Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
1 Linhas Orientadoras Harmonização Documento Central Comum (DCC) Angola / Novembro 2012 GACDH.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Estrutura e Governança
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
DTS/Aids/Hepatites Virais
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
DST/AIDS e População Negra
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Envolvimento Comunitário nas Pesquisas de Vacinas contra a AIDS Alexandre Menezes International AIDS Vaccine Initiative.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
II CONFERÊNCIA MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS DAS NAÇÕES UNIDAS – 14 a 25 DE JANEIRO DE VIENA.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009

Histórico 27 de junho de 2001, NY: Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNGASS): Crise Global, Ação Global Compromissos para diminuir o impacto da epidemia nos países em desenvolvimento até 2010, com metas e indicadores

Relevância Política As sessões especiais das Nações Unidas servem para que os países possam definir metas realizáveis com relação a temas sociais (AIDS/2001, Drogas/1998, Gênero, Trabalho, etc) No caso específico da AIDS, procura-se estabelecer um vínculo com os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – n.º 6) Mecanismo de governança global de caráter multilateral A declaração como instrumento de controle social

A Declaração 1. Nós, Chefes de Estado e de Governo e Representantes de Estados e de Governos, reunidos nas Nações Unidas, entre 25 e 27 de Junho de 2001 por ocasião da vigésima sexta sessão extraordinária da Assembleia Geral, convocada nos termos da resolução 55/13, com carácter de urgência, para examinar o problema do VIH/SIDA em todos os seus aspectos, bem como para garantir um compromisso mundial de aumentar a coordenação e intensificar as iniciativas nacionais, regionais e internacionais para o combater de uma forma global;

A Declaração Adotada por 189 países Reconhece necessidade de ação multisetorial Compromissos: Liderança Prevenção Cuidados, apoio e tratamento O VIH/SIDA e os direitos humanos Reduzir a vulnerabilidade As crianças órfãs e as que se encontram em situação vulnerável por causa do VIH/SIDA Atenuar o impacte social e econômico Investigação e desenvolvimento O HIV/AIDS nas regiões afetadas por conflitos e catástrofes naturais Recursos Atividades de seguimento

A cada dois anos, os países devem reportar ao Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) o avanço no alcance das metas e indicadores 2002 – UNAIDS elaborou proposta de indicadores em quatro categorias: Compromisso e ação nacional Conhecimento e comportamento nacional Impacto nacional Compromisso e ação global Histórico

Acompanhamento dos compromissos : 55% dos países reportaram os avanços Histórico

2006: Revisão dos compromissos e indicadores e adequação da declaração à iniciativa do Acesso Universal até 2010 – Declaração Política 2008: Nova reunião para acompanhar as ações dos países no alcance das metas Histórico

A participação brasileira O Brasil teve papel de destaque na elaboração da declaração em 2001, por ser, à época, um dos poucos países em desenvolvimento com cobertura universal de tratamento ARV O país é tido como referência por ter optado por uma abordagem integral (prevenção + tratamento) ao invés de investir somente em prevenção, como desejavam as agências internacionais e os países desenvolvidos Contribuições brasileiras: participação da sociedade civil, populações vulneráveis, acesso a insumos, propriedade intelectual.

Informe de país: os anos anteriores Informes realizados em tempo exíguo Contratação de consultores que não conseguiam uma visão holística Dados inconsistentes Fragmentação entre o informe do governo e o informe da sociedade civil

Informe de país: processo CNAIDS conduzirá a elaboração do relatório Criação de um Grupo de Trabalho 6 CNAIDS,Fórum UNGASS, GT UNAIDS, MS e MRE Consultor Tentativa de conciliar diferentes visões (governo, sociedade civil, academia, entre outros parceiros da resposta nacional) Articulação com espaços representativos: CAMS e COGE Validação das versões preliminares e final

Informe País: proposta de conteúdo Introdução: descrição do estado da resposta nacional Realização dos compromissos em cada uma das 10 áreas da declaração panorama em 2001, avanços, desafios e perspectivas Indicadores Planilha de gastos Índice Composto

Participação da CAMS Colaboração com informações para o relatório de forma articulada com Movimentos Sociais e ONGs – via representação Importância de compor o panorama nacional, observando especificidades Preenchimento do Índice Composto Parte B: destinada a representantes de organizações da sociedade civil, agências bilaterais e órgãos das Nações Unidas A parte B compreende quatro áreas: Direitos humanos Participação da sociedade civil Prevenção Tratamento, atenção à saúde e apoio

Participação da CAMS - questionário - Envio até 20 de setembro

Cronograma Junho: Aprovação do processo pela CNAIDS Realizado Definição do Termo de Referência para contração de consultoria Realizado Julho: Articulação com parceiros/esferas representativas (em andamento) Formação do Grupo de Trabalho Realizado Processo de seleção e contratação da consultoria Realizado Agosto a outubro: coleta de dados, elaboração de uma primeira versão e validação Outubro a dezembro: coleta de dados, elaboração de segunda versão e validação Janeiro: inclusão dos dados relativos ao ano de 2009 e Consulta Pública Fevereiro: versão final, tradução Data limite para envio para UNAIDS: 15/03/2010

Links Departamento de DST e Aids – - documentoshttp:// UNAIDS – Objetivos do desenvolvimento do milênio -