NOÇÕES DE TÉCNICA CONTRATUAL E SUA REDAÇÃO Prof. MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
Advertisements

INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
Aula 2: Prática trabalhista
Direito Empresarial I Aula 11
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
DIREITO CIVIL I AULA 12 TEMAS 12/13 PÁGINAS: 17/19 21/27
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
REDAÇÃO JURÍDICA PROCURAÇÃO REQUERIMENTO
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
30/03/2017.
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
AJUIZAMENTO – PROVIDÊNCIAS
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
02/04/2017.
Execução de obrigação de fazer e não fazer
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
1 Prof. Esp. Paulo Jorge Delício Caravage
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
AULA 10. DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
Curso de Qualificação Módulo Tabelionato de Notas
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Como elaborar um trabalho de pesquisa
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA
Prática Jurídica I Contestação.
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
DIREITO INTERNACIONAL PROFESSORA: ANA LUIZA GAMA
PERSONALIZADAS – CÓDIGO CIVIL 2002
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
DIREITO INTERNACIONAL PROFESSORA: ANA LUIZA DA GAMA E SOUZA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Professor Ms. Arlei da Costa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Execução da Obrigação de Fazer ( art. 632 a 638,CPC)
CONVENÇÃO DE Arbitragem
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
Petição Inicial.
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
cláusula compromissória e o compromisso Arbitral
LINGUAGEM JURÍDICA 2015 Prof. Sandro Dornelles.
Criar uma empresa fictícia;
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 5 – Atendimentos especiais, certidões, documento de.
REDAÇÃO JURÍDICA As peças processuais
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
Andrezza Eliab Oliveira Simões
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
Instrumentos particulares. Títulos em sentido formal Instrumentos (prova pré-constituída) “motor de ação” Documento em sentido estrito (prova casual)
Aula I Ementa: Procurações; Substabelecimentos; Petições de Juntada.
ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 09 – Resolução do caso concreto da Aula 08 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PROCURAÇÃO PROCURAÇÃO: É o instrumento do mandato.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.
Contrato Preliminar Conceito e institutos similares  é um acordo de vontades que visa a produção de efeitos jurídicos futuros, onde uma ou mais partes.
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Extinção do Contrato 472 a 480 -Extinção: Natural(causa esperada) – cumprimento pacto / verificação fatores.
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES DE TÉCNICA CONTRATUAL E SUA REDAÇÃO Prof. MS NOÇÕES DE TÉCNICA CONTRATUAL E SUA REDAÇÃO Prof. MS. Renato CANHA Constantino

Noções de Técnica Contratual: Conceito de Técnica Contratual; 2. Função dos Documentos: Conceito: Espécies: Particular Público. 3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Cabeçalho; Preâmbulo; Cláusulas: Essenciais e Acessórias. Lugar e Data da celebração; Assinatura das Partes; Testemunhas. 4. Análise de Modelos

Noções de Técnica Contratual 1. CONCEITO de Técnica Contratual: “consiste num conjunto de regras e de métodos teóricos-práticos, que conduzam harmonicamente a elaboração, a formação e a execução dos contratos que a vontade vem a realizar para atender os interesses e as necessidades socioeconômicas dos contratantes” - MHD Ao se redigir um contrato DEVEMOS buscar o seguinte: A) uma redação clara e precisa e B) aliar a teoria à prática.

2. FUNÇÃO DOS DOCUMENTOS: O QUE É UM DOCUMENTO? Conceito: “é a coisa representativa de algo que se destina a fixá-lo de modo permanente e idôneo” – MHD Algo = negócio jurídico PORTANTO, NA MINHA MATÉRIA, fixem a idéia de um DOCUMENTO como sendo UM MEIO DE EXTERIORIZAÇÃO DE UM CONTRATO

FUNÇÃO DO DOCUMENTO (QUAIS AS ESPÉCIES DE DOCUMENTOS?) PARTICULAR: “é aquele elaborado e subscrito por quem tiver livre administração e disposição de seus bens, regulando um acordo, sem que haja qualquer intervenção notarial em sua ELABORAÇÃO” – MHD – VIDE ART. 107, Cód. Civil Brasileiro PÚBLICO: (TEM FÉ PÚBLICA) “é aquele elaborado por oficial público (notário), em seu distrito de trabalho, segundo suas atribuições legais, seguindo as formalidades exigidas por lei” – MHD – VIDE ART. 108, Cód. Civil Brasileiro

