GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Advertisements

Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Programa de Qualidade do Gasto
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
1.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalho de Conclusão de Curso
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
BOATO OU AMEAÇA - Experiência do GDFAZ com a proposta do IEFE - Arranjo do Confaz - ENCAT e GEFIN com papéis mais claros - Crise de Gestão no Estado Brasileiro.
Programa de Gestão Estratégica Apresentação – 1º Ciclo EGP/SEFAZ – Novembro/2014.
Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Brasília, 16/06/2011.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Gerente: Daniel Abuchaim PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
MATRIZ DE SWOT. 26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: PLANEJAMENTO DA COGEF ANÁLISE DE SWOT Brasília, 30 de março de 2015.
A Adoção de Política de Recompensa para Melhoria da Eficiência em Projetos Pedro Paulo Coutinho PRODABEL.
Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Excelência na Gestão Pública
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
MISSÃO Promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal Mapa Estratégico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS O Profisco/MS e o Alinhamento com a Gestão Estratégica da Sefaz/MS (BSC, Gestão de Processos e Escritório de Projetos)

SEFAZ/MS ÁREAS DE ATUAÇÃO Arrecada (Tributário) Gasta, cuida das dívidas e transferências (Tesouro) Atende às demandas de TIC do Estado (SGI) Exerce o Controle Interno no Estado (AGE) Dá suporte a todas essas operações CONTEXTO Fornecedores: materiais, dados, tecnologias, bens de uso Partes relacionadas: Contribuintes, Governo, Sociedade

Mapa de Contexto estratégico

Escolha do Modelo de Gestão Avanços na Gestão Pública pelo Mundo Balanced Scorecard (BSC) para o Setor Público Casos de sucesso no Brasil: - Receita Federal; - Governo de Minas Gerais; - Sefaz/SP; - Secretaria Executiva do Ministério da Justiça. Linhas de crédito x compromisso de gerar resultados

Viabilização do Modelo de Gestão PMAE: financiamento BNDES, foco no SPED Profisco: financiamento BID, foco na Gestão Fiscal Recursos do Tesouro Convênios: - Receita Federal, - Escolagov, - Esaf, - Agesul.

GESTÃO ESTRATÉGICA Ação Contratação Fonte Revisita à Ideologia Consultoria da Fundação Dom Cabral PMAE Líder do Produto = Coordenador de Modernização da Sefaz/MS Período = 1º Trimestre de 2010 (Status: produto concluído)

VISÃO DA SEFAZ/MS Ser reconhecida, até 2018, pela sociedade sul-mato-grossense, como instituição pública de excelência, responsável pelo equilíbrio fiscal e contributivo, com foco no equilíbrio econômico, promovendo: o aumento sustentável da receita, respeitada a capacidade contributiva; a efetividade na fiscalização dos tributos estaduais; o atendimento de qualidade ao contribuinte; o comprometimento recíproco entre a instituição e seu corpo funcional e a gestão por resultado alinhada com a estratégia da instituição e do Governo Estadual.

MISSÃO DA SEFAZ/MS Formular e executar as políticas de obtenção, gestão e controle dos recursos públicos, com efetividade, comprometimento e transparência, para que o Estado possa atender às demandas da sociedade sul-mato-grossense.

VALORES DA SEFAZ/MS Ética Transparência Qualidade no atendimento Austeridade Responsabilidade Social Foco no resultado Criatividade Meritocracia

Construção do Modelo de Gestão Metodologia: - FDC (Fundação Dom Cabral) e - Sefaz/MS Discussões e Definições: - Comitê de Gestão Estratégica (Gestores e Pessoas-Chave da Instituição) Operacionalização do Modelo: - Conemae (Coordenadoria do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual)

GESTÃO ESTRATÉGICA Ação Contratação Fonte Matriz SWOT, Perspectivas, Objetivos Estratégicos, Mapa Estratégico, Indicadores, Iniciativas e Mapeamento de Processos (metodologia). Consultoria da Fundação Dom Cabral PMAE Consultor para Execução do Mapeamento de Processos Consultor Individual PROFISCO Líder do Produto = Coordenador de Modernização da Sefaz/MS Período = 2010/2011 (Status: Produto Concluído)

AMBIENTE EXTERNO: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES “Agir localmente, pensar globalmente” AMBIENTE EXTERNO: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Conjuntura Mundial Conjuntura Nacional Conjuntura Regional AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Baseados na análise dos ambientes externo e interno. Estruturados em um “Mapa Estratégico” Cada objetivo possui indicadores Cada objetivo possui iniciativas estratégicas

MAPEAMENTO DE PROCESSOS Metodologia = Escopo do Contrato FDC 12 processos modelados Execução = Contratação de Consultor Primeiros manuais concluídos Sistemática de controle indefinida

Antes da Gestão para Resultados da COGEF GESTÃO ESTRATÉGICA Antes da Gestão para Resultados da COGEF 43 Objetivos Estratégicos mais de 70 iniciativas mais de 100 indicadores Período = até 3º Trimestre de 2012 (Status: Produto Concluído)

ALINHAMENTO COM O PROFISCO GESTÃO ESTRATÉGICA ALINHAMENTO COM O PROFISCO Execução do Profisco iniciada antes da estruturação do Mapa; Profisco como fonte de recurso para consolidar o modelo; Produtos do Profisco alimentando as iniciativas estratégicas, que se tornam projetos do portfólio; Marco de Resultado alimentando indicadores estratégicos; Alinhamento da Produtividade Fiscal com o Mapa Estratégico no Marco de Resultado do Profisco; Recursos do Profisco garantindo a execução da maior parte dos projetos.

Consolidação do Patrocínio do Secretário; GESTÃO ESTRATÉGICA REFLEXOS DO WORK SHOP DE GESTÃO PARA RESULTADOS DA COGEF NO MODELO SEFAZ/MS Consolidação do Patrocínio do Secretário; Revisão do Mapa Estratégico: 16 objetivos; 43 iniciativas; 43 indicadores. Complementação do modelo: Portfolio de Projetos e Portfolio de Projetos.

GESTÃO ESTRATÉGICA

GESTÃO DE PROJETOS (PORTFÓLIO) Gestão de Projetos pela Metodologia do PMBOK (PMI) Definição do Portfólio de Projetos Estratégicos Gerenciamento do Portfólio (Escritório de Projetos)

GESTÃO POR PROCESSOS (PORTFÓLIO) Gestão por Processos (Mapeamento e Melhorias) Definição do Portfolio de Processos Controle e Monitoramento (Escritório de Processos) Acompanhamento para Implantação de Melhorias

ESCOPO E STATUS Ação Valor Fonte Status do Contrato Consultoria Dom Cabral 500.000 PMAE Finalizado CI – Mapeamento de Processos 65.000 Profisco Sala de Situação 80.000 Contratado Sistema de Gestão Estratégica A definir Em andamento Consultoria de Execução do Escritório de Projetos A iniciar Consultoria em Gestão Pessoas Programa de Capacitação Estratégica Plano de Comunicação e Canais de Comunicação

O QUE SE PRETENDE? Melhorar a sustentabilidade da arrecadação de tributos estaduais Contribuir para o Equilíbrio Fiscal do Estado Atender Contribuintes, Governo e Sociedade com Qualidade Melhorar condições de trabalho e a relação entre a instituição e seus servidores Tornar claras as metas a alcançar e valorizar os resultados atingidos

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Patrocínio: Secretário de Fazenda Capacitação Comunicação Tecnologia Produtividade Envolvimento de TODOS os servidores e colaboradores