Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo Identidade Salesiana e Ensino Superior: o gestor educacional e sua ação educativo - pedagógica NAP – Lorena Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo Janeiro/2007 Campos do Jordão
Nosso Inspirador DOM BOSCO
PROJETO INSTITUCIONAL Nossas Referências DOCUMENTOS DAS IUS Identidade das IUS Políticas para a presença salesiana na educação superior PROJETO INSTITUCIONAL
Nossa Missão EDUCAÇÃO
Identidade e Políticas das IUS NATUREZA Instituição Universitária: caráter científico e acadêmico Inspiração Cristã Caráter Católico Índole Salesiana
Elementos de Identidade das IUS Destinatários Sujeitos: professores, estudantes, núcleo de pessoas, ambiente Conteúdos e Valores Finalidade
Escolhas operativas fundamentais das IUS 1- Projeto Institucional 2- Escolha e formação permanente dos docentes e dos gestores da IUS 3- Incidência na sociedade 4- Gestão de Qualidade
Garantia de implementação do Projeto Institucional PESSOAS DOCENTES GESTORES
Dom Bosco: um educador competente As ações de D. Bosco : nossa inspiração Síntese de sua competência: PRESENÇA
Competência do Educador Gestor/Coordenador PRESENÇA-CONHECIMENTO Pleno conhecimento de sua área de atuação; Formação na área; Clareza conceitual; Dimensão técnico-profissional da competência-presença;
Competência do Educador Gestor/Coordenador PRESENÇA-CONHECIMENTO Pesquisa/Investigação; Identificação com a área; Intervenção pedagógica/ burocrática; Convicção .
Competência do Educador Gestor/Coordenador PRESENÇA-HABILIDADES Elaborar e executar um Projeto de Trabalho Ter atenção em relação à realidade; Saber comunicar-se e exercitar o diálogo problematizador; Saber lidar com os conflitos.
PRESENÇA-HABILIDADES Competência do Educador Gestor/Coordenador PRESENÇA-HABILIDADES Definir metas; Possuir objetivos; Racionalizar as ações; Ser fonte de confiança-segurança; Exercitar a liderança.
PRESENÇA-ATITUDES Competência do Educador Gestor/Coordenador Postura ética, humanista; Transparência; Responsabilidade; Testemunho; Amorevolezza; Cuidado.
PERFIL DOS DOCENTES E GESTORES capacidade de auto-formação e de auto-avaliação capacidade de compartilhar um projeto institucional Especial sensibilidade perante os estudantes e a condição juvenil Abertura, aprofundamento e coerência com os valores da identidade salesiana Capacidade de gestão universitária eficaz e competente