PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO
O que é intervenção? Níveis de intervenção: de acordo com a postura teórica – interpretar/ Dasein Neutralidade??????? Formulação conjunta: pais/cliente/psicólogo Partilhar impressões Postura do cliente e do psicólogo: ativa
O que acontece com a ansiedade? A intervenção produz rupturas: rotina do cliente; comportamentos usuais; jogos relacionais. Sentirá a necessidade de reorganização Apresentar uma situação de modo novo Atendimento mais freqüente aos pais Psicodiagnóstico ou psicoterapia?
PSICODIAGNÓSTICO FORMAL E AVALIAÇÃO INFORMAL A avaliação informal é espontânea O psicodiagnóstico formal tem pouca utilidade, na prática Quando um diagnostica e outro “trata”, mesmo assim o segundo avalia informalmente A demanda requer somente avaliação? Psicod. Formal e avaliação informal são distintos, porém complementares Págs. 48 e 49
INFORME PSICOLÓGICO Condensação escrita dos resultados Deve responder à uma solicitação A linguagem deve ser clara, precisa, coerente e coesa O modelo varia conforme a solicitação (ver Manual do CFP)
ENCAMINHAMENTO Indicação feita pelo psicólogo Deve ser discutida com o cliente/pais É preciso considerar a realidade do cliente, bem como as possibilidades de efetivação do encaminhamento Atenção para a quantidade de encaminhamentos para o mesmo caso
Possibilidades: psicoterapia (individual/grupal/casal); orientação a pais; psicomotricidade; brinquedoteca; oficina pedagógica;psicopedagogia; estimulação/reeducação; profissionais afins