Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.

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Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

As duas modalidades de pesquisa são recomendadas, entretanto, o pesquisador deverá escolher uma modalidade como prioritária para a pesquisa que pretende desenvolver. Inicialmente, é importante saber que dados qualitativos são aqueles coletados em campo de observação e que dependem de interpretação do pesquisador de acordo com o contexto da pesquisa. Já os dados quantitativos, são baseados em números, em dados estatísticos.

1 Pesquisa Qualitativa A realização de um trabalho de pesquisa qualitativa requer várias articulações a serem estabelecidas pelo pesquisador. Uma delas diz respeito à relação entre a fundamentação teórica, o objeto a ser pesquisado e o campo que se pretende explorar. A compreensão desse espaço da pesquisa não se resolve apenas por meio de domínio técnico. É necessário ter uma base teórica que possibilite o entendimento do objeto de pesquisa a partir de um quadro de referência que permita ir além daquilo que é mostrado (evidências).

Segundo Patrício (1995, 1999), o momento de aproximação (entrada no campo de pesquisa) com os sujeitos da pesquisa, com o contexto no qual estão inseridos (pesquisa exploratória) é fundamental para o conhecimento mútuo (pesquisador-pesquisado) e apresentação da proposta de estudo, bem como para discutir os objetivos, as técnicas e as questões éticas. É imprescindível uma negociação oficial necessária à legitimação do estudo com os responsáveis (empresa, organização, comunidade, família ou outras associações).

O pesquisador deve estar munido do documento de solicitação de autorização, além daquele de apresentação, para fazer o estudo, especialmente se houver a necessidade de transitar por diferentes ambientes e consultar documentos referentes ao contexto. O ideal é o pesquisador ter o documento de aceitação do estudo assinado pelos envolvidos, assim como, deixar um documento assinado por ele (pesquisador) referente às questões éticas e futuros compromissos com a devolução dos dados, se for apropriado ao estudo.

Os contatos iniciais são importantes para que o pesquisador seja aceito pelas pessoas/grupos, tomando o devido cuidado para não ser identificado a nenhum em particular. Trata-se do cuidado para não induzir os resultados (informações). Finalizado esse processo de aproximação, o pesquisador pode iniciar a coleta de dados propriamente dita.

As técnicas de levantamento de dados mais utilizadas nos métodos qualitativos de pesquisa são: a entrevista aberta ou semi-estruturada e observação participante. Ambas podem sofrer inúmeras variações, dependendo dos objetivos e finalidades da pesquisa assim como, a sensibilidade, a intuição e outros atributos referentes à comunicação humana daquele que é a ferramenta principal, nos métodos qualitativos, o próprio pesquisador.

Lembre-se que observar não é simplesmente olhar, mas destacar de um conjunto, os aspectos específicos que contribuem para o entendimento da totalidade do fenômeno estudado.

2 Pesquisa Quantitativa A opção por métodos quantitativos é meramente operacional e determinada pelo problema e objetivos da pesquisa. Tal escolha não exclui abordagens qualitativas complementares. Aliás, é desejável que ambas abordagens estejam presentes na pesquisa. A abordagem quantitativa permite abordar uma variedade de áreas de investigação e validar, estatisticamente, as variáveis em estudo e seus resultados podem ser generalizados.

Para Richardson (1999), o método quantitativo faz uma foto dos fatos e, com base nos princípios do Positivismo, considera a realidade como formada por partes isoladas. Nesse sentido, só aceita os fatos que podem ser verificados. Busca descobrir as relações entre fatos/variáveis, visando o conhecimento objetivo, propondo a neutralidade científica, rejeitando os dados subjetivos à medida que adota o princípio da verificação.

É, portanto, um método que caracteriza-se pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de dados, quanto no tratamento dos mesmos, por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples, como percentual, média, desvio-padrão, às complexas, como coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outras.