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Cabeçalho: ONDE CONSTA O NOME DO CONTRATO LETRAS MAIÚSCULAS SUBLINHADO OU NÃO Exemplos: INSTRUME NTO PARTICULAR DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Preâmbulo: ONDE CONSTA A QUALIFICAÇÃO E A INDICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES. É concluído, explicando-se qual Contrato as partes estão entabulando.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Exemplo: São partes neste instrumento,   de um lado, como CONTRATANTE(S): ANA XAROPETA DA SILVA MATHEUS, brasileira, solteira, analista de negócios, portador da cédula de identidade RG/SSP-SP nº: 42.123.456-X, e do CIC/MF nº: 012.345.678-90, e da CTPS-MTb nº: 38285 – série 258-SP, nascida em 25/abril/1990, filha de HELIAS DE MELO MATHEUS e SONIA BODEÚNICA MATHEUS, domiciliada no município e comarca de São Paulo, onde reside na Rua Raimundo Brega da Silveira, nº: 78, bairro Jardim São Paulo – CEP: 02208-090. e, de outro, como CONTRATADO: RENATO CANHA CONSTANTINO, brasileiro, casado, advogado, devidamente inscrito no quadro da OAB/SP sob o No.: 123.456, portador da Cédula de Identidade RG/SSP-SP No.: 18.333.333, bem como do CIC/MF No.: 181.818.188-18, estabelecido no Município e Comarca de São Paulo, sito Praça Rio Trololó, No.: 130 – Alto de Vila das Casas – CEP.: 02111-020. As partes supra qualificadas, por este instrumento particular, e na melhor forma de direito, resolvem contratar, como de fato contratado têm, o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADVOCACIA, obrigando-se por si, seus herdeiros e sucessores a qualquer título, nas condições a seguir clausuladas:

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Cláusulas contratuais: A) ESSENCIAIS: aquelas que indicam quais os ELEMENTOS CONSTITUTIVOS GERAIS e ESPECIAIS do Contrato + CLÁUSULA DE FORO. B) ACESSÓRIAS: aquelas que indicam regras contratuais não essenciais, somente inseridas no negócio, por meio de previsão expressa. Exemplos: penalidades, pacto comissório, parcelamento de valores, arras, etc.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Exemplos: CLÁUSULA ESSENCIAL: II – DO OBJETO:   O CONTRATADO se obriga, face ao mandato que lhe foi outorgado, a patrocinar os interesses do(a)(s) CONTRATANTE(S), representando-o(a)(lhes) e defendendo-o(a)(lhes) de maneira esforçada e eficiente, na RECLAMAÇÃO TRABALHISTA em FACE da empresa rolos e trambiques CONSULTORIA LTDA. E/OU SUA(S) SUCESSORAS, visando receber verbas rescisórias do contrato de trabalho que manteve com referida empresa entre 01/08/2006 a 16/10/2007, quando pediu demissão e, mesmo não tendo cumprido aviso prévio, teria entabulado acordo expresso com a empregadora, visando o não desconto de referido período de suas verbas rescisórias; com efeito, a MANDANTE esclarece que NADA recebeu da empresa.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Exemplos: CLÁUSULA ESSENCIAL (CLÁUSULA DE FORO): IX – DO FORO:   As partes elegem o FORO DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, para dirimir qualquer litígio que verse sobre o presente contrato, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Exemplos: Cláusula ACESSÓRIAS VIII – DA REALIZAÇÃO DE ACORDOS, DA DESISTÊNCIA DA AÇÃO (PELO AUTOR, OU PELO RÉU) E DA CESSAÇÃO DO MANDATO DO CONTRATADO:   O(a)(s) CONTRATANTE(S) se obriga(m) solidariamente a pagar, imediatamente e de uma só vez, ao CONTRATADO, ou a quem este determinar, o TOTAL dos honorários restantes, se houver composição amigável realizada por qualquer das partes litigantes, ou no caso do não prosseguimento da Ação descrita na Cláusula “II” – supra, por qualquer circunstância não determinada pelo CONTRATADO ou, ainda, se deste for cassado o mandato, sem culpa sua.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Finalização: local em que encerramos a redação das cláusulas. Exemplo: E, assim, por estarem justas e convencionadas, e de acordo com todas as cláusulas, que foram lidas às partes, e condições deste CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADVOCACIA, assinam o presente instrumento em 03 (três) laudas, digitadas apenas em seu anverso, feito em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito, juntamente com as testemunhas abaixo, a tudo presentes.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Lugar e data da Celebração do contrato: Exemplo: São Paulo, 14 de OUTUBRO de 2.008.

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Assinatura das Partes: (procurar fazer linha para assinatura facilitando perícia em caso de alegação de documento assinado em branco! / convêm reconhecer firma – falar dos tipos de reconhecimento de firma em cartório!) Exemplo:      CONTRATANTE: _________________________________________ ANA XAROPETA DA SILVA MATHEUS CONTRATADO__________________________________________ RENATO CANHA CONSTANTINO

3. Redação do Contrato (INSTRUMENTO PARTICULAR): Assinatura de pelo menos 2 testemunhas: (vide artigo 585, II, do CPC – requisitos para termos título executivo extrajudicial / sempre que possível, qualificar as testemunhas de forma completa) Exemplo: TESTEMUNHAS:   _______________________________________________________ NOME: CÉD. IDENT.: CPF/MF:

3.1. DICAS GERAIS DE REDAÇÃO: Procurar, sempre que possível, imprimir apenas o anverso das folhas; Redigir o contrato, quando for surtir efeitos no Brasil, em Língua Portuguesa, atentando-se para o fato das partes que o subscreve dominar o idioma utilizado. 3. Sempre numerar as cláusulas, preferencialmente à esquerda da folha, sempre em ordem crescente (pode se utilizar sub itens, parágrafos, etc.). 4. Sempre que possível, evitar cláusulas com remissões a outras cláusulas .

4. ANÁLISE DE MODELOS