Campos do Jordão, Maio de 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Planejamento geral de um curso
Planejamento estratégico
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
30 e 31 de Julho de 2010.
AGENDA DE TEMAS PARA O DOCENTE
Questionário de Avaliação Institucional
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Pesquisa de Clima Organizacional
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
UNIVERSIDADE POSITIVO
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
BENCHMARKING.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Losango: uma empresa que tem orgulho de sua gente!
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Avaliação do Desempenho
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
Transcrição da apresentação:

Campos do Jordão, Maio de 2014 Avaliação Institucional como instrumento do monitoramento da gestão acadêmica Campos do Jordão, Maio de 2014

Agenda Prática de Avaliação Institucional na USCS Monitoramento da satisfação e do Net Promoter Index-NPI Indicador de fidelização Recorte de benchmarking: causas de evasão – ações de retenção

Avaliação da qualidade Público-alvo Discente Avaliação da qualidade Gestor Funcionário Clima organizacional Avaliação da qualidade Clima organizacional Docente Clima organizacional Avaliação da qualidade

Avaliação da qualidade Dimensões e variáveis Dimensão Variáveis Infraestrutura 5 Corpo docente - geral 4 Relacionamento Atendimento 3 Comunicação e Eventos Mercado de trabalho Administração 6 Outros aspectos institucionais Corpo docente – individual 11 Satisfação com a USCS Recomendação da USCS Retenção - PG Discente Avaliação da qualidade 9 dimensões operacionalizadas por 47 itens

Dimensões e variáveis Docente Dimensão Variáveis 26 Infraestrutura 9 Relacionamento 9 Regimental 3 Gestão de cursos 8 Atendimento 5 Comunicação e Eventos 2 Administração Clima Organizacional 15 Satisfação com o Curso Satisfação com a USCS Recomendação da USCS Docente Clima organizacional Avaliação da qualidade 8 dimensões operacionalizadas por 71 itens

Dimensões e variáveis Gestor Dimensão Variáveis 26 Infraestrutura 10 Relacionamento 10 Regimental 3 Atendimento 5 Comunicação e Eventos 2 Administração Clima Organizacional 20 Satisfação com a USCS Recomendação da USCS Gestor Clima organizacional Avaliação da qualidade 8 dimensões operacionalizadas por 71 itens

Dimensões e variáveis Funcionário Dimensão Variáveis Infraestrutura 13 Relacionamento 8 Regimental 3 Administração 4 Clima Organizacional 15 Satisfação com a USCS Recomendação da USCS Funcionário Clima organizacional Avaliação da qualidade 5 dimensões operacionalizadas por 43 itens

Modelo Geral de Avaliação -Estudante Dimensões de Qualidade Infraestrutura Corpo docente Recomendação Relacionamento Satisfação Fidelização Atendimento Com./Eventos Retenção Mercado Trab. Administração Outros

(NPI) Modelo Geral de Avaliação Dimensões de Qualidade Recomendação Infraestrutura Corpo docente Recomendação Relacionamento Satisfação Fidelização Atendimento Com./Eventos Retenção Mercado Trab. Administração Outros

Net Promoter Index (NPI)

Net Promoter Index (NPI) Índice que mede a disposição de um público em recomendar uma organização, segmentando esse público em três grupos: promotores, passivos e detratores Promotores Passivos Detratores Indivíduos cujas experiências com a organização foram positivas e por isso estão dispostos a recomendá-la. Indivíduos cujas experiências com a organização foram meramente satisfatórias e se mostram indiferentes a recomendá-la. Indivíduos cujas experiências com a organização foram negativas e não estão dispostos a recomendá-la. Fonte: Adaptado de Reichheld, Frederick F. “The One Number You Need to Grow”, Revista Havard Business Review, em 2001.

Net Promoter Index (NPI) adaptado a IES Medição da disposição de recomendação: escala de 0 a 10 pontos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Estudante Expresse a sua disposição em recomendar ou não recomendar o curso de Graduação da USCS a um amigo ou conhecido. Para isso, utilize a escala de notas a seguir, onde a nota 0 significa que você NÃO RECOMENDARIA COM CERTEZA e a nota 10 que você RECOMENDARIA COM CERTEZA a USCS

Net Promoter Index (NPI) adaptado a IES Medição da disposição de recomendação: escala de 0 a 10 pontos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Docente e Gestor Supondo que alguém muito próximo a você esteja interessado em frequentar um curso de graduação em uma das áreas que a USCS oferece. Que nota entre 0 e 10 expressa a sua certeza ou a incerteza de que a USCS seria a melhor recomendação que essa pessoa poderia receber. Lembrando que a nota 0 significa que você tem certeza absoluta que a USCS SERIA UMA PÉSSIMA INDICAÇÃO e a nota 10 que você tem certeza absoluta que a USCS SERIA UMA EXCELENTE INDICAÇÃO.

