Aplicação do Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
V SEMINÁRIO DE SAÚDE DO SINTEPE
AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
UNEMAT CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Documentos Digitais Aula 6.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
Orçamento na CF/88 Princípios
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE
A Lei de Arquivos: 8.159, de 8 de janeiro de 1991
FÓRUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA Gestão de Documentos e a Preservação da Memória: Relatos de Experiências A Gestão de Documentos da Administração Geral.
Projeto SAG – Sistema de Análise de Grupos/Cotas de Consórcio
RECADASTRAMENTO Divisão de Gestão de Tempo
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Avaliação dos processos administrativos do INCQS
SEÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
Divisão de Gestão de Tempo de Serviço e Informações – DERH 3
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
INSTRUÇÃO CRH/PRAD Nº 02, DE 24/01/2013
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
Afastamentos Descrições de Procedimentos, Autuação de Processo e Fundamentação Legal.
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Um espaço de promoção da aprendizagem
ADICIONAL DE DESEMPENHO
Pedido de Aposentadoria SPPREV/documentos
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Prestação de Contas.
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
TODAS PALESTRAS SERÃO ENVIADAS POR
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
XI Congresso da CONDSEF
Fórum de Secretários Executivos
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Ciclo de Planejamento PPA.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Arquivos Permanentes Aula 7a.
Comissão Relatório de Gestão 2014
LINK DISPONÍVEL NO SITE
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Gestão de Documentos e Arquivos
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Ihr Logo Processo de seleção e contratação de docentes substitutos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.
L.C /2011– Regulamentado pelo
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
GESTÃO DOCUMENTAL Ministrantes: Gilberto Luna de Abreu Supervisor do Arq Adm Fernanda Lídice Diretora do NDOC.
 Constituição de Comissão de Estudo para regulamentar no âmbito do Poder Executivo a apresentação e atualização anual da Declaração de Bens e Valores.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Transcrição da apresentação:

Aplicação do Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade Orientações sobre a Aplicação do Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade

Programa de Gestão de Documentos (PGD) do Estado do Rio de Janeiro Coordenação: Casa Civil / Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro Objetivo: Padronizar os procedimentos de gestão de documentos na administração pública estadual Legislação: Lei Estadual n° 5.562, de 20/10/2009 (Lei Estadual de Arquivos), que dispõe sobre a política de arquivos públicos e privados.

Instrumentos do Programa de Gestão de Documentos (PGD) Plano de Classificação de Documentos Instrumento técnico da classificação arquivística. Elaborado na perspectiva funcional, deve estar estruturado em 4 (quatro) classes subordinadas: competência, função, atividade e tipologia documental. Tabela de Temporalidade Instrumento técnico da avaliação arquivística. Determina por quanto tempo o documento deve ser guardado ou se pode ser eliminado. Determina ainda o seu grau de sigilo.

Estrutura do Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade 63. 01. 01. 01 Competência Função Atividade Tipologia Documental

Exemplo: Aplicação do Plano de Classificação de Atividade-meio 13 – Competência, planejamento, orçamento e coordenação da ação governamental 13.06 - Função: Gestão de políticas de administração de recursos humanos ATIVIDADES   Tipologia documental 13.06.04 Analisar direitos e vantagens dos servidores 13.06.04.01 Apostila de alteração de informações administrativas e de organização de pessoal 13.06.04.02 Ato de aposentadoria 13.06.04.03 Ato de fixação de proventos

Exemplo: Aplicação da Tabela de Temporalidade de Atividade-meio Disponível na Intranet – link utilitários/classificação e temporalidade dos documentos 13 – Competência: Planejamento, orçamento e coordenação da ação governamental 13.06. Função: Gestão de políticas de administração de recursos humanos Ativida- des 13.06.04 Tipologia documental Classificação de sigilo Prazo de Guarda Destinação Fundamentos legais/Obs. Processo Corrente Interme diário Elimi- nação Guarda permanente   13.06.04.01 Apostila de alterações de informações administrativase de organiza ção de pessoal Ostensivo 5 anos 95 anos x Abono permanência acumulação de cargos Adicional de qualificação 13.06.04.02 Ato de aposenta- doria Art. nº 40 da Const. Fed. 1988 Art. 3º da emenda nº 47 de 2005 13.06.04.03 Ato de fixação de proventos

