Esclarecimento de Critérios (bolsista PIBIC – Fapergs)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Luiza Akiko K. Hoga; Luciana Magnoni Reberte
Alguns elementos para reflexão:
Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
Gestão Condominial em Projetos PAR
O PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA PAR
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
INVENTÁRIO DE DADOS DE PROJETOS PAR: CONTRIBUIÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DOS REQUISITOS DO CLIENTE Nirce Saffer Medvedovski Arquiteta, Doutora FAU-USP, Professora.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Fundamentação Teórica
TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo.
Profª. Selma Maria da Silva
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
RESIDENCIAL SOLAR VENEZA
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Metodologia Científica
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Processo e Método de Avaliação MPS
. AMESP MONTE SIÃO 23/04/2010.
Conjuntos Habitacionais PAR em Pelotas
Financiamento Habitacional
Tipos de Reuniões de Trabalho
Programas Sociais de Moradia Econômica
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Projeto de Gestão de Crise
Inscrição nos Sindicatos e Associações
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II
Embora procurando satisfazer as expectativas naturais de seus representados, os sindicatos se vêem, permanentemente, diante de um crescente número de.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos.
REUNIÃO REQUALI 2005 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
ISO 9001:2000
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Metodologia Científica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Aprendendo a montar sua empresa...
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Gestão Financeira Mudando de patamar em 3 passos 31 de Julho de 2013 Gabriel Gaspar, CEO - Nibo Dino Mocsányi, Diretor Geral - Consultores.com.br Atenção!
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Recursos e Fontes de Financiamento
Política Nacional de Habitação
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Trabalho de Conclusão do Curso
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
A Vinda da Família Real para o Brasil
Você conectado ao seu lar! Appartment Mobile. Objetivo  O aplicativo foi criado com a intenção de facilitar a convivência e comunicação entre vizinhos.
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
Assembléia Natura Park 13 de Março de Prestação de Contas Gestão 2012/2013; -Atividades Realizadas; -Situação Financeira/Administrativa;
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
Sistema Web de Gestão, Comunicação e Segurança para Condomínios Residenciais e Comerciais CONECTCON SOCIAL.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Transcrição da apresentação:

Esclarecimento de Critérios (bolsista PIBIC – Fapergs) Trabalho Social em Projetos PAR: Contribuição para o Gerenciamento dos Requisitos do Cliente Esclarecimento de Critérios Sara Roesler (bolsista PIBIC – Fapergs) XVII – Salão de Iniciação Científica UFRGS Porto Alegre – Outubro de 2005

O Programa de Arrendamento Residencial (PAR) foi lançado em 1999 pelo Governo Federal; Destinado à cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes; Consiste num sistema de aluguel com gestão terceirizada e opção de compra ao fim do contrato de 15 anos; Podem participar as famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos.

Dentro deste programa da CAIXA, o Trabalho Social é o conjunto de ações que visa promover a integração do adquirente ao espaço habitacional. Objetivos: Viabilizar sua participação e manifestação no que se refere ao empreendimento; Promover a satisfação quanto à moradia; Organizar o desenvolvimento comunitário/ condominal; Integrar os participantes da operação – CAIXA, Adquirente, Construtora e/ou Entidade Organizadora; Incentivar a gestão participativa, com vistas à sustentabilidade do empreendimento.

Objetivo O objetivo deste trabalho é caracterizar o Trabalho Social implementado nos empreendimentos PAR, visando obter informações para a etapa posterior da pesquisa, onde vai ser avaliada a satisfação dos moradores com o Programa PAR. Deste modo pretende-se relacionar a realização e a qualidade do Trabalho Social com a satisfação dos usuários.

Material e Métodos Observação participante nas reuniões de Trabalho Social; Entrevistas com informantes qualificados; Obtenção de dados secundários sobre o registro histórico do processo; Acesso aos relatórios dos Trabalhos Sociais realizados pelas profissionais contratadas pela CAIXA. Trabalhou-se com 2 estudos de caso: Residencial Guerreiro Residencial Laçador

Trabalho Social no Residencial Guerreiro Trabalho Social Ideal Interação com os moradores 3 meses antes e 3 meses depois. Trabalho Social no Residencial Guerreiro Realizado somente 3 meses após a inauguração. Motivo: Processo de Seleção A Prefeitura só recebe a lista com os candidatos classificados 2 dias antes da divulgação dos mesmos. Trabalho Social no Residencial Laçador Realizado somente 1 ano após a inauguração. Motivo: Demora no cadastro da empresa terceirizada pela CAIXA. A CAIXA exigiu pessoa jurídica para a realização do Trabalho Social.