Net Promoter Index (NPI) adaptado a IES Medição da disposição de recomendação: escala de 0 a 10 pontos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Funcionário ... expresse a sua disposição em recomendar ou não recomendar a USCS como instituição para se trabalhar a um amigo ou conhecido. Para isso, utilize a escala de notas a seguir, onde a nota 0 significa que você NÃO RECOMENDARIA COM CERTEZA e a nota 10 que você RECOMENDARIA COM CERTEZA a USCS.

NET PROMOTER INDEX = Promotores - Detratores Net Promoter Index (NPI) Resultado 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Detratores Passivos Promotores NET PROMOTER INDEX = Promotores - Detratores

Net Promoter Index (NPI) adaptado a IES CLASSIFICAÇÃO 100 Perfeito 85 até 99 Espetacular 70 até 84 Excelente 55 até 69 Muito Bom 40 até 54 Bom 25 até 39 Mediano Superior 0 até 24 Mediano Inferior -25 até -1 Pobre -50 até -26 Terrível -100 até -51 Abismo “Organizações com públicos muito encantados tem um score acima de 75%

Subsídios obtidos para a gestão Benefícios de aplicação do NPI (IES) Instrumento de fácil aplicação Fácil apuração do resultado Correlações com outros indicadores sugeriram alta validade (Ex. NPI X Satisfação) exemplo:

NPI (IES) X SATISFAÇÃO (IES) r = 80,6%

Subsídios obtidos para a gestão Benefícios do monitoramento do NPI (IES) Comparativo entre os públicos internos Subsídios acerca da situação de estabilidade/instabilidade institucional Acompanhamento de possíveis influências/impactos sobre o público alvo da IES e stakeholders.

Subsídios obtidos para a gestão Benefícios do monitoramento do NPI (IES) Detecção de pontos críticos – em dimensões de qualidade (resultados das dimensões x NPI) Comparação dos semestres no mesmo instante do tempo Acompanhamento evolutivo dos grupos semestrais Acompanhamento evolutivo comparativo dos semestres iniciais X semestres finais

Monitoramento contínuo Net Promoter Index (NPI) adaptado a IES NPI 100 85 até 99 70 até 84 55 até 69 40 até 54 25 até 39 0 até 24 -25 até -1 -50 até -26 -100 até -51 Semestres Iniciais Monitoramento contínuo Semestres Finais

Subsídios obtidos para a gestão Limitações NPI (IES) Não monitoramento do curto prazo – não atendimento a detecção de ambientes decorrentes de problemas imediatos/urgentes

Índice de Fidelização do estudante (IFE) Nota Metodológica S a t i s f a ç ã o G e r a l Notas entre 9 e 10 R e t e n ç ã o R e c o m e n d a ç ã o Fiél Fonte: Adaptado de HAIR JR, J. F. et al. 2006

Ações da IES Benchmarking: Causas de evasão e Ações de retenção Programa de comunicação: vocação-profissão-curso (fraca presença) Decisões de ingresso no curso sem conhecimento sobre possibilidades da profissão e estrutura do curso. Formatos diversos: cursos de nivelamento; programas de monitoria; programas de acompanhamento psicológico (muito forte) Desempenho acadêmico ruim (deficiência de formação educacional anterior/limitações do estudante) Programas de iniciação científica, oficinas para se trabalhar habilidades pessoais para comportamento profissional, para o comportamento cidadão (moderada) Frustração de expectativas de agregação de valores.

Ações da IES Benchmarking – causas da evasão e ações de retenção Causas de evasão Ações de Retenção Estruturação de sistema informatizado de acompanhamento individual do estudante (notas/faltas em aula/participação nos programas paralelos de ensino, programas de pesquisa, nos programas de extensão. (praticamente inexistente) “Abandono” de informações sobre o estudante (não há sistemas de informação com foco na retenção)

Ações da IES Benchmarking – causas da evasão e ações de retenção Ações de Retenção Causas de evasão Falta de integração do estudante às atividades da IES Problemas de relacionamento com outros estudantes Problemas de relacionamento com professor Problemas de relacionamento com Gestor Outros relacionamentos no ambiente da IES. Programa (atuação ativa) de inserção do estudante na Instituição). Programas de capacitação em novas práticas e tecnologias de ensino –aprendizagem aderentes ao “novo” jovem. Ouvidoria Reitoria Outros

Índice de Fidelização do estudante (IFE) DIPLOMAÇÃO