PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Inovação e difusão tecnológica
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Letramento: um tema em três gêneros
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Engenharia de Software
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Behaviorismo.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Bibliotecários... Até quando?
O Uso Pedagógico do Blog
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Comportamento organizacional
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Currículo como organização social
Doença Mental Definição Médica
A Sociedade humana: generalidades
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Rethinking Literacy Education in New Times:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Todo pensamento humano tem o aspecto mecânico, repetitivo, técnico, seqüencial. (ex. fabricação do vidro) Repetição mecânica (ação técnica): contrária.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Informática na Educação
MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar? PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada.
e Gtalk: Perfil no orkut: Projeto Plural Blog: Cleiton.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PEI – Programa Educacional Individualizado
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Teorias Educacionais.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Termo de Terminalidade
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO

O QUE É O PROCESSAMENTO Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Relaciona-se à aprendizagem: mudança de foco – processo de modificação e combinação de estruturas cognitivas e a informação é a matéria-prima Vide pg. 80

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Comunicação: processo de compartilhamento de pensamentos, conhecimentos, desejos, intenções, sentimentos, estados de ânimo Informação: o que é partilhado na comunicação Logo, comunicar é transmitir informações Conhecimento: informação dentro do indivíduo

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A informação afeta todas as atividades humanas; se devidamente armazenada, não se destrói O comportamento é determinado pelo fluxo interno de informações no sistema nervoso Uma informação nova é interpretada com base em experiências passadas Se há interpretação errônea da informação, isso pode determinar muitos insucessos na vida de uma pessoa Vide pg. 81

IMPLICAÇÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS DA INFORMAÇÃO A ação do indivíduo está associada à forma pela qual ele processa a informação Individual: busca e seleção de informações importantes par o próprio repertório – progresso pessoal Social: sociedades abertas têm livre, rápido e objetivo acesso à informação Informação é poder; se esta é democraticamente compartilhada, há poder compartilhado

IMPLICAÇÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS DA INFORMAÇÃO Para a aquisição de habilidades advindas do processamento da informação, necessitamos de treino Para habilidades primárias (ler, escrever e contar)o treino deve ser individualizado e direto. Essas habilidades servem de base para as demais – conceitos e operações matemáticas, utilizar equipamentos, aparelhos, etc.

O CICLO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Dinamismos e mudanças na informação na atualidade Ciclo: criação/ registro/ propagação/ aplicação da informação De que é feita a informação: vide pg. 84 Tecnologia: procedimentos, equipamentos, materiais e organizações que tratam do registro, armazenamento e recuperação e difusão da informação

UM POUCO DE HISTÓRIA Ao longo dos séculos, o homem criou e aprimorou formas de comunicar informação Pré-história: linguagem pictórica e, posteriormente, forma rudimentar de escrita

UM POUCO DE HISTÓRIA Na história da tecnologia da informação, distingue-se 04 gerações: Primeira: meios impressos, a partir de meados do século XV Segunda: registro de imagens e sons – fotografia e gravação Terceira: Rádio e televisão – século XX Quarta: últimos 50 anos – computador, vídeos

IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Profundas mudanças tecnológicas transformando a sociedade Para viver nesse mundo tecnológico é preciso que o ser humano se adapte a ele através de treinamento. Isso cria nova e grande demanda educacional

IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A tecnologia da informação é um mecanismo promissor para responder às necessidades humanas

IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO O uso da tecnologia da informação determina, em larga escala, o processo de comunicação adotado pelas pessoas – no lazer ou no trabalho

IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Alguns especialistas afirmam que o uso do computador, por exemplo, ensina uma nova forma de pensar. Por isso, há que se fazer modificações curriculares para a inclusão dessa nova tecnologia

IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Será exigido, assim, o treinamento das educadores para que se produza material de qualidade. Espera-se, também, poder contar com equipamentos suficientes Assistimos ao surgimento de uma nova sociedade de informação, dependente da criação, uso e comunicação da informação para o bem-estar econômico e social