Analisar as solicitações de licenciamento ambiental 63.01.01.01 Exemplo: Aplicação do Plano de Classificação de Atividade-fim Disponível na Intranet – link utilitários/classificação e temporalidade dos documentos 63 – Competência: execução das políticas de meio ambiente, de recursos hídricos e de recursos florestais 63.01. Função: Condução de procedimentos de licenciamento ambiental ATIVIDADES   Tipologia documental 63.01.01 Analisar as solicitações de licenciamento ambiental 63.01.01.01 Ata de reunião do Conselho Diretor (Condir) 63.01.01.02 Base de dados/banco de dados de manejo de resíduos 63.01.01.03 Certidão Ambiental (CA) de Anuência para Corte de Vegetação Exótica

Exemplo: Aplicação da Tabela de Temporalidade de Atividade-fim Disponível na Intranet – link utilitários/classificação e temporalidade dos documentos 63 – Competência: execução das políticas de meio ambiente, de recursos hídricos e de recursos florestais 63.01. Função: Condução de procedimentos de licenciamento ambiental Atividades Tipologia documental Classifica ção de sigilo Prazo de Guarda Destinação Fundamen tos legais Obs. Processo   corrente Interme diário Elimina ção Guarda perma nente 63.01.01 63.01.01.01 Ata de reunião do Conselho Diretor - Condir Ostensivo Ano de exercício 50 anos x Decr. Est. 42.159 de 2009 Licenc. ambiental 63.01.01.02 Base de dados/banco de dados de manejo de resíduos Enquanto vigora Nenhum Diretriz 1310 de 31/09/2004/Contem dados pessoais... 63.01.01.03 Certidão ambiental (CA) de anuência para corte de vegetação exótica 5 anos Decr. Est. 42.159 de 2009/Em vigor até o cumprimento ...

Exemplo: Classificação do documento

Armazenamento dos documentos Inserir a identificação na unidade de armazenamento de documentos (ex.: caixa, pasta, fichário, etc.) contendo: nome da tipologia documental, código de classificação e período de produção.

Importante: Aplicar a tabela de temporalidade nos períodos de março a maio; Analisar os documentos cujos prazos expiraram; seleção de acordo com o caso a ser tratado: transferência/recolhimento/eliminação; Elaborar listagem e enviar à Comissão de Gestão de Documentos para apreciação; A Comissão autoriza a transferência: arquivo intermediário/recolhimento/guarda/eliminação. Eliminação: Aguardar 45 dias após publicação no DOERJ; A classificação deve ser feita pelo criador do documento; O código de classificação deve ser o 1º item a constar no documento, sempre à esquerda, no alto da página; Somente as vias do documento devem ser classificadas; cópias não têm valor probatório.

Comissão de Gestão de Documentos Inea Verificar o cumprimento da aplicação do plano de classificação e da tabela de temporalidade pelos setores do Inea; Acompanhar a atualização dos documentos das atividades-fim do Inea. Encaminhar as atualizações dos documentos das atividades-fim à Presidência do Inea, que por sua vez, encaminhará ao Arquivo Público, para publicar no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Avaliar e enviar a listagem dos documentos que podem ser eliminados à Presidência do Inea, para que sejam encaminhados ao Arquivo Público para publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro; Acompanhar a eliminação dos documentos; Acompanhar as solicitações de documentos do público externo, considerando a Lei de Acesso à informação.

Comissão de Gestão de Documentos/Inea Criada pela Portaria Inea nº 542, de 30/07/2014 Josete Medeiros - presidente (VPres) – R.: 48313 Nadja Carvalho (Aspres) – R.: 49486 Graça (Aspres) – R.: 49486 Pedro Silva (Audit) – R.: 25346 Andrea Challoup (Dilam) – R.: 48466 Manoela Soalheiro (Digat) – R.: 49697 Nicole Mehdi (Dibap) – R.: 25517 Claudia Braga (Diram) – R.: 25196 Jeovan (Diafi) – R.: 45332 Dimas Brandão (Dimfis) – R.: 49463 Giovani Nascimento (Dimfis) – R.: 49463 Eduardo Lamarca (Dimfis) – R.: 49463

Obrigada.