FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

MATRIZ GUT Qualitativo Subjetivo

ESCALA DE PESOS GRAVIDADE URGÊNCIA TENDÊNCIA VALOR G x U x T Prejuízo/ Dificul. Necessária Ação Se nada for feito 5 Extremamente sério Imediata Vai piorar rapidamente   4 Muito Grave Com alguma urgência Vai piorar em pouco tempo 3 Grave O mais cedo possível Vai piorar a médio prazo 2 Pouco grave Pode esperar um pouco Vai piorar em longo prazo 1 Sem gravidade Não tem pressa Não piora e pode melhorar

APLICAÇÃO Selecionar Problema Determinar Pesos Calcular

TRANSPORTADORA DE CARGAS PERECÍVEIS CASE TRANSPORTADORA DE CARGAS PERECÍVEIS Cons. Combustível Avaria de Mercadoria no Transp. Escassez de Motorista Aumento da Demanda

POKA-YOKE  . . Chave / Ignição Sem Erro A prova de Estagiário

ENTENDER DA MESMA FORMA Dispositivos Projeto e Desenvolvimento Cliente Comercial Cliente Projeto e Desenvolvimento Produção

POKA-YOKE  (-) CUSTOS MAIOR QUALIDADE MENOR RISCO - Erros - Acidentes .

POKA-YOKE (Erros) 

Sempre será possível reduzir os riscos?

PODE SER COMPLEXO? Método Controle Método Advertência Não funciona Informa erro MAIOR QUALIDADE

Existem diversas formas de fazer, mas umas são melhores dos que outras ...

ESTRUTURA VRIO Organização Valor Imitabilidade Organização Raridade

P O K A Y E  VRIO

CHECK-LIST DE INSPEÇÃO PEÇA XY FOLHA DE VERIFICAÇÃO CHECK-LIST DE INSPEÇÃO PEÇA XY N° Característica p1 p2 p3 p4 p5 Observação: A comprimento v x retrabalhar B altura C largura revisar D espessura E funcionamento desmontar F acabamento APROVAÇÃO Ok Não Tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta

CARTA DE CONTROLE (CEP)

KAIZEN

METODOLOGIA KAIZEN Rapidez / Resultados Imediatos Trabalho em Equipe Aprender Fazendo Foco Estratégico Redução de Desperdício Quebra de Paradigma Novo sistema de Administrar Criatividade (Não Gastar)

E AGORA KAIZEN?

QUIZ Qual a principal finalidade das ferramentas de controle da qualidade? a) Analisar, definir, mensurar e propor soluções. b) Inspeção, controle, garantia e gestão. c) Manter o controle das operações da qualidade. d) possibilitar melhor qualidade das inspeções.

QUIZ 2) Quando uma Carta de Controle (CEP) identificar alguma característica além dos limites do processo: a) Serão necessárias medidas para correção ou melhoria dos processos. b) Não há o que fazer, pois já ocorreu a falha. c) Deve-se mudar o processo e responsáveis. d) Podemos corrigir aumentando os limites.

FERRAMENTAS DA QUALIDADE MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas. 2006. MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC. 2004. - PMI. Guia PMBoK. PMI. 2009. SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport. 2003.