O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006
CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR TÉCNICO-CIENTÍFICA AUTOGESTIONÁRIA INTERPRETATIVA DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA
A gestão participativa Assegura a gestão democrática Participação na dinâmica da instituição Participação na tomada de decisões Princípio da autonomia: capacidade para a livre determinação de si próprio – condução da própria vida Construção conjunta Intervenção dos profissionais e dos usuários na gestão da escola : participação interna: escola espaço de aprendizagem democrática; participação externa: escola deixa de ser um espaço fechado para conquistar o status de comunidade educativa que interage com a sociedade civil: Conselhos de Classe, Conselhos de Escola APM, Grêmio Estudantil.
Direção: a gestão da participação Imperativo social e e pedagógico PARTICIPAÇÃO É UM DOS MEIOS PARA SE ALCANÇAR A MELÇHOR QUALIDADE NO PRPOCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Há necessidade de um contraponto – outro conceito importante : o de DIREÇÃO. Direção: a gestão da participação Imperativo social e e pedagógico Mobilização das pessoas para busca de objetivos Para tomada de decisões Escola tem objetivos políticos e pedagógicos Intencionalidade das ações educativas Dar direção consciente e planejada ao processo educacional O trabalho escola implica uma direção