Mobilizando o operatório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
MÉTODO CIENTÍFICO.
Resumo.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
APRENDER A APRENDER Juan Delval
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ARTIGO CIENTIFICO.
REPENSANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: A ELABORAÇÃO DE PROVAS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO

Competências e Habilidades
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Resumo.
Metodologia Científica
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Conceitos e Modalidades
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Resumo.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Paulo Ronca e Cleide Terzi
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

Mobilizando o operatório Desenvolvendo habilidades AVALIAÇÃO: Refletindo sobre a prática Cuidados na elaboração de instrumentos de avaliação NAP- LORENA 2004

Os objetivos visando a construção do conhecimento, são propostos em diferentes níveis, crescendo em complexidade: RECONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO SÍNTESE JULGAMENTO

(Re)conhecimento - habilidade mental básica exigida: identificação das propriedades fundamentais de um objeto -Palavras-chave: identifique nomeie assinale cite complete a lacuna relacione as colunas

apresente características COMPREENSÃO além da identificação há uma indicação de elementos que dão significado ao objeto: composição, finalidade, propriedades, características palavras-chave: explique descreva apresente características dê o significado

EXPLICAR implica: -repetir o fenômeno ou a idéia -com palavras e modos próprios -podendo contextualizá-los histórica, política ou socialmente -expor, descrever, relacionar, correlacionar -manter fidelidade ao tema central -a precisão da exposição -a seqüência lógica

APLICAÇÃO este nível de construção do conhecimento se caracteriza pela transposição da compreensão de um objeto de conhecimento: fato, situação-problema, para outras situações. Palavras-chave: resolva determine calcule aplique com base no texto

ANÁLISE -é uma operação mental que parte de um todo para a compreensão das partes -consiste na separação/união de diferentes elementos -em busca de uma compreensão mais ampla

analisar resumidamente analisar é uma habilidade “maior”, porque pode ser elaborada concomitantemente com outras habilidades de pensamento: analisar comparando analisar criticando analisar resumidamente O TODO P1 P4 P2 P3

Estrutura da questão: - enuncia-se “o todo” a ser analisado -indicam-se parâmetros para análise -explica-se o objetivo da análise Palavras-chave: -analise -faça uma análise -examine os fatos -decomponha a sentença

- É UMA OPERAÇÃO MENTAL INVERSA DA ANÁLISE SÍNTESE - É UMA OPERAÇÃO MENTAL INVERSA DA ANÁLISE - RELACIONAM-SE DIVERSAS PARTES PARA ESTABELECER CARACTERÍSTICAS DE UM “TODO” Esquema da questão - há uma apresentação ou indicação das partes - indicam-se os elos comuns entre as partes solicita-se com precisão o objetivo de chegada

Palavras-chave: - faça uma síntese -generalize( generalizações são sínteses), apresente uma frase síntese. P2 P1 P3 O TODO

JULGAMENTO -É DE MAIOR COMPLEXIDADE - HÁ A EMISSÃO DE JUÍZO DE VALOR -APÓS ANÁLISES OU SÍNTESES Palavras-chave: -JULGUE -JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA - APRESENTE ARGUMENTOS a favor ou contra

JUSTIFICAR -situar fenômenos ou idéias -apresentar suas origens e seu desenvolvimento -implica na análise e defesa de possíveis aspectos contraditórios - pede a formulação de argumentos consistentes

CLASSIFICAR -É UM EXERCÍCIO DE FAZER DISCRIMINAÇÕES, IDENTIFICANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS -PROCURAR CRITÉRIOS PARA REUNIR EM CLASSES OU EM GRUPOS A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS COMUNS -CRITÉRIOS de : ordem, família, gênero, cor, tamanho, espessura, espécie.

COMENTAR -é uma habilidade operatória mais próxima ao coloquial COMENTAR -é uma habilidade operatória mais próxima ao coloquial. -implica em ajuizar, segundo critérios pessoais: gosto, predileções, preferências -embasado em experiências, sentimentos, valores próprios, ou ainda , em determinados enfoques teóricos COMENTAR é diferente de INTERPRETAR, nas situações acadêmicas ou científicas. INTERPRETAR pressupõe estar embasado em determinada teoria e ser estritamente fiel a ela

COMPARAR - DAS PECULIARIDADES DA ANÁLISE NASCE A COMPARAÇÃO -CONSISTE EM OBSERVAR SELETIVAMENTE DOIS OU MAIS FENÔMENOS OU IDÉIAS SEPARANDO ASPECTOS SEMELHANTES OU DIFERENCIADOS

-COMPARAMOS FAZENDO RELAÇÕES -IMPORTANTE ESTABELECER CRITÉRIOS PARA COMPARAÇÃO: DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL, HISTÓRICO.

CONCLUIR -examinar o fenômeno , idéia ou texto com objetivo de construir parecer finalizante -possibilita ao aluno ir além do observado ou estudado -possibilita a percepção e o levantamento de variáveis ou hipóteses - concluir possibilita “ir além de” - inclui questionamento

CRITICAR -observar com fidelidade um fenômeno, idéia ou texto -ressaltando sua dimensões positivas ou negativas -a crítica é consistente se elaborada a partir de fundamentos teóricos explícitos e contextualizados -ver por de trás das aparências -a crítica não é atemporal -a crítica deve ser, primeiramente , uma auto-crítica

RESUMIR - habilidade na qual a idéia ou texto são descritos ou reproduzidos, de modo próprio e em discurso menor -apresentação de partes importantes -de maneira condensada, sem perder o essencial -ressaltando-o de forma significativa - resumo não é cópia

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: -ensinar e avaliar habilidades é tarefa desafiadora para todos nós -é preciso que durante as aulas estejamos atentos ao desenvolvimento das mesmas -trocar experiências de nossa prática docente é primordial para enfrentarmos este desafio -relacione estas habilidades com exemplos da vida cotidiana dos alunos:

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: -explique-me o caminho que você faz para ir à sua casa; -justifique porque escolheu este caminho e não o outro; -comente a partida de futebol ocorrida no final de semana.