Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
Os grandes sistemas do direito contemporâneo
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Materialismo 1.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
DIREITO COMERCIAL I Esboço Histórico:
Maria Manuel Leitão Marques
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
“MANIFESTO COMUNISTA”
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Universidade Regional do Noroeste do RS
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Direito Civil Noções Gerais
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Humanismo Século XV.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Direito Empresarial Aula III
TEMA : ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL
Dominação da terra à força do capital
Anna Lavínia Mirella Larissa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Sistemas Jurídicos Comparados – Introdução
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ – DEPARTAMENTO DE ESTUDOS JURÍDICOS Aluna: Estela Busnello Fischer Disciplina: Ciência.
DIREITO EMPRESARIAL.
Legislação Empresarial
Conceito de Idade Média
UNIDADE I: ATIVIDADE EMPRESARIAL
Créditos da aula: Prof. Vaderlei - GENSA
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
(cont.) Profº Carmênio Júnior
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
Direito Empresarial Universidade Federal do Amazonas
Relações do Direito Econômico com os demais domínios normativos.
UNIDADE I: ATIVIDADE EMPRESARIAL
 A atividade dos empresários: articular os fatores da produção: capital, mão-de-obra, insumo e tecnologia;  O risco é inerente;  “Seu objeto é o estudo.
Profº Carmênio Júnior
DIREITO EMPRESARIAL Introdução. Todos os bens que consumimos são produzidos em estabelecimentos organizados. Há combinação de vários componentes, os chamados.
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL PROFESSOR FÁBIO SILVEIRA.  O direito comercial é reflexo do desenvolvimento dos fatores e agentes econômicos de um determinado.
Profº Carmênio Júnior
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor Dejalma Cremonese Aluna Rose Meri Santos Giovelli Ijuí, 22 de Setembro de 2008

“O comércio civiliza as nações, enriquece os povos e constitui poderosas as monarquias, que se arruínam com sua decadência e abatimento de cultura:mas é preciso que nele se pratique com mútua fidelidade.A alma do comércio consiste na liberdade.” (Alvará do rei de Portugal,de 17 de agosto de 1758)

Atos de comércio Atividade humana de caráter lucrativo; Circulação de riquezas produzidas; Especulação; Compra,venda e revenda; Lucratividade;

Origem do Direito Comercial Idade Média, séc. XII; Feudalismo; Tráfego Mercantil;

Ainda na Idade Média, a partir do século XII começaram a surgiu as cidades ao redor dos feudos, intensificando-se o comércio.

Crescimento e desenvolvimento dos estados; Grandes Expedições marítimas; Mercancia de produto entre os povos;

Destaques para: Artesãos; Comerciantes;

De acordo com a doutrina, pela necessidade de regular tais atividades,surgiu como conseqüência, o Direito Comercial.

Reunidos em classe os cidadãos criavam leis, regras para regência do comércio. No séc. XI com desenvolvimento econômico da Europa, essas regras passaram a ser garantia de mercadores contra devedores.

O que é Direito Comercial? Ramo do Direito que regula as relações jurídicas que tenham por objeto atos de comércio.

Com a entrada em vigor do novo código civil, a atividade comercial deixou de ser chamada de mercantil e passou a ser chamada empresarial.

Fontes de direito comercial Locus: em latim lugar.Onde o operador do Direito vai buscar fundamento Jurídico da matéria, objeto de sua atuação. Para o julgador por exemplo, fonte será o instituto jurídico(lei,decisão dos Tribunais Superiores, doutrina, princípios constitucionais,etc.) (conceito de locus - Fonte: Wikipédia .http://pt.wikipédia.org/wiki/locus )

História do Direito Comercial no Brasil Período: Início 1808 à1850, as relações jurídicas pautavam-se, pela legislação de Portugal.Imperavam as Ordenações Filipinas, sob influência do direito Canônico e do Direito Romano.

Bibliografia INTERNET:wikipédia.http://pt.wikipédia.org/wiki/locus. INTERNET:www.trinolex.com/artigos_view.asp?iacaso=artigos&id=3507 FÜRHRER, Maximilianus claúdio Américo. Resumo de Direito Comercial(empresarial),32°ed. Malheiros Editores,2004. REQUIÃO,Rubens.Direito Comercial.2004,Vol1,25° Ed.Editora Saraiva SCHMITT,Leandro de Mello. Direito Comercial e Direito do comércio internacional.Novo Hamburgo.Editora Feevale,2004.