INFÂNCIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ATIVIDADE LÚDICA A evolução exige adaptação Nesse processo, há conflitos próprios do desenvolvimento Crise acidental e crise do desenvolvimento Para enfrentar as crises = mecanismos de adaptação para o alívio da ansiedade Se o mecanismo funciona, ele tende a ser usado repetitivamente e se incorporar como um “traço de caráter”
Um dos principais conflitos: dependência-independência: agressividade x passividade Por exemplo: a criança recebe atenção porque foi muito agressiva em relação ao desmame e ao controle de esfíncters A principal adaptação a ser buscada é a aceitação Assim a criança vai absorvendo características e preferências do adulto que lhe é significativo
O esperado é que, com a maturidade, a criança internalize regras e adquira auto-controle e capacidade autônoma para julgar situações Há adaptação quando a criança consegue estabelecer uma relação eficiente entre o mundo externo e interno Brinquedo = elo entre mundo externo e interno; entre a realidade e a fantasia Crescimento leva à mudança que implica em crise e ansiedade
FANTASIA Realização alucinatória de desejos Não pode ser observada diretamente Surge de impulsos orgânicos, entrelaçadas com sensações corporais e afetivas Existe antes da aquisição das palavras Não dependem da experiência externa para existir
ILUSÃO Ponto de encontro entre a mãe e a criança; o eu e o tu Fusão: a criança acredita que o objeto secundário é o primário O objeto secundário real é investido do afeto destinado ao objeto primário (mãe – seio) Se a criança não consegue realizar essa transferência, seu desenvolvimento fica comprometido: exige sempre a presença física da mãe
A separação vai ser sentida como abandono e há sensação de morte eminente Mais patológico que isso, no entanto, é a criança que não reage à separação da mãe – incapacidade de lutar para sobreviver A capacidade de transferência afetiva para um objeto simbólico é vital para o desenvolvimento e adaptação É isso que vai permitir a elaboração de símbolos necessários à comunicação e linguagem O primeiro objeto simbólico é algo macio – fralda, lençol,etc.
SÍMBOLO Aquilo que representa algo que não está presente O processo simbólico tem origem com o desmame A criança investe afeto em objetos menos assustadores e que não a abandonarão Com o desenvolvimento, vai havendo uma transformação e complexidade dos símbolos – pg. 84
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS Quando a criança pode reconhecer o tu Objeto transicional = reflete o processo de transição da ilusão de unidade com a mãe para a consciência de si separado Constituem uma defesa contra a ansiedade Seu surgimento coincide com o desmame mas pode perdurar durante os primeiros anos de vida
Refere-se à um objeto concreto, real Objeto transicional (Winnicott) = possessão Objeto interno (Klein) = conceito mental Para que aja uso do obj. transicional, deve ter havido um objeto interno com representação positiva para a criança
Quando persiste a inadequação do objeto externo, o obj Quando persiste a inadequação do objeto externo, o obj. interno e o transicional perdem o sentido Relação entre objeto transicional e o simbolismo O herdeiro natural dos objetos e fenômenos transicionais é o brinquedo