outras Questões Importantes !! Existe observação pré-teórica ? O quanto a observação é afetada pela atividade do sujeito ? Os objetos são dados ou construídos ? As provas “provam” ou “convencem” ? Que ramos da Linguística, de fato, se inserem no que caracteriza o fazer científico ?