Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias. 1964 - Almond e Verba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Teoria Institucional e a dinâmica de mudanças nas Organizações
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
A DEMOCRACIA NA AMÉRICA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
O ambiente organizacional
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916).
Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias Almond e Verba.
Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias Almond e Verba.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CULTURA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DIMENSÕES DO CAPITAL SOCIAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Políticas Públicas.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Marxismo de Adam przeworski
Educação para transformação social: sinergia de saberes
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
UM ENFOQUE RACIONALISTA ALTERNATIVO
O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Autoavaliação Institucional e a CPA
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada
Empreendedorismo Agricultor Familiar Curso FIC de
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
COMUNIDADE CÍVICA ENQUANTO INDICADOR DE CAPITAL SOCIAL E SEUS CONDICIONANTES – uma avaliação crítica da obra de Putnam Autor(a): Rosa Valentim - UNISC.
Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Educação Cooperativista
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
Max Weber e as ações sociais
Sociologia Clássica e Educação II
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul - UNIJUI Democracia e Capital Social Marcello Baquero Organizado por: Luciane Frota Acadêmica.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
A origem do conceito Política:
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias Almond e Verba (atributos culturais para a manutenção da estabilidade política) Cultura Política: Poliarquia e estabilidade política não se confirma (anos 90). Putnan: estudos na Itália: desempenho. valores culturais e eficiência das instituições democráticas. Itália: Norte mais capital social: desenvolvida. Sul menos capital social.

4ª Perspectiva teórica: 1ª Perspectiva utilitarista – James Coleman: Dilema do prisioneiro Francis Fukuyama; escolha racional; escolha coletiva é teoricamente irracional. Relação binário entre duas pessoas; Maximização das preferências – conflito; Escolha racional: escravidão positiva melhor escravo do que morrer. Ex: Espártacos: Instituições x Democracia Maximização das preferências. Ação altruísta gera outra ação altruísta (ajuda o vizinho esperando que lhe ajude depois).

2ª Perspectiva etilista: Bourdieu (capital social) Trabalho Conceito Residual Capital Cultural Redes sociais de conexões; Hábitus: práticas tradicionais; Relações sociais do sujeito; Realações multivariadas.

3ª Característica analítica: Putnam resgate dos resíduos culturais para explicar o declínio da democracia nos EUA. Putnam = neo-tocquevilian 1ª critica: saudosismo de Tocqueville CONFIANÇA é importante para legitimar as instituições políticas. 2ª crítica: confiança é recíproca negativa; MÁFIA, Nazismo. 4ª neo-institucionalismo: Peter Evans Ex: no Ceará: agentes de saúde – promoção de práticas educativas; sinergia entre Estado e sociedade civil. Como se nega o capital social?/ Critica ao capital social/ mas como deve ser feito?/ Gabriel Salazar/ memória empírica/ América Latina. Gabriel Salazar experiência empírica do cidadão com a política/ quando o cidadão precisou das instituições políticas ele teve suas demandas, expectativas negadas. Empoderamento Fernando Bustamante Garreton

3ª Crítica Ideológica: Contradição interna: capital x exploração Capital investimento: num valor intangível eqüitativa para todos. =>Gabriel Salazar experiência empírica do cidadão com a política/ quando o cidadão precisou das instituições políticas ele teve suas demandas, expectativas negadas. Empoderamento Fernando Bustamante Garreton

Regresso a Tocqueville: a teoria do capital social como sintoma e desafio. Emílio Luque Como funciona a democracia? A resposta parece estar na obra de Putnam (1193) Making Democracy Work. Objetivo do Livro: Explorar empiricamente se o êxito de um governo democrático depende do grau em que seu entorno se aproxima do ideal de uma comunidade cívica. O autor pesquisou em 2001 na base de dados da Sociological Abstracts, com as palavras social capital e capital social e encontrou uma lista de 695 entradas distintas. Quatro grandes fazes do trabalho de Putnam: 1ª. Descrição dos efeitos que a descentralização de parte das funções do governo na Itália fazia em suas regiões. 2ª. Construção de um indicador composto para avaliar o rendimento institucional (o bem e o mau governo).

Ideal de comunidade cívica: Igualdade política; Solidariedade; confiança e tolerância; Compromisso cívico; Associações. Tocqueville (1831): Americanos de todas as idades, condições, e todas as disposições se hallam permanentemente formando associações...