Trabalho Social realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas Realizado nos 3 primeiros empreendimentos habitados por 2 Assistentes Sociais. Residencial Guerreiro Estudo de Caso Residencial Solar do Sul Residencial Marcílio Dias 1% do valor total do empreendimento deve ser repassado para a realização do Trabalho Social e enquanto esta atividade foi realizada pela Prefeitura, isto não ocorreu.

1º Estudo de Caso – Residencial Guerreiro Os moradores foram instruídos a escolher 2 representantes por bloco – denominados sub-síndicos (20 no total); As decisões são registradas em ata, com pontos de pauta, propostas do grupo e uma lista de presença; Nas reuniões que envolveram todas as famílias houve incentivo a exposição de idéias. Entre estas atividades destaca-se a chamada “chuva de idéias”.

Verificou-se que o item mais solicitado na oficina realizada pelo grande grupo foi o respeito. Há um consenso geral de que para existir sucesso na vida em condomínio é necessário levar em consideração as opiniões e os hábitos dos outros moradores; O item silêncio também foi muito citado e vários moradores sugeriram que os pais conversassem com seus filhos sobre o assunto fazendo-os entender e respeitar essa regra; Alguns itens chamaram atenção, como por exemplo a questão da idade limite na praça do residencial que foi muito cobrada pois vários moradores reclamaram do mau uso dos equipamentos por crianças maiores de seis anos.

Trabalho Social realizado pela empresa terceirizada pela CAIXA Realizado em 4 empreendimentos por 1 Assistente Social e 1 Socióloga contratadas pela GIDUR - POA Residencial Bairro Cidade Residencial Duque de Caxias Residencial Laçador Estudo de Caso Residencial Alta Vista 1% do valor total do empreendimento deve ser repassado para a realização do Trabalho Social e atualmente, isto tem acontecido nestes empreendimentos.

2º Estudo de Caso – Residencial Laçador Os moradores já possuíam 2 representantes por bloco antes do início das reuniões de Trabalho Social no próprio empreendimento; Por se tratar de uma acessoria privada, apesar da insistência da socióloga não se produziram atas nas reuniões, a não ser as anotações informais feitas pela própria socióloga; Nas reuniões que envolveram todas as famílias os moradores expuseram os acontecimentos e problemas do condomínio desde sua inauguração. Entre estes, destaca-se:

Os moradores concordam que a inadimplência do condomínio não deveria ser divulgada; A imobiliária não divulga mensalmente as prestações de contas do condomínio; Os arrendatários afirmam que a administradora lucra com a manutenção e troca de alguns materiais; Alguns problemas ainda não foram solucionados desde a inauguração do residencial; Com o dinheiro destinado ao Trabalho Social foram adquiridas mesas e cadeiras para os Salões de Festas;

Verificou-se roubo de luminárias de emergência e extintores de incêndio dentro do próprio condomínio; O regimento interno é de responsabilidade dos próprios moradores e será elaborado pelos mesmos no decorrer das reuniões de Trabalho Social; Houve muitas reclamações quanto a localização dos salões de festas e ao barulho nos mesmos; 70% dos moradores pediram a exoneração do síndico e da equipe responsável pela administração do condomínio; A Imobiliária costuma criar empecilhos aos arrendatários a respeito da troca de unidade por uma de outro empreendimento.

Conclusão Com base nos resultados encontrados, percebe-se que o Trabalho Social, além de promover a integração do adquirente ao espaço habitacional tem proporcionado sua participação e manifestação quanto aos problemas encontrados no empreendimento; Dessa forma, tornou-se um momento onde os arrendatários, além dos próprios assuntos inerentes ao Trabalho Social, discutem dificuldades comuns e procuram se organizar buscando soluções; No Residencial Laçador tornou-se evidente a falta de afinidade entre os moradores e a Imobiliária, principalmente pela tentativa de exoneração do síndico do empreendimento.