INFÂNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo o Adolescente Normal
Advertisements

NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
O SUPORTE DA COMUNICAÇÃO NO BRINCAR DA CRIANÇA JOGOS E SIMBOLIZAÇÃO
Psicopedagoga responsável: Damaris Bezerra de Lima
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Cap.4-Complexity and Creativity in Organizations
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Os progressos da psicanálise
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
Teoria Psicogenética de Piaget
As Organizações Vistas como Prisões Psíquicas
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Objetos transicionais e fenômenos transicionais
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
PEAD Ludicidade e Educação
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
e o comportamento verbal
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
Posições do sujeito frente à castração
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Visões da Psicanálise e da Epistemologia Genética
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, novembro/2011
O aparecimento da consciência humana
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
GESTALT-TERAPIA COM ADOLESCENTES
Objetos transicionais e Fenômenos transicionais
O processo de INTROJEÇÃO
Desdobramentos da técnica psicanalítica
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 1.Conquista, capacidade na linha das relações com a realidade externa.
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Tarefas da dependência relativa
Desdobramentos da teoria psicanalitica
Autonomia e Independência
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Psicologia, Infância e Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

INFÂNCIA

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ATIVIDADE LÚDICA A evolução exige adaptação Nesse processo, há conflitos próprios do desenvolvimento Crise acidental e crise do desenvolvimento Para enfrentar as crises = mecanismos de adaptação para o alívio da ansiedade Se o mecanismo funciona, ele tende a ser usado repetitivamente e se incorporar como um “traço de caráter”

Um dos principais conflitos: dependência-independência: agressividade x passividade Por exemplo: a criança recebe atenção porque foi muito agressiva em relação ao desmame e ao controle de esfíncters A principal adaptação a ser buscada é a aceitação Assim a criança vai absorvendo características e preferências do adulto que lhe é significativo

O esperado é que, com a maturidade, a criança internalize regras e adquira auto-controle e capacidade autônoma para julgar situações Há adaptação quando a criança consegue estabelecer uma relação eficiente entre o mundo externo e interno Brinquedo = elo entre mundo externo e interno; entre a realidade e a fantasia Crescimento leva à mudança que implica em crise e ansiedade

FANTASIA Realização alucinatória de desejos Não pode ser observada diretamente Surge de impulsos orgânicos, entrelaçadas com sensações corporais e afetivas Existe antes da aquisição das palavras Não dependem da experiência externa para existir

ILUSÃO Ponto de encontro entre a mãe e a criança; o eu e o tu Fusão: a criança acredita que o objeto secundário é o primário O objeto secundário real é investido do afeto destinado ao objeto primário (mãe – seio) Se a criança não consegue realizar essa transferência, seu desenvolvimento fica comprometido: exige sempre a presença física da mãe

A separação vai ser sentida como abandono e há sensação de morte eminente Mais patológico que isso, no entanto, é a criança que não reage à separação da mãe – incapacidade de lutar para sobreviver A capacidade de transferência afetiva para um objeto simbólico é vital para o desenvolvimento e adaptação É isso que vai permitir a elaboração de símbolos necessários à comunicação e linguagem O primeiro objeto simbólico é algo macio – fralda, lençol,etc.

SÍMBOLO Aquilo que representa algo que não está presente O processo simbólico tem origem com o desmame A criança investe afeto em objetos menos assustadores e que não a abandonarão Com o desenvolvimento, vai havendo uma transformação e complexidade dos símbolos – pg. 84

OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS Quando a criança pode reconhecer o tu Objeto transicional = reflete o processo de transição da ilusão de unidade com a mãe para a consciência de si separado Constituem uma defesa contra a ansiedade Seu surgimento coincide com o desmame mas pode perdurar durante os primeiros anos de vida

Refere-se à um objeto concreto, real Objeto transicional (Winnicott) = possessão Objeto interno (Klein) = conceito mental Para que aja uso do obj. transicional, deve ter havido um objeto interno com representação positiva para a criança

Quando persiste a inadequação do objeto externo, o obj Quando persiste a inadequação do objeto externo, o obj. interno e o transicional perdem o sentido Relação entre objeto transicional e o simbolismo O herdeiro natural dos objetos e fenômenos transicionais é o brinquedo