PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Advertisements

OS CINCO SÓLIDOS PLATÓNICOS
Os Sólidos Platónicos Ana Arrrombra e Manuela Pedro
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Grupo:4 Xenófanes de Cólofon
Vida e Obra de Pitágoras
Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras.
Os sólidos geométricos
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
O período pré-socrático
Unicamp EL 654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática
Aluno: Jimmy leite de oliveira
Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse.   0   13   35   98  1.024  
TEOREMA de Pitágoras.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Seminário de Filosofia Antiga.
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
SÓLIDOS PLATÓNICOS.
É isso que vamos estudar!
Primeira parte: A Cosmogonia hebraica.
Elementos de um triângulo retângulo
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
O teorema de Pitágoras.
TEOREMA DE PITÁGORAS Nome: Catarina Santos Ano/Turma: 8ºD
Modelos Atómicos.
eorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Escola : D. Carlos I
Um pouco de história Há cerca de anos, Babilónios e Egípcios tinham já grandes conhecimentos de geometria. Este "saber geométrico" servia para resolver.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Revisão para Avaliação I
Pitágoras e o seu Teorema
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Um Cientista na Terra da LUZ
O Teorema de Pitágoras.
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Immanuel Kant
A geometria na natureza
História Da Matemática.
Trabalho elaborado por: -Adriana Santos Nº1 -Ana Rita Vieira Nº5 8ºD
Prof. Fabiano.
- Uma aproximação histórica e etimológica
POLIEDROS.
Teorema de Pitágoras Vera Atanásio 8ºD.
Teorema de Pitágoras.
Thales de Mileto nasceu no ano 640 a.c. e viveu cerca de noventa anos.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
TRABALHO DE FILOSOFIA BRUNA GABRIELA GHELLER
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
GEOMETRIA TRIÂNGULOS.
As bases da ciência moderna
EE “Dom José de Camargo Barros”-Indaiatuba Disciplina de Filosofia.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 4
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Professora Márcia Ribeiro
Os pitagóricos e os irracionais
Os pitagóricos e os irracionais
Descartes.
Quem foi Pitágoras? Qual é o famoso teorema de Pitágoras?
PITAGORAS foi um importante matemático e filósofo grego.
ASTRONOMIA.
Relações métricas no triângulo retângulo
O Sr. António, pai da Maria e do Manuel decidiu oferecer aos dois filhos, os três terrenos que possui.
Período sistemático Aristóteles
Justificação da filosofia:
SÓLIDOS PLATÔNICOS:. ALGUNS SÓLIDOS Este antigo dado está à venda por dólares. Incrivelmente similar aos dados de 20 lados popularizados pelos.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007 Pitágoras de Samos Nomes: Camila nº06.
TEOREMA DE PITÁGORAS. Podemos dizer que Pitágoras foi um destes homens que tinha grande preocupação em solucionar os problemas, foi assim que surgiu o.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Transcrição da apresentação:

PITÁGORAS ACADÊMICA: Denise Raquel Cereser Curso de Direito / UNIJUI Professor: Djalmo Cremonese Disciplina: Ciência Política Junho/2008

PITÁGORAS DE SAMOS Filósofo e Matemático grego; Nasceu em Samos pelos anos de 571 a .C e 570 a .C; Morreu por volta de 496 a .C em Metaponto; Biografia cercada por lendas.

PITÁGORAS E AS DESCOBERTAS NA MATEMÁTICA Considerado o primeiro matemático puro; A classificação dos números em: primos e compostos, pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados; Se um polígono tem n lados, então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n - 4) ângulos retos.

IMAGEM DE PITÁGORAS

SEGUNDO PITÁGORAS... A essência, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas; A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento, fulcrado em provas dedutivas.

A ESCOLA DE PITÁGORAS Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica; A escola pitagórica era conectada com concepções e a moral pitagórica enfatizava o conceito de harmonia, práticas ascéticas e defendia a metempsicose.

FORMAÇÃO DOS PITAGÓRICOS Recebiam uma educação formal, onde constavam quatro disciplinas: Geometria, Aritmética, Astronomia e Música, que constituíram as artes liberais e cujo conteúdo tornou-se conhecido na Idade Média como Quadrivum, que era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada.

OS PITAGÓRICOS Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra,ar ,água e fogo; Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.

O símbolo utilizado pela Escola de Pitágoras era o PENTAGRAMA. ALÉM DISSO... Os pitagóricos acreditavam na esfericidade da Terra e dos corpos celestes, e na rotação da Terra, com o que explicavam a alternância de dias e noites. Sua filosofia baseou uma doutrina chamada Filosofia Explantória Cristo-Pitagórica; O símbolo utilizado pela Escola de Pitágoras era o PENTAGRAMA.

CONCEITOS DEFENDIDOS PELOS PITAGÓRICOS · Lealdade entre os seus membros e distribuição comunitária dos bens materiais; · Austeridade, ascetismo e obediência à hierarquia da Escola; · Purificação da mente pelo estudo de Geometria, Aritmética, Música e Astronomia.

PITÁGORAS E SUAS IDÉIAS INOVADORAS NA ASTRONOMIA - a Terra é esférica, os planetas movem-se em diferentes velocidades em suas várias órbitas ao redor da Terra. Pela cuidadosa observação dos astros, cristalizou-se a idéia de que há uma ordem que domina o Universo; Aos pitagóricos deve-se provavelmente a construção do cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e a bem conhecida "seção áurea";

OUTRAS IDÉIAS... Na Música, uma descoberta notável de que os intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de proporções aritméticas.

IDÉIAS NA FILOSOFIA Na filosofia pitagórica afirmava-se que Tudo é número, ou seja, na concepção cosmogônica dos primeiros pitagóricos, a extensão era descontínua, constituída de unidades indivisíveis separadas por um intervalo.

IDÉIAS NO DIREITO Pitágoras foi o primeiro filósofo a criar uma definição que quantificava o objetivo final do Direito: a Justiça. Definiu que um ato justo seria a chamada "justiça aritmética", na qual cada indivíduo deveria receber uma punição ou ganho quantitativamente igual ao ato cometido.

TEOREMA DE PITÁGORAS

Significado do Teorema de Pitágoras Talvez a obra mais famosa de Pitágoras seja seu teorema, relacionando os lados de um triângulo equilátero; Segundo este teorema “o quadrado construído sobre a hipotenusa é igual a soma dos quadrados construídos sobre os catetos”.

SIMBOLISMO DOS NÚMEROS PITAGÓRICOS Um é a razão, dois a opinião, quatro a justiça, cinco o casamento, dez a perfeição, etc.; Um é o ponto, dois é a linha, três a superfície, quatro o volume.

O Universo e os planetas esféricos; COSMOGONIA O Universo e os planetas esféricos; A harmonia das esferas.

DITOS PITAGÓRICOS “Tudo são números”; “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”; “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”.

BIBLIOGRAFIA PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. 10.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1994. VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História da Filosofia Ilustrada pelos textos. 4.ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1990. Coleção Os Pensadores. Os Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, vol.I, agosto 1993.